Aqui, você encontra respostas rápidas para as principais dúvidas sobre o CRM Omie. É só clicar na pergunta e conferir a solução que precisa! 🚀
Explore nosso FAQ e descubra como aproveitar ao máximo cada funcionalidade.
Tópicos do Artigo:
FAQ: Configurações
1) Como posso transferir todas as Contas, Contatos e Oportunidades de Vendedor para outro?
1) Como posso transferir todas as Contas, Contatos e Oportunidades de Vendedor para outro?
Confira mais nos artigos abaixo:
2) Como determino a partir de qual etapa a Oportunidade deve entrar no Pipeline?
2) Como determino a partir de qual etapa a Oportunidade deve entrar no Pipeline?
Através das configurações do CRM é possível definir a partir de qual etapa a Oportunidade deve ser incluída no cálculo do seu Pipeline.
Dessa forma, o valor do Ticket das Oportunidades, a partir da Etapa configurada será refletido no campo "Pipeline Existente".
1) Acesse as Configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):
3) Em "Fase inicial para Cálculo do Pipeline Existente" selecione a Etapa que iniciará o cálculo do Pipeline:
3) Qual a finalidade dos "Pontos de Performance"?
3) Qual a finalidade dos "Pontos de Performance"?
Os Pontos de Performance são um sistema de pontuação aplicado a cada fase do funil de vendas no Kanban de Oportunidades.
Na prática, cada etapa do processo comercial recebe uma pontuação, permitindo acompanhar a evolução das oportunidades e o impacto de cada fase na conversão de vendas.
Essa pontuação facilita a análise do desempenho dos vendedores, pois reflete o progresso das Oportunidades e ajuda a identificar gargalos no processo de vendas.
Os dados são consolidados no Relatório de Performance dos Vendedores, oferecendo análises estratégicas para otimizar as abordagens comerciais e melhorar os resultados da equipe. 🚀
4) Como posso alterar as nomenclaturas dos Papéis do CRM?
4) Como posso alterar as nomenclaturas dos Papéis do CRM?
Separamos um artigo com todos os detalhes sobre essa configuração.
Para saber mais, acesse:
FAQ - Contas
5) Como cadastrar uma Conta sem o CNPJ do lead, se o sistema exige esse preenchimento?
5) Como cadastrar uma Conta sem o CNPJ do lead, se o sistema exige esse preenchimento?
1) Acesse as Configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):
3) Desmarque o campo "Obriga preenchimento de CNPJ/CPF em Contas"
6) O que é a "Validade de Reserva" na Conta?
6) O que é a "Validade de Reserva" na Conta?
Além da configuração de permissões no CRM para limitar o acesso do Vendedor apenas às suas próprias Contas, Contatos e Oportunidades, você pode atribuir uma 'Validade de Reserva' a uma Conta.
A "Validade de Reserva" é usada para manter uma Conta reservada exclusivamente para a visualização e acesso de um Vendedor específico durante um período definido. Após o prazo estipulado, essa Conta ficará disponível para todos os Vendedores.
7) Meus leads estarão disponíveis nos demais módulos do Omie?
7) Meus leads estarão disponíveis nos demais módulos do Omie?
Sim! Ao cadastrar uma Conta e informar o CNPJ ou CPF, o Omie verifica se já existe um Cliente correspondente e o vincula automaticamente.
Caso não exista, você pode cadastrar um Cliente diretamente pela Conta, tornando-o disponível em todos os módulos do Omie.
FAQ - Oportunidades
8) Como transformar minha Oportunidade conquistada em faturamento e emitir uma Nota Fiscal?
8) Como transformar minha Oportunidade conquistada em faturamento e emitir uma Nota Fiscal?
Parabéns! 🎉 Sua Oportunidade foi conquistada, e agora é hora de faturar e emitir sua NF-e, NFS-e ou Recibo de forma simples através do Omie!
Você pode fazer isso por meio de um Pedido de Venda, Ordem de Serviço ou Contrato de Serviço. Basta seguir um dos caminhos abaixo:
Além disso, é possível gerar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e Contrato de Serviço simultaneamente a partir da Oportunidade! Para isso, na tela "Faturamento" clique em "Gerar Todos":
💡 Dica: Certifique-se de que a Solução definida para a Oportunidade está configurada com os Produtos, Serviços ou Serviços Recorrentes utilizados.
Assim, todas as informações são transferidas automaticamente, tornando seu processo ainda mais eficiente! 🚀
9) O que é o ticket?
9) O que é o ticket?
O Ticket Calculado é o valor que compõe a sua proposta (Oportunidade), considerando o seu valor total. Isso envolve a soma dos Produtos, Serviços e a recorrência multiplicada pela quantidade de períodos (normalmente em meses).
💡 Dica: A "descrição" da composição do ticket pode ser alterada nas Configurações do CRM, opção "11. Composição do Ticket".
