Converteu uma Oportunidade em sucesso? Agora, transforme essa vitória em novos negócios sem qualquer retrabalho.
Direto da Oportunidade, você pode usar os dados da Conta e do Contato para criar um Pedido de Venda, uma Ordem de Serviço ou um Contrato de Serviço em um clique.
Tópicos do Artigo:
💡 Para que o vendedor definido na Oportunidade do CRM seja automaticamente levado para o registro criado, é necessário que seu e-mail esteja cadastrado como vendedor no sistema.
Se essa condição não for atendida, ao criar a Ordem de Serviço será atribuído um vendedor padrão, denominado CRM Omie.
Cadastrando o Pedido de Venda pela Oportunidade
Informações importantes
Demonstraremos como incluir manualmente um Produto em sua Oportunidade.
Porém, é essencial que a Solução definida para a Oportunidade tenha a parametrização de Produtos utilizados. Desta forma, essa informação será levada automaticamente a Oportunidade com a Solução indicada.
Além disso, lembre-se de configurar os impostos dos Produtos no Cenário Fiscal, para que o cálculo de tributos seja devidamente realizado na Oportunidade e no Pedido de Venda futuro.
1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:
2) No módulo CRM, clique no "Passo 3 - Cadastrar Oportunidades":
3) Um kanban será exibido com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, conforme os filtros aplicados.
Basta localizar a Oportunidade desejada e dar um duplo clique sobre ela:
4) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba “Ticket” (1).
Nessa tela, você poderá vincular os Produtos associados à Oportunidade, garantindo que eles sejam automaticamente incluídos no Pedido de Venda gerado a partir dela.
Para isso, no campo “Produtos Utilizados”, clique no ícone de lápis ✏️ (2):
O Ticket é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.
5) É chegada a hora de incluir o Produto ao Ticket! No campo "Produto", clique no símbolo de lupa 🔍:
💡 Para incluir um Produto ao Ticket da Oportunidade, o ele já deve estar cadastrado em seu aplicativo.
6) Pesquise pelo Produto desejado (1) e dê um duplo clique sobre ele na listagem (2):
7) Preencha as informações referente ao Produto associado a Oportunidade e clique em Salvar:
(1) Categoria: Você pode definir uma Categoria específica para cada item.
(2) Cenário Fiscal: Escolha o Cenário Fiscal que será usado, conforme configurado.
(3) Local do Estoque: Escolha o Local de Estoque onde a quantidade de Produto movimentada será baixada quando houver faturamento.
(4) Quantidade: Informe a quantidade desse Produto que deve ser vendida. É essa quantidade que vai ser baixada do estoque quando o Pedido for faturado e a nota fiscal eletrônica for gerada.
(5) Não gerar a saída de estoque ao emitir a NF-e: Marque essa opção caso queira que o Produto não movimente estoque.
(6) Valor Unitário: Informe o preço unitário do Produto.
(7) Desconto: Houve desconto concedido para o Produto? Informe o percentual ou valor do Desconto.
(8) Tabela de Preço: Defina se o preço para o Produto será preenchido manualmente, se seguirá o preço cadastrado no Produto ou se irá puxar os valores configurados anteriormente nas suas Tabelas de Preço.
(9) Não gerar a conta a receber para este item: Marque essa opção se o produto em questão não deve gerar financeiro.
8) E pronto! O Produto foi incluído! Repita o processo caso queira mais Produtos associados a Oportunidade.
💡 Precisa excluir algum Produto do Ticket? Basta selecionar o Produto na listagem (1) e clicar em "Excluir" (2):
9) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket" (1) e clique em "$ Faturamento" (2):
10) Ao acessar a área de Faturamento, será necessário definir o Cliente para geração e faturamento do Pedido de Venda.
Caso o CNPJ/CPF da Conta já esteja cadastrado como um Cliente/Fornecedor, o Omie preenche automaticamente o Cliente correspondente na opção “Faturamento”.
Se não houver um cliente correspondente, é preciso cadastrar ou associar um cliente antes de realizar o faturamento.
Para cadastrar um Cliente a partir da Oportunidade, clique no ícone de link🔗 (1) no campo "Cliente". Caso já tenha um cadastro de Cliente para utilizar, clique no ícone de lupa🔍 (2):
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
(1) Cadastrar Cliente
(1) Cadastrar Cliente
Após clicar no ícone de link 🔗, será necessário definir a forma de cadastro a ser seguida e configurar os dados de seu cadastro de Cliente.
11) Após a parametrização do Cliente, clique em "Gerar Pedido de Venda":
💡 É possível gerar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e Contrato de Serviço simultaneamente a partir da Oportunidade! Para isso, na tela "Faturamento" clique em "Gerar Todos":
12) O sistema cadastrará automaticamente um novo Pedido de Venda.
Agora, basta apenas completar com os dados do faturamento, salvar e faturar o Pedido! 😉
💡 Ao acessar o Pedido de Venda a partir do módulo de Vendas e NF-e, no menu lateral direito, será demonstrado o status da Oportunidade associada:
Cadastrando a Ordem de Serviço pela Oportunidade
Informação importante
Demonstraremos como incluir manualmente um Serviço em sua Oportunidade.
