Uma "Oportunidade" é alguém qualificado como Cliente em potencial, que você acredita estar genuinamente interessado em adquirir seus Produtos ou Serviços. É praticamente uma certeza.
Nesse estágio, estamos diante de um negócio prestes a se concretizar. É o momento da apresentação de soluções e do convencimento, demonstrando como seu negócio pode verdadeiramente fazer a diferença na vida do cliente.
Por isso, é essencial manter um controle preciso das Oportunidades em seu CRM!
No Omie, é possível cadastrar suas Oportunidades do CRM de diversas maneiras:
Ou a partir do Módulo CRM, conforme demonstrado neste Artigo.
💡 Precisa registrar uma Tarefa relacionada a Oportunidade?
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Tópicos do Artigo:
Criação da Oportunidade
11) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:
2) Você será direcionado a tela de Passo a Passo do módulo. Acesse o Passo "3 - Cadastrar Oportunidades":
3) Será exibido um kanban com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, considerando o filtro aplicado. Clique no botão "+ Nova Oportunidade", localizado ao final da primeira etapa:
4) A tela de cadastro de nova Oportunidade será aberto. Agora você preencher os dados de sua Oportunidade para prosseguir com o registro!
Dados principais da Oportunidade
1) O cadastro da Oportunidade deve ser iniciado pelo cabeçalho, que inclui:
(1) Contato. Escolha o Contato que será vinculado a esta Oportunidade. Você pode realizar uma busca clicando na lupa 🔍 para encontrar um cadastro existente ou criar um novo Contato ao clicar no ícone de lápis ✏️.
💡 Dica: Ao preencher o campo "Contato", o telefone e o e-mail serão automaticamente exibidos com base no seu registro.
(2) Solução. A "solução" representa a oferta de Produto ou Serviço que sua empresa projeta e disponibiliza no mercado para atender às necessidades e demandas dos clientes. Selecione qual é a solução para esta Oportunidade, de acordo com as opções previamente configuradas.
(3) Origem. A Origem é a fonte ou canal pelo qual a Oportunidade foi gerada, ou originada. Selecione a Origem a ser apresentada para esta Oportunidade, de acordo com as opções previamente configuradas.
(4) Descrição da Oportunidade. Preencha o nome/descrição da Oportunidade.
(5) Conta. Escolha a Conta que será vinculada a esta Oportunidade. Você pode realizar uma busca clicando na lupa 🔍 para encontrar um cadastro existente ou criar uma nova Conta ao clicar no ícone de lápis ✏️.
(6) Vendedor (Papel). O sistema preencherá automaticamente este campo com os dados do usuário que está realizando o cadastro da Conta. No entanto, você tem a opção de escolher um dos usuários do CRM como o responsável por esta Oportunidade.
💡 Observação: Os "Papéis" representam as funções ou responsabilidades específicas desempenhadas pelos membros da equipe de vendas durante o processo de venda em sua empresa.
No Omie, há 3 tipos de "Papéis", no entanto, é possível personalizá-los de acordo com suas necessidades.
Saiba mais: Configuração do CRM: 10. Papéis(7) Ticket Calculado. Esse campo será calculado e preenchido automaticamente pelo sistema, com base nos valores preenchidos na aba "Fase e Status".
2) Após preencher os dados acima, clique em "Salvar":
3) Agora, você pode prosseguir com o preenchimentos dos dados das Abas da Oportunidade!
Demais abas da Oportunidade
1) Feito o preenchimento do cabeçalho da Oportunidade, você pode continuar preenchendo as outras abas relacionadas à Oportunidade, que incluem:
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
(1) Fase e Status
(1) Fase e Status
As "Fases do Processo" se referem a etapas ou estágios específicos que uma Oportunidade percorre durante o ciclo de vendas. Essas fases são usadas para acompanhar o progresso de uma Oportunidade e determinar em qual estágio ela se encontra.
💡 Atualmente, o sistema suporta um total de 6 fases, e essa quantidade não pode ser modificada.
