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Cadastrando Oportunidades no CRM

Nesse artigo, descubra como fazer o cadastro das Oportunidades no CRM Omie.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de 2 meses

Uma "Oportunidade" é alguém qualificado como Cliente em potencial, que você acredita estar genuinamente interessado em adquirir seus Produtos ou Serviços. É praticamente uma certeza.

Nesse estágio, estamos diante de um negócio prestes a se concretizar. É o momento da apresentação de soluções e do convencimento, demonstrando como seu negócio pode verdadeiramente fazer a diferença na vida do cliente.

Por isso, é essencial manter um controle preciso das Oportunidades em seu CRM!

No Omie, é possível cadastrar suas Oportunidades do CRM de diversas maneiras:

💡 Precisa registrar uma Tarefa relacionada a Oportunidade?

Confira também:

Tópicos do Artigo:



Criação da Oportunidade

11) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:

2) Você será direcionado a tela de Passo a Passo do módulo. Acesse o Passo "3 - Cadastrar Oportunidades":

3) Será exibido um kanban com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, considerando o filtro aplicado. Clique no botão "+ Nova Oportunidade", localizado ao final da primeira etapa:

4) A tela de cadastro de nova Oportunidade será aberto. Agora você preencher os dados de sua Oportunidade para prosseguir com o registro!



Dados principais da Oportunidade

1) O cadastro da Oportunidade deve ser iniciado pelo cabeçalho, que inclui:

  • (1) Contato. Escolha o Contato que será vinculado a esta Oportunidade. Você pode realizar uma busca clicando na lupa 🔍 para encontrar um cadastro existente ou criar um novo Contato ao clicar no ícone de lápis ✏️.

    💡 Dica: Ao preencher o campo "Contato", o telefone e o e-mail serão automaticamente exibidos com base no seu registro.

  • (2) Solução. A "solução" representa a oferta de Produto ou Serviço que sua empresa projeta e disponibiliza no mercado para atender às necessidades e demandas dos clientes. Selecione qual é a solução para esta Oportunidade, de acordo com as opções previamente configuradas.

  • (3) Origem. A Origem é a fonte ou canal pelo qual a Oportunidade foi gerada, ou originada. Selecione a Origem a ser apresentada para esta Oportunidade, de acordo com as opções previamente configuradas.

  • (4) Descrição da Oportunidade. Preencha o nome/descrição da Oportunidade.

  • (5) Conta. Escolha a Conta que será vinculada a esta Oportunidade. Você pode realizar uma busca clicando na lupa 🔍 para encontrar um cadastro existente ou criar uma nova Conta ao clicar no ícone de lápis ✏️.

  • (6) Vendedor (Papel). O sistema preencherá automaticamente este campo com os dados do usuário que está realizando o cadastro da Conta. No entanto, você tem a opção de escolher um dos usuários do CRM como o responsável por esta Oportunidade.

    💡 Observação: Os "Papéis" representam as funções ou responsabilidades específicas desempenhadas pelos membros da equipe de vendas durante o processo de venda em sua empresa.

    No Omie, há 3 tipos de "Papéis", no entanto, é possível personalizá-los de acordo com suas necessidades.

    Saiba mais: Configuração do CRM: 10. Papéis

  • (7) Ticket Calculado. Esse campo será calculado e preenchido automaticamente pelo sistema, com base nos valores preenchidos na aba "Fase e Status".

2) Após preencher os dados acima, clique em "Salvar":

3) Agora, você pode prosseguir com o preenchimentos dos dados das Abas da Oportunidade!


Demais abas da Oportunidade

1) Feito o preenchimento do cabeçalho da Oportunidade, você pode continuar preenchendo as outras abas relacionadas à Oportunidade, que incluem:

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

(1) Fase e Status

As "Fases do Processo" se referem a etapas ou estágios específicos que uma Oportunidade percorre durante o ciclo de vendas. Essas fases são usadas para acompanhar o progresso de uma Oportunidade e determinar em qual estágio ela se encontra.

