Reunimos as perguntas mais comuns sobre o CRM, organizando-as por tema, e aqui responderemos a cada uma delas!
Basta clicar na pergunta para visualizar sua respectiva resposta. 😆
Tópicos do Artigo:
FAQ - Configurações
1) Como posso transferir todas as Contas, Contatos e Oportunidades de Vendedor para outro?
1) Como posso transferir todas as Contas, Contatos e Oportunidades de Vendedor para outro?
1) No Módulo CRM, Acesse a listagem de Contas (1), Contatos (2) ou Oportunidades (3):
2) Selecione os registros que você deseja transferir (1), e no menu lateral esquerdo, clique em "Transferir" (2):
⚠️ Importante
1) Se desejar transferir Oportunidades, após selecionar todas aquelas de interesse (1), clique em "Alterar Oportunidades Selecionadas" (2):
2) Então, clique em "Transferir para vendedor" (1), selecione o Vendedor de interesse (2), selecione se deseja também alterar o Vendedor na Conta da Oportunidade (3), e por fim, clique em "Confirmar" (4):
3) Uma mensagem será exibida para confirmar se você realmente deseja transferir os registros selecionados. Clique em "Sim":
4) Então, selecione o Vendedor de interesse (1) e clique em "Executar" (2):
2) Como determino a partir de qual etapa a oportunidade deve entrar no pipeline?
2) Como determino a partir de qual etapa a oportunidade deve entrar no pipeline?
Através das configurações do CRM, é possível definir a partir de qual etapa a Oportunidade deve ser incluída no cálculo do seu Pipeline.
Dessa forma, o valor do Ticket das Oportunidades, a partir da Etapa configurada será refletido no campo "Pipeline Existente".
1) Acesse as Configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):
3) Em "Fase inicial para Cálculo do Pipeline Existente" selecione a Etapa que iniciará o cálculo do Pipeline:
3) Qual a finalidade dos "Pontos de Performance"?
3) Qual a finalidade dos "Pontos de Performance"?
Por meio dos Pontos de Performance, você pode atribuir uma pontuação para cada fase da Oportunidade (as colunas no Kanban de Oportunidades).
Isso possibilita a avaliação do desempenho de cada Vendedor ao gerar o Relatório de Performance dos Vendedores.
4) Como posso alterar as nomenclaturas dos Papéis do CRM?
4) Como posso alterar as nomenclaturas dos Papéis do CRM?
Separamos um artigo com todos os detalhes sobre essa configuração.
Para saber mais, acesse:
FAQ - Contas
5) Preciso cadastrar uma Conta, mas não tenho o CNPJ e o sistema me obriga a preenchê-lo. Como faço para cadastrá-la?
5) Preciso cadastrar uma Conta, mas não tenho o CNPJ e o sistema me obriga a preenchê-lo. Como faço para cadastrá-la?
1) Acesse as Configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):
3) Desmarque o campo "Obriga preenchimento de CNPJ/CPF em Contas"
6) O que é a "Validade de Reserva" na Conta?
6) O que é a "Validade de Reserva" na Conta?
Além da configuração de permissões no CRM para limitar o acesso do Vendedor apenas às suas próprias Contas, Contatos e Oportunidades, você pode atribuir uma 'Validade de Reserva' a uma Conta.
A "Validade de Reserva" é usada para manter uma Conta reservada exclusivamente para a visualização e acesso de um Vendedor específico durante um período definido. Após o prazo estipulado, essa Conta ficará disponível para todos os Vendedores.
7) Por que meus leads do CRM não constam nos demais módulos?
7) Por que meus leads do CRM não constam nos demais módulos?
O CRM é um módulo dedicado à prospecção de Clientes, permitindo o controle das Contas que estão sendo buscadas, e ele é destacado dos demais módulos.
Contudo, quando uma Oportunidade for conquistada, você terá a opção de cadastrá-la como um Cliente conquistado e gerar uma Ordem de Serviço.
FAQ - Oportunidades
8) Como posso faturar minha Oportunidade conquistada e emitir uma NFS-e para ela?
8) Como posso faturar minha Oportunidade conquistada e emitir uma NFS-e para ela?
Ao conquistar uma Oportunidade, você pode vincular um Cliente e emitir uma NFS-e para ela, através do módulo de Serviços e NFS-e. Para isso, siga os passos abaixo:
1) Acesse a Oportunidade de interesse, e na aba "Ticket" (1) clique em "Faturamento" (2):
2) Adicione o Cliente do faturamento, buscando na sua lista de cadastros:
💡 Dica: Caso o Cliente não esteja cadastrado, à direita de "Cliente para Faturamento", clique no ícone "🔗", onde você poderá cadastrá-lo:
3) Clique em "+ Novo":
4) Com isso, uma Ordem de Serviço será criada para essa Oportunidade. Basta preencher todos os dados sobre o Serviço, conforme orientação da sua contabilidade, e faturá-la para gerar uma NFS-e:
9) O que é o ticket?
9) O que é o ticket?
