A configuração do CRM é um processo fundamental para alinhar o sistema às necessidades da sua empresa, otimizar o desempenho da sua equipe de vendas e no acompanhamento dos seus resultados.
Um dos passos nesse processo é a definição de "Parceiros e Equipes".
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
O que são "Parceiros e Equipes"?
No Omie, é possível realizar o cadastro de parceiros comerciais e equipes de vendas que colaboram para atingir os objetivos de prospecção e fechamento de negócios.
Parceiros, geralmente, se referem a entidades externas à empresa, como distribuidores, revendedores, fornecedores, ou outros parceiros comerciais que desempenham um papel importante na oferta de produtos e serviços ao seu cliente.
As Equipes se referem aos grupos internos de colaboradores da empresa que estão envolvidos em atividades de vendas, suporte ao cliente ou qualquer outro processo comercial.
Essa etapa de cadastro é de extrema importância, uma vez que, identificar o Parceiro/Equipe de cada oportunidade ajuda a atribuir responsabilidades, personalizar o atendimento ao cliente, analisar o desempenho, e gerenciar recursos de forma eficaz.
Em cada Oportunidade, você pode designar qual Parceiro/Equipe está envolvido, como ilustrado abaixo:
Configurações de "Parceiros e Equipes"
1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Acesse a aba "CRM" (1) e clique em "1. Parceiros e Equipes" (2):
3) Então, será demonstrada a listagem com todos os seus Parceiros/Equipes já cadastrados no sistema:
4) Ao selecionar um registro na lista, no menu lateral esquerdo, você poderá selecionar as seguintes opções:
1. ✏️ Editar. Clique para editar o cadastro do "Parceiro/Equipe" selecionado.
2. ➕ Incluir. Clique aqui para incluir um novo "Parceiro/Equipe".
3. 📎 Anexos. Clique aqui para incluir anexos no "Parceiro/ Equipe" selecionado.
4. 🗑️ Excluir. Clique aqui para excluir o "Parceiro/Equipe" selecionado.
5) Ao adicionar um novo Parceiro/Equipe ou editar um registro já existente, você poderá preencher as seguintes opções:
Dados Principais
(1) Parceiro Equipe: Defina o nome do Parceiro/Equipe.
(2) Tipo: Informe se o Parceiro/Equipe é Interno ou Externo.
(3) Inativo: Ao marcar essa opção, o Parceiro/Equipe ficará Inativo.
(4) Observação: Preencha observações sobre esse Parceiro/Equipe.
Aba Endereço
Preencha as informações de endereço deste Parceiro/Equipe:
Aba Telefones e E-mail
Preencha as informações de contato deste Parceiro/Equipe:
Aba Mapa
Se o endereço do Parceiro/Equipe estiver devidamente preenchido, um mapa da região será exibido:
Aba Integrantes
Nesta aba, será apresentada uma lista com todos os integrantes deste "Parceiro/Equipe" (1). E ainda, você poderá adicionar novos integrantes (2):
Adicionando novos integrantes
Ao clicar em "+ Adicionar Integrante", preencha o campo "Integrante", selecionando um dos usuários do sistema:
Então, automaticamente o sistema preencherá as permissões de visualização (2) e de alteração (3) deste usuário/integrante. Por fim, você poderá marcar a opção para que esse integrante receba notificações por e-mail de todos os integrantes do Parceiro/Equipe:
Aba Oportunidades
Nesta aba, você encontrará a lista de todas as Oportunidades que possuem esse Parceiro/Equipe associado:
6) Tudo pronto! Agora, você pode clicar em "Salvar", e a configuração de seus Parceiros e Equipes foi concluída com sucesso!
Para explorar outras configurações do CRM, clique aqui:
Relatórios no CRM
O CRM Omie disponibiliza uma gama de relatórios para ajudá-lo a acompanhar e analisar informações importantes.
Caso queira visualizar um relatório específico relacionado a parceiros/equipes, acesse: