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Perguntas Frequentes: CRM
Perguntas Frequentes: CRM

Neste artigo, descubra as respostas das perguntas mais frequentes sobre o CRM

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de um mês

Selecionamos as perguntas mais frequentes sobre o módulo CRM, as dividimos por tema e aqui iremos respondê-las. 😉🚑

FAQ CRM

Configurações

Contas

Oportunidades

Pipeline


A Omie responde 😉

Como posso transferir todas as Contas, Contatos e Oportunidades de um vendedor para outro?

1) No Módulo CRM, Acesse a listagem de Contas (1), Contatos (2) ou Oportunidades (3):

2) Selecione o registros que você deseja transferir (1), e no menu lateral esquerdo, clique em "transferir"(2):

⚠️ Observação

Se desejar transferir oportunidades, após selecionar todas aquelas de interesse (1), clique em "Alterar oportunidades selecionadas" (2):

Então, clique em "Transferir para vendedor" (1), selecione o vendedor de interesse (2), selecione se deseja também alterar o vendedor na conta e contado da oportunidade (3), e por fim, clique em "Confirmar" (4):

3) Uma mensagem será exibida para confirmar se você realmente deseja transferir os registros selecionados. Clique em "Sim":

4) Então, selecione o vendedor de interesse (1) e clique em "Executar" (2):

Separamos um exemplo para você aprender na prática:


Como determino a partir de qual etapa a Oportunidade deve entrar no Pipeline?

Através das configurações do CRM, é possível definir a partir de qual etapa a oportunidade deve ser incluída no cálculo do seu pipeline.

Dessa forma, o valor do ticket das oportunidades, a partir da etapa configurada será refletido no campo "Pipeline Existente".

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):

3) Em "Fase inicial para Cálculo do Pipeline Existente" selecione a etapa que iniciará o cálculo do pipeline:


Qual a finalidade dos "Pontos de Performance"?

Por meio dos Pontos de Performance, você pode atribuir uma pontuação para cada fase da oportunidade (as colunas no kanban de oportunidades).

Isso possibilita a avaliação do desempenho de cada vendedor ao gerar o relatório de 'Performance por Vendedores.

💡 Dica: Os Pontos de Performance podem ser determinados acessando a Configuração do CRM, na opção “9- Fases do Processo”:


Como posso alterar as nomenclaturas dos Papéis do CRM?

Separamos um artigo com todos os detalhes sobre essa configuração.

Para saber mais, acesse:


Preciso cadastrar uma Conta, mas não tenho o CNPJ e o sistema me obriga a preenchê-lo. Como faço para cadastrá-la?

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):

3) Desmarque o campo "Obriga preenchimento de CNPJ/CPF em Contas"


O que é a "Validade de Reserva" na Conta?

Além da configuração de permissões no CRM para limitar o acesso do vendedor apenas às suas próprias contas, contatos e oportunidades, você pode atribuir uma 'Validade de Reserva' a uma Conta.

A "Validade de Reserva" é usada para manter uma Conta reservada exclusivamente para a visualização e acesso de um vendedor específico durante um período definido. Após o prazo estipulado, essa Conta ficará disponível para todos os vendedores.

  • 💡 Por exemplo. Na situação abaixo, essa Conta estará acessível somente pelo vendedor designado até 05/11/2022. Após essa data, os demais vendedores também poderão visualizar e acessar essa Conta:

⚠️ Lembrando que a permissão de acesso é realizada nas Configurações do CRM, opção "12. Usuários", na aba "Permissões de Contas, Contatos e Oportunidades", selecionando a opção "Somente as suas oportunidades":


Por que meus leads do CRM não constam nos demais módulos?

O CRM é um módulo dedicado à prospecção de clientes, permitindo o controle das contas que estão sendo buscadas, e ele é destacado dos demais módulos.

Contudo, quando uma oportunidade for conquistada, você terá a opção de cadastrá-la como um cliente conquistado e gerar uma Ordem de Serviço.


Como posso faturar minha oportunidade conquistada e emitir uma NFS-e para ela?

Ao conquistar uma oportunidade, você pode vincular um cliente e emitir uma NFS-e para ela, através do módulo de Serviços e NFS-e. Para isso, siga os passos abaixo:

1) Acesse a Oportunidade de interesse, e na aba "Ticket" (1) clique em "Faturamento" (2):

2) Adicione o cliente do faturamento, buscando na sua lista de cadastros:

💡 Dica: Caso o cliente não esteja cadastrado, à direita de "Cliente para Faturamento", clique no ícone "🔗", onde você poderá cadastrá-lo.


​3) Clique em "+ Novo":

4) Com isso, uma Ordem de Serviço será criada para essa Oportunidade. Basta preencher todos os dados sobre o serviço, conforme orientação da sua contabilidade, e faturá-la para gerar uma NFS-e:


O que é o ticket?

O Ticket Calculado é o valor que compõe a sua proposta (oportunidade), considerando o seu valor total. Isso envolve a soma dos produtos, serviços e a recorrência multiplicada pela quantidade de períodos (normalmente em meses).

