Todas as coleções
Vendas e NF-e
Devolução de Vendas
Dando entrada em uma devolução de venda
Dando entrada em uma devolução de venda

Nesse artigo, descubra como dar entrada na nota de devolução emitida pelo seu próprio cliente

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Em muitos casos, realizamos a venda e por algum motivo acontece do cliente devolver o produto para nós! Aqui no Omie podemos controlar a Devolução de Venda a partir de um Pedido de Venda, conforme mostra o passo a passo abaixo:

Ou seja, no caso acima a nota de devolução é emitida por nós mesmos que também emitimos a nota de venda!

Mas em alguns casos, o próprio cliente emite a nota de devolução e nos envia! Vamos aprender a como dar entrada nessa nota aqui no Omie sem impactar no CMC dos produtos e associar de forma prática com a venda que já temos!

Nesse artigo, temos:


Visualizando a NF-e

Se você já tiver o Agente de NF-e ativo, a nota estará presente no Passo 3 do Módulo de Compras, na coluna "Faturado Pelo Fornecedor":

Se você não tiver o Agente de NF-e ativado, é possível importar a NF-e manualmente, conforme o passo a passo abaixo:

Caso o cliente tenha emitido a nota com as informações corretas de devolução, o sistema identificará automaticamente as informações como CNPJ da Empresa, Produtos da NF-e, etc., e a nota importada ficará com a seguinte marcação:


Realizando a entrada da nota no sistema

Agora, vamos associar a nota importada com o pedido de venda faturado aqui no sistema.

Para isso, selecione o produto desejado e clique em "Associar a um produto existente":

Será apresentada a seguinte tela:

  • 1) Marque a opção de exibir todos os produtos faturados para o cliente e ter uma visão geral

  • 2) Selecione os produtos para a associação

Por fim, clique em "Confirmar".

A nota ficará então com a Situação "Associado com o Pedido nº X...":

E no item do recebimento, aparecerá o mesmo CMC da venda, afinal, ele deve se manter o mesmo em casos de devolução:

Para concluir a entrada da nota, basta realizar o Recebimento da NF-e conforme o passo a passo abaixo:

Prontinho! Sua nota de devolução foi recebida e associada com o Pedido de Venda 😉

Respondeu à sua pergunta?