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Gerando faturamentos a partir de uma Oportunidade do CRM

Nesse artigo, descubra como criar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e/ou Contrato de Serviço a partir de uma Oportunidade.

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Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de uma semana

Converteu uma Oportunidade em sucesso? Agora, transforme essa vitória em novos negócios sem qualquer retrabalho.

Direto da Oportunidade, você pode usar os dados da Conta e do Contato para criar um Pedido de Venda, uma Ordem de Serviço ou um Contrato de Serviço em um clique.

Tópicos do Artigo:

💡 Para que o vendedor definido na Oportunidade do CRM seja automaticamente levado para o registro criado, é necessário que seu e-mail esteja cadastrado como vendedor no sistema.

Se essa condição não for atendida, ao criar a Ordem de Serviço será atribuído um vendedor padrão, denominado CRM Omie.


Cadastrando o Pedido de Venda pela Oportunidade

Informações importantes

  • Demonstraremos como incluir manualmente um Produto em sua Oportunidade.

    Porém, é essencial que a Solução definida para a Oportunidade tenha a parametrização de Produtos utilizados. Desta forma, essa informação será levada automaticamente a Oportunidade com a Solução indicada.

  • Além disso, lembre-se de configurar os impostos dos Produtos no Cenário Fiscal, para que o cálculo de tributos seja devidamente realizado na Oportunidade e no Pedido de Venda futuro.

1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:

2) No módulo CRM, clique no "Passo 3 - Cadastrar Oportunidades":

3) Um kanban será exibido com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, conforme os filtros aplicados.

Basta localizar a Oportunidade desejada e dar um duplo clique sobre ela:

4) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket":

O Ticket é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.


5) Nesta tela será possível incluir os Produtos associados a Oportunidade, para que posteriormente eles sejam adicionados ao Pedido de Venda criado pela Oportunidade. Para isso, clique em "Editar Produtos":

6) É chegada a hora de incluir o Produto ao Ticket! Para isso, clique no símbolo de lupa 🔍:

💡 Para incluir um Produto ao Ticket da Oportunidade, o ele já deve estar cadastrado em seu aplicativo.

7) Pesquise pelo Produto desejado (1) e selecione ele na listagem (2):


8) Preencha as informações referente ao Produto associado a Oportunidade e clique em Salvar:

  • (1) Categoria: Você pode definir uma Categoria específica para cada item.

  • (2) Cenário Fiscal: Escolha o Cenário Fiscal que será usado, conforme configurado.

  • (3) Local do Estoque: Escolha o Local de Estoque onde a quantidade de Produto movimentada será baixada quando houver faturamento.

  • (4) Quantidade: Informe a quantidade desse Produto que deve ser vendida. É essa quantidade que vai ser baixada do estoque quando o Pedido for faturado e a nota fiscal eletrônica for gerada.

  • (5) Não gerar a saída de estoque ao emitir a NF-e: Marque essa opção caso queira que o Produto não movimente estoque.

  • (6) Valor Unitário: Informe o preço unitário do Produto.

  • (7) Desconto: Houve desconto concedido para o Produto? Informe o percentual ou valor do Desconto.

    💡 Para alterar entre percentual e valor, selecione o ícone acima do campo:

  • (8) Tabela de Preço: Defina se o preço para o Produto será preenchido manualmente, se seguirá o preço cadastrado no Produto ou se irá puxar os valores configurados anteriormente nas suas Tabelas de Preço.

  • (9) Não gerar a conta a receber para este item: Marque essa opção se o produto em questão não deve gerar financeiro.

9) E pronto! O Produto foi incluído! Repita o processo novamente caso deseje mais Produtos associados a Oportunidade.

💡 Precisa excluir algum Produto do Ticket? Basta selecionar o Produto na listagem (1) e clicar em "Excluir" (2):

10) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket" (1) e clique em "$ Faturamento" (2):

11) Ao acessar a área de Faturamento, será necessário definir o Cliente para geração e faturamento do Pedido de Venda.

Caso o CNPJ/CPF da Conta já esteja cadastrado como um Cliente/Fornecedor, o Omie preenche automaticamente o Cliente correspondente na opção “Faturamento”.

