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Cadastrando Contas no CRM

Neste artigo, descubra como realizar o cadastro de Contas no CRM.

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Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de 2 meses

As Contas são o ponto de partida de grandes negócios.

Elas representam as empresas, ou até departamentos, com as quais você está iniciando um relacionamento e que, com o avanço das negociações, têm grande potencial de se tornarem Oportunidades.

Com organização e acompanhamento estratégico, cada Conta pode ser o início de uma grande parceria.

💡 Quer ver um exemplo prático?

Imagine que você deseja ter a Omie como cliente.


No primeiro contato, você cadastra a Omie como uma Conta no seu CRM. À medida que a conversa evolui e o interesse cresce, essa Conta se transforma em uma Oportunidade — e, se tudo correr bem, logo você terá um Cliente em sua carteira. 🚀

Tópicos do Artigo:


Cadastrando Contas no CRM

1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de CRM:​

2) No módulo CRM, clique no "Passo 1 - Cadastrar Contas":

3) Assim, você acessará a listagem de todas as Contas já cadastradas no Omie. Para cadastrar uma nova conta, clique em "Incluir":

4) Neste passo, o Omie disponibiliza 4 formas práticas de cadastrar suas Contas. A seguir, vamos te mostrar como cada uma delas funciona:

(1) Pesquisa Atômica

1.1) Na opção "Pesquisa Atômica", digite o que você deseja pesquisar, que pode ser um CNPJ, CPF, Nome, Razão Social, Telefone ou E-mail. (1).

Em seguida, clique no ícone de lupa (2):

1.2) O Omie efetuará uma pesquisa em todas as fontes disponíveis, e se houver múltiplos resultados, você terá a flexibilidade de escolher qual deles deseja utilizar. É simples, basta clicar na opção de seu interesse:

1.3) Ao escolher um dos resultados, o sistema iniciará automaticamente o pré-cadastro da Conta com os dados da pesquisa:

1.4) Agora, você apenas precisa revisar e preencher os demais campos do cadastro, e clicar no botão "Salvar" quando concluir! 😉


(2) Pesquisa por CNPJ/CPF

2.1) Ao escolher essa opção, uma nova tela será exibida, permitindo que você insira o CNPJ ou CPF da empresa que deseja cadastrar (1).


Em seguida, é só clicar em "Pesquisar" (2), e o Omie buscará automaticamente as informações disponíveis na Receita Federal para agilizar o preenchimento do cadastro da Conta.

2.2) Assim, o sistema iniciará automaticamente o pré-cadastro da Conta:

2.3) Agora, você apenas precisa revisar e preencher os demais campos do cadastro, e clicar no botão "Salvar" quando concluir! 😉

(3) Pesquisa no Google

3.1) Ao escolher essa opção, uma nova tela será apresentada para que você insira os dados que deseja pesquisar — pode ser o nome da empresa, razão social ou até mesmo um endereço (1).


Em seguida, clique em "Pesquisar" (2) e o Omie utilizará o poder do Google para encontrar as informações disponíveis e facilitar ainda mais o preenchimento da Conta:

3.2) Assim que você clicar em "Pesquisar", o Omie dará início à busca.


Se o Google retornar apenas um resultado, a tela de inclusão da Conta será aberta automaticamente, já com os dados preenchidos para você — simples assim! 😃

Caso o Google encontre mais de uma opção, uma nova tela será exibida com todos os resultados encontrados. Basta escolher a opção desejada e clicar em "Selecionar":

3.3) O sistema iniciará automaticamente o pré-cadastro da Conta:

3.4) Agora, você apenas precisa revisar e preencher os demais campos do cadastro, e clicar no botão "Salvar" quando concluir! 😉

(4) Inserção Manual

4.1) Ao selecionar a opção de Inserção Manual, uma nova tela será exibida para facilitar o preenchimento do endereço:

  • Informe o CEP e o número do endereço, e o sistema preencherá automaticamente os dados correspondentes, poupando seu tempo.

  • Caso prefira, também é possível clicar em "Desejo continuar a inclusão manualmente" e digitar todas as informações por conta própria.

    Você escolhe a forma que for mais prática para você! 😃

4.2) Agora é com você! 😊

Preencha manualmente os campos da Conta com as informações da empresa que deseja cadastrar.

💡 Quer ainda mais agilidade no cadastro das suas Contas?


