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Perguntas Frequentes: CRM
Perguntas Frequentes: CRM

Neste artigo, descubra as respostas das perguntas mais frequentes sobre o CRM.

Caio Quintal avatar
Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de 2 semanas

Reunimos as perguntas mais comuns sobre o CRM, organizando-as por tema, e aqui responderemos a cada uma delas!

Basta clicar na pergunta para visualizar sua respectiva resposta. 😆

Tópicos do Artigo:


FAQ - Configurações

1) Como posso transferir todas as Contas, Contatos e Oportunidades de Vendedor para outro?

1) No Módulo CRM, Acesse a listagem de Contas (1), Contatos (2) ou Oportunidades (3):

2) Selecione os registros que você deseja transferir (1), e no menu lateral esquerdo, clique em "Transferir" (2):

⚠️ Importante

1) Se desejar transferir Oportunidades, após selecionar todas aquelas de interesse (1), clique em "Alterar Oportunidades Selecionadas" (2):

2) Então, clique em "Transferir para vendedor" (1), selecione o Vendedor de interesse (2), selecione se deseja também alterar o Vendedor na Conta da Oportunidade (3), e por fim, clique em "Confirmar" (4):

3) Uma mensagem será exibida para confirmar se você realmente deseja transferir os registros selecionados. Clique em "Sim":

4) Então, selecione o Vendedor de interesse (1) e clique em "Executar" (2):

2) Como determino a partir de qual etapa a oportunidade deve entrar no pipeline?

Através das configurações do CRM, é possível definir a partir de qual etapa a Oportunidade deve ser incluída no cálculo do seu Pipeline.

Dessa forma, o valor do Ticket das Oportunidades, a partir da Etapa configurada será refletido no campo "Pipeline Existente".

1) Acesse as Configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):

3) Em "Fase inicial para Cálculo do Pipeline Existente" selecione a Etapa que iniciará o cálculo do Pipeline:

3) Qual a finalidade dos "Pontos de Performance"?

Por meio dos Pontos de Performance, você pode atribuir uma pontuação para cada fase da Oportunidade (as colunas no Kanban de Oportunidades).

Isso possibilita a avaliação do desempenho de cada Vendedor ao gerar o Relatório de Performance dos Vendedores.

4) Como posso alterar as nomenclaturas dos Papéis do CRM?

Separamos um artigo com todos os detalhes sobre essa configuração.

Para saber mais, acesse:


FAQ - Contas

5) Preciso cadastrar uma Conta, mas não tenho o CNPJ e o sistema me obriga a preenchê-lo. Como faço para cadastrá-la?

1) Acesse as Configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):

3) Desmarque o campo "Obriga preenchimento de CNPJ/CPF em Contas"

6) O que é a "Validade de Reserva" na Conta?

Além da configuração de permissões no CRM para limitar o acesso do Vendedor apenas às suas próprias Contas, Contatos e Oportunidades, você pode atribuir uma 'Validade de Reserva' a uma Conta.

A "Validade de Reserva" é usada para manter uma Conta reservada exclusivamente para a visualização e acesso de um Vendedor específico durante um período definido. Após o prazo estipulado, essa Conta ficará disponível para todos os Vendedores.

⚠️ Lembrando que a permissão de acesso é realizada nas Configurações do CRM, opção "12. Usuários", na aba "Permissões de Contas, Contatos e Oportunidades", selecionando a opção "Somente as suas oportunidades":

7) Por que meus leads do CRM não constam nos demais módulos?

O CRM é um módulo dedicado à prospecção de Clientes, permitindo o controle das Contas que estão sendo buscadas, e ele é destacado dos demais módulos.

Contudo, quando uma Oportunidade for conquistada, você terá a opção de cadastrá-la como um Cliente conquistado e gerar uma Ordem de Serviço.


FAQ - Oportunidades

8) Como posso faturar minha Oportunidade conquistada e emitir uma NFS-e para ela?

Ao conquistar uma Oportunidade, você pode vincular um Cliente e emitir uma NFS-e para ela, através do módulo de Serviços e NFS-e. Para isso, siga os passos abaixo:

1) Acesse a Oportunidade de interesse, e na aba "Ticket" (1) clique em "Faturamento" (2):

2) Adicione o Cliente do faturamento, buscando na sua lista de cadastros:

💡 Dica: Caso o Cliente não esteja cadastrado, à direita de "Cliente para Faturamento", clique no ícone "🔗", onde você poderá cadastrá-lo:

​3) Clique em "+ Novo":

4) Com isso, uma Ordem de Serviço será criada para essa Oportunidade. Basta preencher todos os dados sobre o Serviço, conforme orientação da sua contabilidade, e faturá-la para gerar uma NFS-e:

9) O que é o ticket?

O Ticket Calculado é o valor que compõe a sua proposta (Oportunidade), considerando o seu valor total. Isso envolve a soma dos Produtos, Serviços e a recorrência multiplicada pela quantidade de períodos (normalmente em meses).