Se não houver um cliente correspondente, é preciso cadastrar ou associar um cliente antes de realizar o faturamento.

Para cadastrar um Cliente a partir da Oportunidade, clique no ícone de link🔗 (1) no campo "Cliente". Caso já tenha um cadastro de Cliente para utilizar, clique no ícone de lupa🔍 (2):

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

(1) Cadastrar Cliente

Após clicar no ícone de link 🔗, será necessário definir a forma de cadastro a ser seguida e configurar os dados de seu cadastro de Cliente.

(2) Buscar Cliente


Após clicar no ícone de lupa 🔍, pesquise pelo Cliente desejado e selecione ele na listagem:


12) Após a parametrização do Cliente, clique em "Gerar Pedido de Venda":

💡 É possível gerar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e Contrato de Serviço simultaneamente a partir da Oportunidade! Para isso, na tela "Faturamento" clique em "Gerar Todos":


12) O sistema criará automaticamente um novo Pedido de Venda.

Agora basta apenas completar com os dados do faturamento, salvar e faturar o Pedido! 😉

💡 Ao acessar o Pedido de Venda a partir do módulo de Vendas e NF-e, no menu lateral direito, será demonstrado o status da Oportunidade associada:


Cadastrando a Ordem de Serviço pela Oportunidade

Informação importante

Demonstraremos como incluir manualmente um Serviço em sua Oportunidade.

Porém, é essencial que a Solução definida para a Oportunidade tenha a parametrização de Serviços utilizados. Desta forma, essa informação será levada automaticamente a Oportunidade com a Solução indicada.

1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:

2) No módulo CRM, clique no "Passo 3 - Cadastrar Oportunidades":

3) Um kanban será exibido com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, conforme os filtros aplicados.

Basta localizar a Oportunidade desejada e dar um duplo clique sobre ela:

4) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket":

O Ticket é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.


5) Nesta tela será possível incluir os Serviços associados a Oportunidade, para que posteriormente eles sejam adicionados ao Contrato de Serviço criado pela Oportunidade.

Para isso, clique em "Editar Serviços", abaixo do campo "Serviços":


6) É chegada a hora de incluir o Serviço ao Ticket! Para isso, localize o Serviço desejado na listagem do campo "Serviço":

💡 Para incluir um Serviço ao Ticket da Oportunidade, o Serviço já deve estar cadastrado em seu aplicativo.

7) Preencha as informações referente ao Serviço associado a Oportunidade e clique em Salvar:

  • (1) Categoria: Você pode definir uma Categoria específica para cada Serviço.

  • (2) Quantidade: Informe a quantidade desse Serviço que deve ser vendida.

  • (3) Valor Unitário: Informe o preço unitário do Serviço.

  • (4) Desconto: Houve desconto concedido para o Serviço? Informe o percentual ou valor do Desconto.

    💡 Para alterar entre percentual e valor, selecione o ícone acima do campo:

8) E pronto! O Serviço foi incluído! Repita o processo novamente caso deseje mais Serviços associados a Oportunidade.

💡 Precisa excluir algum Serviço do Ticket? Basta selecionar o Serviço na listagem (1) e clicar em "Excluir" (2):

9) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket" (1) e clique em "$ Faturamento" (2):

10) Ao acessar a área de Faturamento, será necessário definir o Cliente para geração e faturamento do Pedido de Venda.

Caso o CNPJ/CPF da Conta já esteja cadastrado como um Cliente/Fornecedor, o Omie preenche automaticamente o Cliente correspondente na opção “Faturamento”.

Se não houver um cliente correspondente, é preciso cadastrar ou associar um cliente antes de realizar o faturamento.

Para cadastrar um Cliente a partir da Oportunidade, clique no ícone de clipe de papel 🔗 (1) acima do campo "Cliente". Caso já tenha um cadastro de Cliente para utilizar, clique em "Buscar Cliente" (2):

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

(1) Cadastrar Cliente

Após clicar no ícone de link 🔗, será necessário definir a forma de cadastro a ser seguida e configurar os dados de seu cadastro de Cliente.