💡 Dica: A "descrição" da composição do ticket pode ser alterada nas Configurações do CRM, opção "11. Composição do Ticket"

Por padrão, a composição do ticket no Omie será:

  • Produtos. Valor do produto oferecido nessa oportunidade;

  • Serviços. Valor do serviço prestado nessa oportunidade;

  • Recorrência. Valores mensais cobrados recorrentemente, tais como suporte, manutenção, locação, hospedagem, etc;

  • Meses. Unidade de tempo onde é cobrado cada vencimento da recorrência;


Qual a diferença entre "Recorrência" e "Meses"?

"Recorrência" equivale ao valor cobrado para prestação e/ou manutenção dos produtos/serviços no período determinado.

"Meses" é utilizado para demonstrar o período que será aplicado a recorrência.

💡 Exemplo hipotético: Ticket calculado de venda e instalação de ar condicionado.

O valor do meu produto é 1.600,00$, o valor do meu serviço é 450,00$. Realizarei a manutenção do equipamento por 12 meses, com uma mensalidade (recorrência) de 200,00$.


Resumo CRM: O que é o funil de oportunidades e o Pipeline?

Tanto funil de vendas quanto o Pipeline são representações visuais do processo comercial da sua empresa

  • O Pipeline de vendas é uma ferramenta de organização visual que fornece uma visão abrangente dos negócios da área comercial da sua empresa. Nele, você pode acompanhar a meta estabelecida, o valor conquistado, o valor necessário para atingir a meta, o pipeline atual, o pipeline existente e a saúde do pipeline.

    Essa ferramenta auxilia gestores e vendedores a monitorar o estado dos negócios e a garantir uma distribuição adequada para alcançar os objetivos de vendas estabelecidos.

  • Por outro lado, o Funil de Oportunidades oferece uma representação analítica e mensal das taxas de conversão de prospectos, permitindo a visualização do estágio dos potenciais clientes por meio da temperatura das oportunidades.

    A temperatura representa a probabilidade de conquista da oportunidade e é demonstrada para o mês atual, o próximo mês e os meses seguintes.

💡 Dica: A temperatura é determinada em cada oportunidade, conforme a certeza de conquista e proximidade de conclusão:


O que é a Saúde do Pipeline?

A saúde do pipeline é a probabilidade de atingimento do pipeline necessário.

Ela é composta por:

  • Meta +. A soma da meta de todos os vendedores;


  • Conquistado - . O valor de todas as oportunidades conquistadas;


  • A Realizar =. Valor da "Meta +" subtraindo o valor "Conquistado -";

  • Multiplicador da meta. No Omie, o "Multiplicador da Meta" é uma métrica que multiplica o valor "A Realizar =", em geral, ele é utilizado como uma forma de segurança para a empresa ter um "Pipeline Necessário" seguro e garantir o alcance da "Meta +" definida para o período. Ele deve ser definido a partir da regra de negócio da empresa.

    Por exemplo: Veja que na imagem abaixo o multiplicador definido está x3. Isso significa que o meu "A Realizar =" atual precisa ser trabalhado 3 vezes:

    • 💡 Lembrando que o "A Realizar =" é o valor dos tickets das oportunidades que você está trabalhando.

    Se o meu "Multiplicador da Meta" estiver definido x6, significa que o meu "A Realizar =" atual precisa ser trabalhado 6 vezes

  • Pipeline Necessário. Valor "A realizar =" X o "Multiplicador da Meta";

  • Pipeline Existente. A soma dos valores dos tickets das oportunidades de negócio em processo no kanban de oportunidades é calculada a partir da fase inicial parametrizada até a penúltima fase do kanban de oportunidades, antes da fase de 'Conclusão', como exemplificado abaixo


  • Saúde do Pipeline. É a representação em valor percentual da probabilidade de atingimento do "Pipeline Necessário" com base no "Pipeline Existente".

    Por exemplo: Na imagem abaixo o "Pipeline Necessário" é $1.500,00 e o "Pipeline Existente" é $750,00;

    Logo, tenho 50% de chance de atingir o valor do "Pipeline Necessário":


Gostaria que a Saúde do meu Pipeline fosse considerada pelo total conquistado anual, e não pelo mensal. Como posso realizar essa parametrização?

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):

3) Em "Total Conquistado" selecione a opção "Acumulado no ano":


Qual é o Cálculo para determinar a Saúde do Pipeline?

Cálculo da Saúde do Pipeline é feito dessa maneira:

Saúde do Pipeline = (Pipeline Existente / Pipeline Necessário) x 100

💡 #DicaDoBem:

Pipeline Existente: Soma dos tickets do kanban, a partir da fase inicial parametrizada até a penúltima fase do processo.

Pipeline Necessário: Valor "A Realizar" (1) X o "Multiplicador da Meta" (2):


O que define a meta do CRM na Saúde do Pipeline?

A soma das metas individuais de todos os usuários, configuradas na opção "12. Usuários" no campo 'Meta Individual Anual', será o fator determinante para estabelecer a meta do CRM na Saúde do Pipeline.


Como é feito o cálculo o Pipeline Existente?

O Pipeline existente compõe a saúde do seu pipeline, conforme demonstrado abaixo:

O "Pipeline Existente" levará em consideração o "Ticket Calculado" de todas as oportunidades, desde a fase inicial configurada nas Preferências do CRM até a penúltima fase do kanban.

  • 💡 O valor do "Ticket Calculado" de cada oportunidade será adicionado ao "Pipeline Existente", desde que ele esteja com a "Fase Atual" dentro daquela definida nas configurações e com status "Ativo":

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