💡 Dica: A "descrição" da composição do ticket pode ser alterada nas Configurações do CRM, opção "11. Composição do Ticket".

Por padrão, a composição do ticket no Omie será:

  • Produtos. Valor do produto oferecido nessa oportunidade;

  • Serviços. Valor do serviço prestado nessa oportunidade;

  • Recorrência. Valores mensais cobrados recorrentemente, tais como suporte, manutenção, locação, hospedagem, etc;

  • Meses. Unidade de tempo onde é cobrado cada vencimento da recorrência;

10) Qual a diferença entre "Recorrência" e "Meses"?

"Recorrência" equivale ao valor cobrado para prestação e/ou manutenção dos produtos/serviços no período determinado.

"Meses" é utilizado para demonstrar o período que será aplicado a recorrência.

💡 Exemplo hipotético: Ticket calculado de venda e instalação de ar condicionado.

O valor do meu Produto é 1.600,00$, o valor do meu Serviço é 450,00$. Realizarei a manutenção do equipamento por 12 meses, com uma mensalidade (recorrência) de 200,00$:


FAQ - Pipeline

11) Resumo CRM: O que é o funil de vendas e o Pipeline?

Tanto funil de vendas quanto o Pipeline são representações visuais do processo comercial da sua empresa:

  • O Pipeline de vendas é uma ferramenta de organização visual que fornece uma visão abrangente dos negócios da área comercial da sua empresa. Nele, você pode acompanhar a meta estabelecida, o valor conquistado, o valor necessário para atingir a meta, o pipeline atual, o pipeline existente e a saúde do pipeline.

    Essa ferramenta auxilia gestores e vendedores a monitorar o estado dos negócios e a garantir uma distribuição adequada para alcançar os objetivos de vendas estabelecidos.

  • Por outro lado, o Funil de Oportunidades oferece uma representação analítica e mensal das taxas de conversão de prospectos, permitindo a visualização do estágio dos potenciais clientes por meio da temperatura das oportunidades.

    A temperatura representa a probabilidade de conquista da oportunidade e é demonstrada para o mês atual, o próximo mês e os meses seguintes.

💡 Dica: A temperatura é determinada em cada oportunidade, conforme a certeza de conquista e proximidade de conclusão:

12) O que é a saúde do pipeline?

A saúde do pipeline é a probabilidade de atingimento do pipeline necessário.

Ela é composta por:

  • Meta +. A soma da meta de todos os vendedores;


  • Conquistado - . O valor de todas as oportunidades conquistadas;


  • A Realizar =. Valor da "Meta +" subtraindo o valor "Conquistado -";

  • Multiplicador da meta. No Omie, o "Multiplicador da Meta" é uma métrica que multiplica o valor "A Realizar =", em geral, ele é utilizado como uma forma de segurança para a empresa ter um "Pipeline Necessário" seguro e garantir o alcance da "Meta +" definida para o período. Ele deve ser definido a partir da regra de negócio da empresa.

Por exemplo: Veja que na imagem abaixo o multiplicador definido está x3. Isso significa que o meu "A Realizar =" atual precisa ser trabalhado 3 vezes:

  • 💡 Lembrando que o "A Realizar =" é o valor dos tickets das oportunidades que você está trabalhando.

  • Pipeline Necessário. Valor "A realizar =" X o "Multiplicador da Meta";

  • Pipeline Existente. A soma dos valores dos tickets das oportunidades de negócio em processo no kanban de oportunidades é calculada a partir da fase inicial parametrizada até a penúltima fase do kanban de oportunidades, antes da fase de 'Conclusão', como exemplificado abaixo:

  • Saúde do Pipeline. É a representação em valor percentual da probabilidade de atingimento do "Pipeline Necessário" com base no "Pipeline Existente".

13) Gostaria que a Saúde do meu pipeline fosse considerada pelo total conquistado anual, e não pelo mensal. Como posso realizar essa parametrização?

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):

3) Em "Total Conquistado" selecione a opção "Acumulado no ano":

14) Qual é o Cálculo para determinar a Saúde do Pipeline?

Cálculo da Saúde do Pipeline é feito dessa maneira:

Saúde do Pipeline = (Pipeline Existente / Pipeline Necessário) x 100

15) O que define a meta do CRM na Saúde do Pipeline?

A soma das metas individuais de todos os usuários, configuradas na opção "12. Usuários" no campo 'Meta Individual Anual', será o fator determinante para estabelecer a meta do CRM na Saúde do Pipeline:

16) Como é feito o cálculo o Pipeline Existente?

O Pipeline existente compõe a saúde do seu pipeline, conforme demonstrado abaixo:

O "Pipeline Existente" levará em consideração o "Ticket Calculado" de todas as oportunidades, desde a fase inicial configurada nas Preferências do CRM até a penúltima fase do kanban:

  • 💡 O valor do "Ticket Calculado" de cada oportunidade será adicionado ao "Pipeline Existente", desde que ele esteja com a "Fase Atual" dentro daquela definida nas configurações e com status "Ativo":


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