O Ticket Calculado é o valor que compõe a sua proposta (Oportunidade), considerando o seu valor total. Isso envolve a soma dos Produtos, Serviços e a recorrência multiplicada pela quantidade de períodos (normalmente em meses).
💡 Dica: A "descrição" da composição do ticket pode ser alterada nas Configurações do CRM, opção "11. Composição do Ticket".
Por padrão, a composição do ticket no Omie será:
Produtos. Valor do produto oferecido nessa oportunidade;
Serviços. Valor do serviço prestado nessa oportunidade;
Recorrência. Valores mensais cobrados recorrentemente, tais como suporte, manutenção, locação, hospedagem, etc;
Meses. Unidade de tempo onde é cobrado cada vencimento da recorrência;
10) Qual a diferença entre "Recorrência" e "Meses"?
10) Qual a diferença entre "Recorrência" e "Meses"?
"Recorrência" equivale ao valor cobrado para prestação e/ou manutenção dos produtos/serviços no período determinado.
"Meses" é utilizado para demonstrar o período que será aplicado a recorrência.
💡 Exemplo hipotético: Ticket calculado de venda e instalação de ar condicionado.
O valor do meu Produto é 1.600,00$, o valor do meu Serviço é 450,00$. Realizarei a manutenção do equipamento por 12 meses, com uma mensalidade (recorrência) de 200,00$:
FAQ - Pipeline
11) Resumo CRM: O que é o funil de vendas e o Pipeline?
11) Resumo CRM: O que é o funil de vendas e o Pipeline?
Tanto funil de vendas quanto o Pipeline são representações visuais do processo comercial da sua empresa:
O Pipeline de vendas é uma ferramenta de organização visual que fornece uma visão abrangente dos negócios da área comercial da sua empresa. Nele, você pode acompanhar a meta estabelecida, o valor conquistado, o valor necessário para atingir a meta, o pipeline atual, o pipeline existente e a saúde do pipeline.
Essa ferramenta auxilia gestores e vendedores a monitorar o estado dos negócios e a garantir uma distribuição adequada para alcançar os objetivos de vendas estabelecidos.
Por outro lado, o Funil de Oportunidades oferece uma representação analítica e mensal das taxas de conversão de prospectos, permitindo a visualização do estágio dos potenciais clientes por meio da temperatura das oportunidades.
A temperatura representa a probabilidade de conquista da oportunidade e é demonstrada para o mês atual, o próximo mês e os meses seguintes.
12) O que é a saúde do pipeline?
12) O que é a saúde do pipeline?
A saúde do pipeline é a probabilidade de atingimento do pipeline necessário.
Ela é composta por:
Meta +. A soma da meta de todos os vendedores;
Conquistado - . O valor de todas as oportunidades conquistadas;
A Realizar =. Valor da "Meta +" subtraindo o valor "Conquistado -";
Multiplicador da meta. No Omie, o "Multiplicador da Meta" é uma métrica que multiplica o valor "A Realizar =", em geral, ele é utilizado como uma forma de segurança para a empresa ter um "Pipeline Necessário" seguro e garantir o alcance da "Meta +" definida para o período. Ele deve ser definido a partir da regra de negócio da empresa.
Por exemplo: Veja que na imagem abaixo o multiplicador definido está x3. Isso significa que o meu "A Realizar =" atual precisa ser trabalhado 3 vezes:
💡 Lembrando que o "A Realizar =" é o valor dos tickets das oportunidades que você está trabalhando.
Pipeline Necessário. Valor "A realizar =" X o "Multiplicador da Meta";
Pipeline Existente. A soma dos valores dos tickets das oportunidades de negócio em processo no kanban de oportunidades é calculada a partir da fase inicial parametrizada até a penúltima fase do kanban de oportunidades, antes da fase de 'Conclusão', como exemplificado abaixo:
Saúde do Pipeline. É a representação em valor percentual da probabilidade de atingimento do "Pipeline Necessário" com base no "Pipeline Existente".
13) Gostaria que a Saúde do meu pipeline fosse considerada pelo total conquistado anual, e não pelo mensal. Como posso realizar essa parametrização?
13) Gostaria que a Saúde do meu pipeline fosse considerada pelo total conquistado anual, e não pelo mensal. Como posso realizar essa parametrização?
1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Acesse a aba de Configurações do CRM (1) e clique em "14. Preferências" (2):
3) Em "Total Conquistado" selecione a opção "Acumulado no ano":
15) O que define a meta do CRM na Saúde do Pipeline?
15) O que define a meta do CRM na Saúde do Pipeline?
A soma das metas individuais de todos os usuários, configuradas na opção "12. Usuários" no campo 'Meta Individual Anual', será o fator determinante para estabelecer a meta do CRM na Saúde do Pipeline:
16) Como é feito o cálculo o Pipeline Existente?
16) Como é feito o cálculo o Pipeline Existente?
O Pipeline existente compõe a saúde do seu pipeline, conforme demonstrado abaixo:
O "Pipeline Existente" levará em consideração o "Ticket Calculado" de todas as oportunidades, desde a fase inicial configurada nas Preferências do CRM até a penúltima fase do kanban:
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