Uma "Oportunidade" é alguém qualificado como cliente em potencial, que você acredita estar genuinamente interessado em adquirir seus produtos ou serviços. É praticamente uma certeza.
Nesse estágio, estamos diante de um negócio prestes a se concretizar. É o momento da apresentação de soluções e do convencimento, demonstrando como seu negócio pode verdadeiramente fazer a diferença na vida do cliente.
Por isso, é essencial manter um controle preciso das Oportunidades em seu CRM. 😉
Cadastrando suas Oportunidades no CRM
No Omie, é possível cadastrar suas Oportunidades do CRM de diversas maneiras.
Por isso, a seguir, forneceremos uma explicação detalhada de cada uma delas. 😉
📝 Cadastro via CRM
1) Acesse o "Passo 3 - Cadastrar Oportunidades do Módulo CRM:
2) Clique no botão "+ Nova Oportunidade":
3) Recomendamos que você inicie o cadastro da Oportunidade pelo cabeçalho, que inclui:
(1) Contato. Escolha o Contato que será vinculado a esta Oportunidade. Você pode realizar uma busca clicando na lupa 🔍 para encontrar um cadastro existente ou criar um novo contato ao clicar no ícone de lápis ✏️.
💡 Dica. Ao preencher o campo "Contato", o telefone e o e-mail serão automaticamente exibidos com base no seu registro.
(2) Solução. A "solução" representa a oferta ou produto que sua empresa projeta e disponibiliza no mercado para atender às necessidades e demandas dos clientes. Selecione qual é a solução para esta Oportunidade, de acordo com as opções previamente configuradas.
(3) Origem. A Origem é a fonte ou canal pelo qual a Oportunidade foi gerada, ou originada. Selecione a Origem a ser apresentada para esta Oportunidade, de acordo com as opções previamente configuradas.
(4) Descrição da Oportunidade. Preencha o nome/descrição da Oportunidade.
(5) Conta. Escolha a Conta que será vinculada a esta Oportunidade. Você pode realizar uma busca clicando na lupa 🔍 para encontrar um cadastro existente ou criar uma nova Conta ao clicar no ícone de lápis ✏️.
(6) Vendedor (Papel). O sistema preencherá automaticamente este campo com os dados do usuário que está realizando o cadastro da Conta. No entanto, você tem a opção de escolher um dos usuários do CRM como o responsável por esta Oportunidade.
💡 Observação: Os "Papéis" representam as funções ou responsabilidades específicas desempenhadas pelos membros da equipe de vendas durante o processo de venda em sua empresa.
No Omie, há 3 tipos de "Papéis", no entanto, é possível personalizá-los de acordo com suas necessidades.
Saiba mais: Configuração do CRM: 10. Papéis(7) Ticket Calculado. Esse campo será calculado e preenchido automaticamente pelo sistema, com base nos valores preenchidos na aba "Fase e Status".
4) Após preencher os dados acima, clique em "Salvar":
5) Agora, você pode continuar preenchendo as outras abas relacionadas à Oportunidade, que incluem:
(1) Fase e Status
(2) Ticket
(4) Tarefas
(5) Observações
(7) Envolvidos
(8) Concorrentes
(9) Características
Fase e Status
As "Fases do Processo" se referem a etapas ou estágios específicos que uma Oportunidade percorre durante o ciclo de vendas. Essas fases são usadas para acompanhar o progresso de uma Oportunidade e determinar em qual estágio ela se encontra.
💡 Atualmente, o sistema suporta um total de 6 fases, e essa quantidade não pode ser modificada.
Nesta aba da Oportunidade, você tem a opção de indicar a fase atual e sua data de início (1). E também, poderá preencher o status correspondente à Oportunidade, indicando se ela está ativa, cancelada, conquistada, perdida ou suspensa (2):
Quando a Oportunidade estiver com o status "Cancelado", "Conquistado", "Perdido" ou "Suspenso", você poderá preencher o Motivo da Conclusão, com uma das opções previamente configuradas:
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - 9. Fases do Processo, proporcionamos a flexibilidade de personalizar as descrições de cada fase do seu processo de vendas, bem como atribuir uma pontuação específica a cada uma delas.
Ticket
O "Ticket" é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.