Por padrão, a composição do ticket no Omie será:
Produtos. Valor do produto oferecido nessa oportunidade;
Serviços. Valor do serviço prestado nessa oportunidade;
Recorrência. Valores mensais cobrados recorrentemente, tais como suporte, manutenção, locação, hospedagem, etc;
Meses. Unidade de tempo onde é cobrado cada vencimento da recorrência;
10) Qual a diferença entre "Recorrência" e "Meses" para Serviços?
10) Qual a diferença entre "Recorrência" e "Meses" para Serviços?
"Recorrência" equivale ao valor cobrado para prestação dos serviços no período determinado.
"Meses" é utilizado para demonstrar o período que será aplicado a recorrência.
💡 Exemplo hipotético: Ticket calculado de venda de Serviço recorrente.
O valor do meu Serviço Recorrente é R$ 250,00 e realizarei ele por 2 meses.
Logo, ao criar o Contrato de Serviço a partir da Oportunidade, o Contrato terá a vigência de 2 meses e em cada faturamento será cobrado R$ 250,00:
FAQ - Pipeline
11) Resumo CRM: O que é o Funil de Vendas e o Pipeline?
11) Resumo CRM: O que é o Funil de Vendas e o Pipeline?
Tanto funil de vendas quanto o Pipeline são representações visuais do processo comercial da sua empresa:
O Pipeline de vendas é uma ferramenta de organização visual que fornece uma visão abrangente dos negócios da área comercial da sua empresa. Nele, você pode acompanhar a meta estabelecida, o valor conquistado, o valor necessário para atingir a meta, o pipeline atual, o pipeline existente e a saúde do pipeline.
Essa ferramenta auxilia gestores e vendedores a monitorar o estado dos negócios e a garantir uma distribuição adequada para alcançar os objetivos de vendas estabelecidos.
Por outro lado, o Funil de Oportunidades oferece uma representação analítica e mensal das taxas de conversão de prospectos, permitindo a visualização do estágio dos potenciais clientes por meio da temperatura das oportunidades.
A temperatura representa a probabilidade de conquista da oportunidade e é demonstrada para o mês atual, o próximo mês e os meses seguintes.
12) O que é a Saúde do Pipeline?
12) O que é a Saúde do Pipeline?
A saúde do pipeline é a probabilidade de atingimento do pipeline necessário.
Ela é composta por:
Meta +. A soma da meta de todos os vendedores;
Conquistado - . O valor de todas as oportunidades conquistadas;
A Realizar =. Valor da "Meta +" subtraindo o valor "Conquistado -";
Multiplicador da meta. No Omie, o "Multiplicador da Meta" é uma métrica que multiplica o valor "A Realizar =", em geral, ele é utilizado como uma forma de segurança para a empresa ter um "Pipeline Necessário" seguro e garantir o alcance da "Meta +" definida para o período. Ele deve ser definido a partir da regra de negócio da empresa.
Por exemplo: Veja que na imagem abaixo o multiplicador definido está x3. Isso significa que o meu "A Realizar =" atual precisa ser trabalhado 3 vezes:
💡 Lembrando que o "A Realizar =" é o valor dos tickets das oportunidades que você está trabalhando.
Pipeline Necessário. Valor "A realizar =" X o "Multiplicador da Meta";
Pipeline Existente. A soma dos valores dos tickets das oportunidades de negócio em processo no kanban de oportunidades é calculada a partir da fase inicial parametrizada até a penúltima fase do kanban de oportunidades, antes da fase de 'Conclusão', como exemplificado abaixo:
Saúde do Pipeline. É a representação em valor percentual da probabilidade de atingimento do "Pipeline Necessário" com base no "Pipeline Existente".
13) É possível avaliar a Saúde do meu pipeline com base no total conquistado anualmente, em vez do valor mensal?
13) É possível avaliar a Saúde do meu pipeline com base no total conquistado anualmente, em vez do valor mensal?
1) Sim! Para isso, acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):
3) Em "Total Conquistado" selecione a opção "Acumulado no ano":
15) O que define a meta do CRM na Saúde do Pipeline?
15) O que define a meta do CRM na Saúde do Pipeline?
A soma das metas individuais de todos os usuários, configuradas na opção "12. Usuários" no campo 'Meta Individual Anual', será o fator determinante para estabelecer a meta do CRM na Saúde do Pipeline:
16) Como é feito o cálculo o Pipeline Existente?
16) Como é feito o cálculo o Pipeline Existente?
O Pipeline existente compõe a saúde do seu pipeline, conforme demonstrado abaixo:
O "Pipeline Existente" levará em consideração o "Ticket Calculado" de todas as oportunidades, desde a fase inicial configurada nas Preferências do CRM até a penúltima fase do kanban:
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