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Configuração do CRM: 14. Preferências
Configuração do CRM: 14. Preferências

Neste artigo, descubra mais sobre as configurações das Preferências no CRM Omie.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

A configuração do CRM é um processo fundamental para alinhar o sistema às necessidades da sua empresa, otimizar o desempenho da sua equipe de vendas e no acompanhamento dos seus resultados.

Um dos passos nesse processo é a configuração das Preferências do CRM.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


O que são as Preferências do CRM

Nesta opção, você encontrará opções de parametrizações divididas entre as preferências relacionadas às Contas e Oportunidades, e aquelas relacionadas à Saúde do Pipeline.

Essa etapa de cadastro é de extrema importância, uma vez que, ela permite que você ajuste o sistema de acordo com suas necessidades tanto no que diz respeito às informações de Contas como ao fluxo das oportunidades.

🔙 Relembrando:

  • As Contas representam as empresas com as quais você está envolvido em negociações, e planeja gerenciar Oportunidades no futuro.

  • A Saúde do Pipeline se refere à probabilidade de atingir o Pipeline Necessário, calculado como: Meta a Realizar x o Multiplicador da Meta.



Configurando as Preferências

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Acesse a aba "CRM" (1) e clique em "14. Preferências" (2):

3) Então, inicie a configuração pelas Preferências das Contas e Oportunidades:

  • (1) Meses a Considerar no Cálculo de Ticket. Defina o período (em meses) máximo que deve ser considerado para calcular o Ticket da Oportunidade.

    💡 Dica. Ou seja, se o período (em meses) indicado no Ticket de Oportunidades for superior ao configurado, os meses excedentes não serão considerados no cálculo do Pipeline Existente.

  • (2) Validar unicidade de CNPJ/CPF em Contas. Ao marcar essa opção, durante o cadastro e/ou edição das Contas, o sistema verificará se um mesmo número de CNPJ ou CPF já está associado a outra Conta. Caso ele identifique que o CNPJ ou CPF já foi vinculado a outra Conta, o cadastro será bloqueado, prevenindo a criação de registros duplicados.

  • (3) Obrigada o preenchimento de CNPJ/CPF em Contas. Ao habilitar essa opção, o sistema exigirá o preenchimento do CNPJ/CPF ao cadastrar ou editar informações de Contas, tornando-o um campo obrigatório.

  • (4) Dias de validade padrão da reserva de Contas. Defina o Prazo Padrão de Validade para Reservas de Contas. Isso garante que o campo seja preenchido automaticamente em todas as novas Contas.

  • (5) Exibir na oportunidade a data de início das fases. Ao habilitar essa opção, a data de início será exibida em cada fase da Oportunidade:

4) Agora, determine as preferências da Saúde do Pipeline:

  • (1) Total Conquistado. Personalize o período de acumulação do valor total conquistado: pode ser acumulado no ano ou no mês atual.

  • (2) Multiplicador da Meta. Configure o valor que será utilizado para multiplicar o campo "A Realizar".

    💡 Dica. No Omie, o "Multiplicador da Meta" é uma métrica que multiplica o valor "A Realizar". É como um multiplicador de uma "super-meta".

    O número definido será aplicado como um fator de multiplicação ao campo "A Realizar" (valor pendente para atingir a meta):


    Geralmente, ele é utilizado como uma camada de segurança para a empresa, assegurando um "Pipeline Necessário" sólido e garantindo o alcance da "Meta+" estabelecida para o período. A definição do multiplicador deve ser baseada na estratégia de negócios da empresa

    Dessa forma, o "Multiplicador da Meta" ajuda a estabelecer um objetivo mais ambicioso para atingir a meta.

  • (3) Fase Inicial para Cálculo do Pipeline Necessário. Essa opção tem a função de determinar a partir de qual Fase do Processo o sistema irá começar a calcular o Pipeline Existente.

    Exemplo: Nas minhas configurações, eu defini a fase inicial = “03 Apresentação”. Logo, o sistema irá considerar o cálculo do pipeline todas as Oportunidades da fase 3 em diante:

5) Tudo pronto! Agora, você pode clicar em "Salvar", e a configuração da sua Fase do Processo foi concluída com sucesso!

Para explorar outras configurações do CRM, clique aqui:


Relatórios no CRM

O CRM Omie disponibiliza uma gama de relatórios para ajudá-lo a acompanhar e analisar informações importantes.

Além disso, você tem a opção de personalizar o seu relatório conforme as suas necessidades específicas e salvá-lo para uso posterior.

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