O parcelamento de venda é uma prática comum que permite aos seus clientes adquirirem seus produtos de forma mais acessível financeiramente. Ou seja, o valor total venda é dividido em parcelas, permitindo que o comprador pague gradualmente ao longo do tempo
Aqui vamos demonstrar como é possível realizar esse procedimento no Omie de forma simples e eficiente, através do faturamento de uma NF-e
Neste artigo, temos:
📣 Informação Importante
Caso não seja definido um padrão de parcelas no cadastro do cliente, ao criar um novo pedido de venda, o campo "Parcelas" será automaticamente preenchido com o último parcelamento utilizado para ele, ou, caso não haja registros anteriores, será preenchido com o parcelamento mais utilizado
Definindo o número de parcelas em um Pedido de Venda
1) No módulo de Vendas e NF-e, cadastre um pedido de venda:
2) Com o pedido de venda cadastrado em seu sistema, até o momento anterior do faturamento, será possível personalizar o número de parcelas para ele. Essa flexibilidade permite que você adapte as condições de pagamento conforme as necessidades do seu cliente.
Para definir o Número de Parcelas do Pedido de Venda, localize o campo "Número de Parcelas" e clique na lupa 🔍, conforme demonstrado abaixo:
3) Nesta tela, por padrão, o sistema apresentará as opções de parcelas mais utilizadas no seu aplicativo, ainda assim, você poderá digitar a condição de parcela de interesse (1), clicar no campo "🔍 Pesquisar" (2), e por fim, selecioná-la dando um clique sobre ela (3):
4) Agora é só salvar o Pedido de Venda e as parcelas serão atualizadas automaticamente, conforme o que você definiu:
💡 Dica. Mas se preferir, você poderá clicar em "Refazer Parcelas":
5) E ainda, na aba "Parcelas" ao dar um duplo clique em uma das parcelas você poderá definir mais detalhes para ela, sendo eles:
Vencimento. Defina manualmente a data de vencimento desta parcela;
Valor da Parcela. Defina manualmente o valor desta parcela;
Percentual da Parcela. Defina manualmente o percentual desta parcela;
Não gerar boleto para esta parcela ao emitir a NF. Ao marcar essa opção, no faturamento não será gerado um boleto para esta parcela;
Tipo de Documento. Defina o tipo de documento desta parcela (opcional);
Meio de Pagamento. Defina o meio de pagamento desta parcela (opcional);
Esta é uma parcela de Adiantamento de Cliente. Selecione essa opção para indicar que essa parcela já foi recebida antes do faturamento, como um adiantamento:
Com isso, ao faturar esse Pedido de Venda, no módulo de Finanças será automaticamente gerada uma Conta a Receber para cada uma das parcelas:
E elas também estarão demonstradas no DANFE e no XML:
Definindo no cadastro do cliente um padrão de número de parcelas
Para facilitar o seu processo de venda, você pode configurar uma recomendação de Número de Parcelas Padrão para esse cliente, desta forma, todo novo pedido de venda terá esse campo preenchido automaticamente, conforme parametrização
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