(2) Buscar Cliente


Após clicar no ícone de lupa 🔍, pesquise pelo Cliente desejado e selecione ele na listagem:


11) Após a parametrização do Cliente, clique em "Gerar Ordem de Serviço":

💡 É possível gerar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e Contrato de Serviço simultaneamente a partir da Oportunidade! Para isso, na tela "Faturamento" clique em "Gerar Todos":


12) O sistema criará automaticamente uma nova Ordem de Serviço. Agora basta apenas completar com os dados do faturamento, salvá-los e faturar a Ordem de Serviço! 😉

💡 Ao acessar a Ordem de Serviço a partir do módulo de Serviços e NFS-e, no menu lateral direito será demonstrado o status da Oportunidade associada.



Cadastrando o Contrato de Serviço pela Oportunidade

Informação importante

Demonstraremos como incluir manualmente um Serviço em sua Oportunidade.

Porém, é essencial que a Solução definida para a Oportunidade tenha a parametrização de Serviços utilizados. Desta forma, essa informação será levada automaticamente a Oportunidade com a Solução indicada.

1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:

2) No módulo CRM, clique no "Passo 3 - Cadastrar Oportunidades":

3) Um kanban será exibido com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, conforme os filtros aplicados.

Basta localizar a Oportunidade desejada e dar um duplo clique sobre ela:

4) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket":

O Ticket é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.


5) Nesta tela será possível incluir os Serviços associados a Oportunidade, para que posteriormente eles sejam adicionados ao Contrato de Serviço criado pela Oportunidade.

Para isso, clique em "Editar Serviços", abaixo do campo "Recorrência":


6) É chegada a hora de incluir o Serviço de Recorrência ao Ticket! Para isso, localize o Serviço desejado na listagem do campo "Serviço":

💡 Para incluir um Serviço ao Ticket da Oportunidade, ele já deve estar cadastrado em seu aplicativo.

7) Preencha as informações referente ao Serviço associado a Oportunidade e clique em Salvar:

  • (1) Categoria: Você pode definir uma Categoria específica para cada Serviço.

  • (2) Quantidade: Informe a quantidade desse Serviço que deve ser vendida.

  • (3) Valor Unitário: Informe o preço unitário do Serviço.

  • (4) Desconto: Houve desconto concedido para o Serviço? Informe o percentual ou valor do Desconto.

    💡 Para alterar entre percentual e valor, selecione o ícone acima do campo:

8) E pronto! O Serviço foi incluído! Repita o processo novamente caso deseje mais Serviços associados a Oportunidade.

💡 Precisa excluir algum Serviço do Ticket? Basta selecionar o Serviço na listagem (1) e clicar em "Excluir" (2):

9) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket" (1) e clique em "$ Faturamento" (2):

10) Ao acessar a área de Faturamento, será necessário definir o Cliente para geração e faturamento do Pedido de Venda.

Caso o CNPJ/CPF da Conta já esteja cadastrado como um Cliente/Fornecedor, o Omie preenche automaticamente o Cliente correspondente na opção “Faturamento”.

Se não houver um cliente correspondente, é preciso cadastrar ou associar um cliente antes de realizar o faturamento.

Para cadastrar um Cliente a partir da Oportunidade, clique no ícone de clipe de papel 🔗 (1) acima do campo "Cliente". Caso já tenha um cadastro de Cliente para utilizar, clique em "Buscar Cliente" (2):

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

(1) Cadastrar Cliente

Após clicar no ícone de link 🔗, será necessário definir a forma de cadastro a ser seguida e configurar os dados de seu cadastro de Cliente.

(2) Buscar Cliente


Após clicar no ícone de lupa 🔍, pesquise pelo Cliente desejado e selecione ele na listagem:


11) Após a parametrização do Cliente, clique em "Gerar Ordem de Serviço":

💡 É possível gerar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e Contrato de Serviço simultaneamente a partir da Oportunidade! Para isso, na tela "Faturamento" clique em "Gerar Todos":


12) O sistema criará automaticamente um novo Contrato de Serviço. Agora basta apenas completar com os dados do faturamento, salvá-los e faturar o Contrato! 😉

💡 Ao acessar a Ordem de Serviço a partir do módulo de Serviços e NFS-e, no menu lateral direito será demonstrado o status da Oportunidade associada.


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