Nesta aba da Oportunidade, preencha os valores que compõem sua proposta, incluindo o montante total do ticket, que engloba "Produtos" (1), "Serviços" (2), a "Recorrência" (3) e o "Período", em meses (4). Dessa forma, o Omie calculará automaticamente seu "Ticket Calculado" (5):
E ao conquistar uma Oportunidade, é possível associar um cliente e gerar uma NFS-e por meio do módulo de Serviços e NFS-e (6). Para isso, siga os passos abaixo:
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - 11. Composição do Ticket, proporcionamos flexibilidade para que você defina novas descrições para seu ticket e/ou adicione observações sobre a composição do mesmo.
Previsão e Temperatura
Nesta aba, é possível atribuir uma temperatura à Oportunidade; quanto mais elevada, maiores são as chances e a proximidade da conclusão.
Ou seja, você terá uma visão otimista em direção à vitória e à finalização da Oportunidade.
Tarefas
No CRM Omie, uma Tarefa é uma atividade ou ação específica que precisa ser realizada em relação a uma oportunidade de negócio. As tarefas são usadas para acompanhar e gerenciar o progresso de venda e garantir que todas as etapas necessárias sejam devidamente executadas.
Nesta aba, você poderá cadastrar as Tarefas desta Oportunidade (1), editar as Tarefas existentes (2), ou excluir uma Tarefa (3):
Separamos um artigo completo para esse processo:
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - 13. Tipos de Tarefas, oferecemos flexibilidade para que você possa personalizar as opções de tarefas conforme suas necessidades.
Observações
Nesta aba, forneça informações complementares sobre esta Oportunidade. Esse preenchimento permite aprimorar a compreensão da Conta e seus detalhes relevantes:
Outras informações
Nesta aba, você pode estabelecer dois pontos fundamentais, sendo eles:
(1) Tipo. Esse campo define a relação do cliente com a sua empresa, indicando se é um cliente novo, recorrente ou corrente, entre outras opções.
(2) E-mail da Oportunidade. Já o "E-mail da oportunidade" serve para gerar automaticamente uma Tarefa para um usuário. Ao enviar um e-mail para esse usuário e adicionar esse endereço de e-mail da oportunidade em cópia, o Omie criará automaticamente uma tarefa no CRM.
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - 3. Tipos de Oportunidade, oferecemos flexibilidade para que você possa personalizar as opções de tipos de oportunidade conforme suas necessidades.
Envolvidos
Nessa aba, você pode definir os participantes que estão envolvidos na Oportunidade:
(1) Finder: O Finder atua como um agente de negócios com a tarefa de identificar e encaminhar Oportunidades para você, desempenhando um papel fundamental na ampliação da rede de contatos da empresa e na geração de leads qualificados.
(2) Parceiro/Equipe: Indique os parceiros comerciais e equipes de vendas que colaboram para atingir os objetivos de prospecção e fechamento de negócios.
(3) Pré-venda (Papel): O campo "Pré-Venda" é um dos Papéis do CRM e pode ser personalizado conforme suas necessidades. Os "Papéis" representam as funções ou responsabilidades específicas dos membros da equipe de vendas durante o processo de venda em sua empresa.
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - Configuração do CRM: 1. Parceiros e Equipes, ajuste as opções disponíveis de acordo com suas necessidades.
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - Configuração do CRM: 2. Finders, personalize as opções de Finders de acordo com suas preferências.
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - Configuração do CRM: 10. Papéis, aproveite a flexibilidade oferecida para personalizar os Papéis de acordo com as demandas da sua equipe.
Concorrentes
Os "Concorrentes" representam empresas ou organizações que competem no mesmo mercado ou setor da sua empresa.
Nesta aba, inclua os Concorrentes associados a esta Oportunidade:
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - Configuração do CRM: 8. Concorrentes, ajuste as opções disponíveis de acordo com suas necessidades.
Características
As Características das Oportunidades podem ser qualidades ou atributos que possibilitam a identificação única, destacando-as em relação as outras semelhantes.
Em cada Oportunidade, é possível incluir as Características previamente configuradas:
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM: 18. Características das Oportunidades, defina as características das suas Oportunidades.
6) Tudo pronto! Agora, só clicar em "Salvar" e sua Oportunidade foi criada com sucesso! 🚀