No CRM do Omie, você também pode automatizar esse processo com duas opções super práticas:

  • Ideal para quem deseja integrar sistemas e automatizar completamente o envio de dados. Perfeito para equipes com alto volume de cadastros e foco em eficiência!

  • Importe diversas Contas de uma só vez! Basta preencher o modelo de planilha e o Omie cuida do resto, poupando tempo e evitando erros manuais.


Preenchendo os dados da Conta

1) Após incluir uma Conta, recomendamos iniciar o cadastro ou a revisão pelos dados principais, que incluem:

  • (1) Nome da Conta: Preencha o nome/descrição da Conta.

  • (2) CNPJ/CPF: Preencha o CNPJ/CPF da Conta.

    💡 A obrigatoriedade deste campo pode variar, conforme as configurações definidas nas Preferências do seu sistema.

  • (3) Pesquisar CNPJ na SEFAZ. Ao optar por esta opção, o sistema realizará uma pesquisa do CNPJ na SEFAZ e preencherá automaticamente todos os dados disponíveis.

  • (4) Data do Registro: Informe a data em que a Conta foi oficialmente cadastrada no Omie. Essa informação é importante para manter um histórico organizado, facilitar o acompanhamento da jornada da Conta no CRM e apoiar futuras análises ou tomadas de decisão.

  • (5) Foto. Clique aqui para adicionar uma imagem para essa Conta.

  • (6) Validade da Reserva: Estabeleça uma data limite para manter essa Conta reservada exclusivamente para a visualização e acesso do vendedor associado a ela durante o período definido.

  • (7) Vendedor: O sistema preencherá automaticamente esse campo com os dados do usuário que está realizando o cadastro da Conta. No entanto, você tem a opção de escolher um dos usuários do CRM como o responsável por esta Conta.

  • (8) Vertical. Preencha a Vertical desta Conta, conforme as opções configuradas previamente.

  • (9) Telemarketing (Papel). Selecione um dos usuários do CRM.

    💡 Os Papéis representam as funções ou responsabilidades desempenhadas pelos membros da equipe de vendas durante o processo de venda em sua empresa.

    No Omie, há 3 tipos de Papéis, no entanto, é possível personalizá-los.

2) Agora, você pode continuar preenchendo as outras abas relacionadas à Conta, que incluem:

(1) Aba Contatos

Nessa aba, você verá automaticamente todos os Contatos já vinculados a esta Conta (1), facilitando o gerenciamento das pessoas responsáveis pela comunicação com sua empresa parceira.

Se quiser adicionar alguém novo, é só clicar em "➕ Incluir Contato" (2) para cadastrar um novo Contato e associá-lo a esta Conta:

(2) Aba Oportunidades

Nessa aba, você visualizará automaticamente todas as Oportunidades já associadas a esta Conta (1).

E se surgir uma nova chance de negócio, é só clicar em "➕ Incluir Oportunidade" (2) para registrá-la rapidamente e vinculá-la a esta Conta:

(3) Aba Endereço

Nessa aba, insira as informações de endereço da Conta:

(4) Aba Telefones e E-mail

Nessa aba, você pode inserir as informações de contato direto com a Conta, como e-mail, telefone e o website, para facilitar a comunicação e manter um relacionamento próximo com o seu potencial cliente.

(5) Aba Mapa

Se os dados de endereço da Conta estiverem preenchidos corretamente, um mini mapa da região será exibido automaticamente, oferecendo uma visualização rápida e prática da localização.

(6) Aba Informações Adicionais

Nessa aba, você pode preencher dados importantes como número de funcionários, faixa de faturamento, regime tributário, CNAE principal e observações internas.


Essas informações enriquecem o perfil da Conta, permitindo uma visão mais completa e estratégica para melhor direcionar suas ações e decisões.

(7) Aba Características

Nesta aba, adicione Características para esta Conta, escolhendo entre as opções previamente cadastradas.

3) Na parte inferior da tela da Conta, você poderá adicionar Tags a essa Conta:

💡 Dicas

  • Se a barra azul não aparecer no canto inferior da tela, pode ser devido à configuração de zoom do seu navegador. Tente diminuir o zoom e recarregar a página.

  • Você pode adicionar Tags tanto pela Configuração do CRM quanto diretamente pela Conta, digitando o nome desejado e pressionando Enter no teclado.

    Importante: o nome da Tag pode ter, no máximo, 50 caracteres.

4) Tudo pronto! Agora, basta salvar as informações preenchidas e começar a desfrutar do CRM Omie ao máximo. 🚀


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