💡 Atualmente, o sistema suporta um total de 6 fases, e essa quantidade não pode ser modificada.


Nesta aba da Oportunidade, você tem a opção de indicar a fase atual e sua data de início (1). E também, poderá preencher o status correspondente à Oportunidade, indicando se ela está ativa, cancelada, conquistada, perdida ou suspensa (2):


Quando a Oportunidade estiver com o status "Cancelado", "Conquistado", "Perdido" ou "Suspenso", você poderá preencher o Motivo da Conclusão, com uma das opções previamente configuradas:

Dicas úteis para melhorar a sua experiência

(2) Ticket

O "Ticket" é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.

Caso a Solução tenha parametrização de Produtos, Serviços e Serviços Recorrentes utilizados, esses dados serão trazidos automaticamente, sendo representados nesta aba da Oportunidade. Se não houver parametrização, você poderá informar os valores e Produtos e Serviços que compõem sua proposta manualmente, incluindo o Período em meses para composição do montante total do ticket.

E ao conquistar uma Oportunidade, é possível associar um Cliente e gerar uma NF-e ou NFS-e. Para isso, siga os passos abaixo:

Dicas úteis para melhorar a sua experiência

(3) Previsão e Temperatura

Nesta aba, é possível atribuir uma temperatura à Oportunidade; quanto mais elevada, maiores são as chances e a proximidade da conclusão.

Ou seja, você terá uma visão otimista em direção à vitória e à finalização da Oportunidade.

(4) E-mails

Caso haja E-mails enviados para o Email da Oportunidade, indicado na aba "Outras informações", eles serão armazenados nesta aba.



(5) Observações

Nesta aba, forneça informações complementares sobre esta Oportunidade. Esse preenchimento permite aprimorar a compreensão da Conta e seus detalhes relevantes:

(6) Outras informações

Nesta aba, você pode ter acesso a dois pontos fundamentais, sendo eles:

  • (1) Tipo. Esse campo define a relação do cliente com a sua empresa, indicando se é um cliente novo, recorrente ou corrente, entre outras opções.

  • (2) E-mail da Oportunidade. Ao enviar um e-mail para esse usuário e adicionar esse endereço de e-mail da oportunidade em cópia, o Omie criará automaticamente um registro dele na aba "E-mails". O E-mail é fixo, não podendo ser alterado.

Dicas úteis para melhorar a sua experiência

(7) Envolvidos

Nessa aba, você pode definir os participantes que estão envolvidos na Oportunidade:

  • (1) Finder: O Finder atua como um agente de negócios com a tarefa de identificar e encaminhar Oportunidades para você, desempenhando um papel fundamental na ampliação da rede de contatos da empresa e na geração de leads qualificados.

  • (2) Parceiro/Equipe: Indique os parceiros comerciais e equipes de vendas que colaboram para atingir os objetivos de prospecção e fechamento de negócios.

  • (3) Pré-venda (Papel): O campo "Pré-Venda" é um dos Papéis do CRM e pode ser personalizado conforme suas necessidades. Os "Papéis" representam as funções ou responsabilidades específicas dos membros da equipe de vendas durante o processo de venda em sua empresa.

Dicas úteis para melhorar a sua experiência

(8) Concorrentes


Os "Concorrentes" representam empresas ou organizações que competem no mesmo mercado ou setor da sua empresa.

Nesta aba, inclua os Concorrentes associados a esta Oportunidade:

Dicas úteis para melhorar a sua experiência

(9) Características

As Características das Oportunidades podem ser qualidades ou atributos que possibilitam a identificação única, destacando-as em relação as outras semelhantes.

​Em cada Oportunidade, é possível incluir as Características previamente configuradas:

Dicas úteis para melhorar a sua experiência

2) Tudo pronto! Agora, só clicar em "Salvar" e sua Oportunidade foi criada com sucesso! 🚀


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