Nesta aba da Oportunidade, você tem a opção de indicar a fase atual e sua data de início (1). E também, poderá preencher o status correspondente à Oportunidade, indicando se ela está ativa, cancelada, conquistada, perdida ou suspensa (2):
Quando a Oportunidade estiver com o status "Cancelado", "Conquistado", "Perdido" ou "Suspenso", você poderá preencher o Motivo da Conclusão, com uma das opções previamente configuradas:
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - 9. Fases do Processo, proporcionamos a flexibilidade de personalizar as descrições de cada fase do seu processo de vendas, bem como atribuir uma pontuação específica a cada uma delas.
(2) Ticket
(2) Ticket
O "Ticket" é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.
Caso a Solução tenha parametrização de Produtos, Serviços e Serviços Recorrentes utilizados, esses dados serão trazidos automaticamente, sendo representados nesta aba da Oportunidade. Se não houver parametrização, você poderá informar os valores e Produtos e Serviços que compõem sua proposta manualmente, incluindo o Período em meses para composição do montante total do ticket.
E ao conquistar uma Oportunidade, é possível associar um Cliente e gerar uma NF-e ou NFS-e. Para isso, siga os passos abaixo:
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - 11. Composição do Ticket, proporcionamos flexibilidade para que você defina novas descrições para seu ticket e/ou adicione observações sobre a composição do mesmo.
(4) E-mails
(4) E-mails
Caso haja E-mails enviados para o Email da Oportunidade, indicado na aba "Outras informações", eles serão armazenados nesta aba.
(6) Outras informações
(6) Outras informações
Nesta aba, você pode ter acesso a dois pontos fundamentais, sendo eles:
(1) Tipo. Esse campo define a relação do cliente com a sua empresa, indicando se é um cliente novo, recorrente ou corrente, entre outras opções.
(2) E-mail da Oportunidade. Ao enviar um e-mail para esse usuário e adicionar esse endereço de e-mail da oportunidade em cópia, o Omie criará automaticamente um registro dele na aba "E-mails". O E-mail é fixo, não podendo ser alterado.
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - 3. Tipos de Oportunidade, oferecemos flexibilidade para que você possa personalizar as opções de tipos de oportunidade conforme suas necessidades.
(7) Envolvidos
(7) Envolvidos
Nessa aba, você pode definir os participantes que estão envolvidos na Oportunidade:
(1) Finder: O Finder atua como um agente de negócios com a tarefa de identificar e encaminhar Oportunidades para você, desempenhando um papel fundamental na ampliação da rede de contatos da empresa e na geração de leads qualificados.
(2) Parceiro/Equipe: Indique os parceiros comerciais e equipes de vendas que colaboram para atingir os objetivos de prospecção e fechamento de negócios.
(3) Pré-venda (Papel): O campo "Pré-Venda" é um dos Papéis do CRM e pode ser personalizado conforme suas necessidades. Os "Papéis" representam as funções ou responsabilidades específicas dos membros da equipe de vendas durante o processo de venda em sua empresa.
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - Configuração do CRM: 1. Parceiros e Equipes, ajuste as opções disponíveis de acordo com suas necessidades.
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - Configuração do CRM: 2. Finders, personalize as opções de Finders de acordo com suas preferências.
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - Configuração do CRM: 10. Papéis, aproveite a flexibilidade oferecida para personalizar os Papéis de acordo com as demandas da sua equipe.
(8) Concorrentes
(8) Concorrentes
Os "Concorrentes" representam empresas ou organizações que competem no mesmo mercado ou setor da sua empresa.
Nesta aba, inclua os Concorrentes associados a esta Oportunidade:
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM Omie - Configuração do CRM: 8. Concorrentes, ajuste as opções disponíveis de acordo com suas necessidades.
(9) Características
(9) Características
As Características das Oportunidades podem ser qualidades ou atributos que possibilitam a identificação única, destacando-as em relação as outras semelhantes.
Em cada Oportunidade, é possível incluir as Características previamente configuradas:
Dicas úteis para melhorar a sua experiência
⚙️ Nas Configurações do CRM: 18. Características das Oportunidades, defina as características das suas Oportunidades.
2) Tudo pronto! Agora, só clicar em "Salvar" e sua Oportunidade foi criada com sucesso! 🚀
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