Em muitos casos, realizamos a venda e por algum motivo acontece do cliente devolver o produto para nós! Aqui no Omie podemos controlar a Devolução de Venda a partir de um Pedido de Venda, conforme mostra o passo a passo abaixo:
Ou seja, no caso acima a nota de devolução é emitida por nós mesmos que também emitimos a nota de venda!
Mas em alguns casos, o próprio cliente emite a nota de devolução e nos envia! Vamos aprender a como dar entrada nessa nota aqui no Omie sem impactar no CMC dos produtos e associar de forma prática com a venda que já temos!
Nesse artigo, temos:
Visualizando a NF-e
Se você já tiver o Agente de NF-e ativo, a nota estará presente no Passo 3 do Módulo de Compras, na coluna "Faturado Pelo Fornecedor":
Se você não tiver o Agente de NF-e ativado, é possível importar a NF-e manualmente, conforme o passo a passo abaixo:
Caso o cliente tenha emitido a nota com as informações corretas de devolução, o sistema identificará automaticamente as informações como CNPJ da Empresa, Produtos da NF-e, etc., e a nota importada ficará com a seguinte marcação:
Realizando a entrada da nota no sistema
Agora, vamos associar a nota importada com o pedido de venda faturado aqui no sistema.
Para isso, selecione o produto desejado e clique em "Associar a um produto existente":
Será apresentada a seguinte tela:
1) Marque a opção de exibir todos os produtos faturados para o cliente e ter uma visão geral
2) Selecione os produtos para a associação
Por fim, clique em "Confirmar".
A nota ficará então com a Situação "Associado com o Pedido nº X...":
E no item do recebimento, aparecerá o mesmo CMC da venda, afinal, ele deve se manter o mesmo em casos de devolução:
Para concluir a entrada da nota, basta realizar o Recebimento da NF-e conforme o passo a passo abaixo:
Prontinho! Sua nota de devolução foi recebida e associada com o Pedido de Venda 😉