Porém, é essencial que a Solução definida para a Oportunidade tenha a parametrização de Serviços utilizados. Desta forma, essa informação será levada automaticamente a Oportunidade com a Solução indicada.
1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:
2) No módulo CRM, clique no "Passo 3 - Cadastrar Oportunidades":
3) Um kanban será exibido com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, conforme os filtros aplicados.
Basta localizar a Oportunidade desejada e dar um duplo clique sobre ela:
4) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba “Ticket” (1).
Nessa tela, você poderá vincular os Serviços associados à Oportunidade, garantindo que eles sejam automaticamente incluídos na Ordem de Serviço gerada a partir dela.
Para isso, no campo “Serviços Utilizados”, clique no ícone de lápis ✏️ (2):
O Ticket é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.
5) É chegada a hora de incluir o Serviço ao Ticket!
No campo "Serviço", localize o Serviço de interesse:
💡 Para incluir um Serviço ao Ticket da Oportunidade, o Serviço já deve estar cadastrado em seu aplicativo.
6) Preencha as informações referente ao Serviço associado a Oportunidade e clique em Salvar:
(1) Categoria: Você pode definir uma Categoria específica para cada Serviço.
(2) Quantidade: Informe a quantidade desse Serviço que deve ser vendida.
(3) Valor Unitário: Informe o preço unitário do Serviço.
(4) Desconto: Houve desconto concedido para o Serviço? Informe o percentual ou valor do Desconto.
7) E pronto! O Serviço foi incluído! Repita o processo novamente caso deseje mais Serviços associados a Oportunidade.
💡 Precisa excluir algum Serviço do Ticket? Basta selecionar o Serviço na listagem (1) e clicar em "Excluir" (2):
8) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket" (1) e clique em "$ Faturamento" (2):
9) Ao acessar a área de Faturamento, será necessário definir o Cliente para geração e faturamento do Pedido de Venda.
Caso o CNPJ/CPF da Conta já esteja cadastrado como um Cliente/Fornecedor, o Omie preenche automaticamente o Cliente correspondente na opção “Faturamento”.
Se não houver um cliente correspondente, é preciso cadastrar ou associar um cliente antes de realizar o faturamento.
Para cadastrar um Cliente a partir da Oportunidade, clique no ícone de clipe de papel 🔗 (1) acima do campo "Cliente". Caso já tenha um cadastro de Cliente para utilizar, clique em "Buscar Cliente" (2):
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
(1) Cadastrar Cliente
(1) Cadastrar Cliente
Após clicar no ícone de link 🔗, será necessário definir a forma de cadastro a ser seguida e configurar os dados de seu cadastro de Cliente.
11) Após a parametrização do Cliente, clique em "Gerar Ordem de Serviço":
💡 É possível gerar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e Contrato de Serviço simultaneamente a partir da Oportunidade! Para isso, na tela "Faturamento" clique em "Gerar Todos":
10) O sistema cadastrá automaticamente uma nova Ordem de Serviço. Agora basta apenas completar com os dados do faturamento, salvá-los e faturar a Ordem de Serviço! 😉
💡 Ao acessar a Ordem de Serviço a partir do módulo de Serviços e NFS-e, no menu lateral direito será demonstrado o status da Oportunidade associada.
Cadastrando o Contrato de Serviço pela Oportunidade
Informação importante
Demonstraremos como incluir manualmente um Serviço em sua Oportunidade.
Porém, é essencial que a Solução definida para a Oportunidade tenha a parametrização de Serviços utilizados. Desta forma, essa informação será levada automaticamente a Oportunidade com a Solução indicada.
1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:
2) No módulo CRM, clique no "Passo 3 - Cadastrar Oportunidades":
3) Um kanban será exibido com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, conforme os filtros aplicados.
Basta localizar a Oportunidade desejada e dar um duplo clique sobre ela:
4) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba “Ticket” (1).
Nessa tela, você poderá vincular os Serviços de Recorrência associados à Oportunidade, garantindo que eles sejam automaticamente incluídos no Contrato de Serviço gerado a partir dela.
Para isso, no campo “Recorrência Mensal”, clique no ícone de lápis ✏️ (2):
O Ticket é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.
5) Preencha as informações referente ao Serviço associado a Oportunidade e clique em Salvar:
(1) Categoria: Você pode definir uma Categoria específica para cada Serviço.
(2) Quantidade: Informe a quantidade desse Serviço que deve ser vendida.
(3) Valor Unitário: Informe o preço unitário do Serviço.
(4) Desconto: Houve desconto concedido para o Serviço? Informe o percentual ou valor do Desconto.
6) E pronto! O Serviço foi incluído! Repita o processo novamente caso deseje mais Serviços associados a Oportunidade.
💡 Precisa excluir algum Serviço do Ticket? Basta selecionar o Serviço na listagem (1) e clicar em "Excluir" (2):
7) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket" (1) e clique em "$ Faturamento" (2):
8) Ao acessar a área de Faturamento, será necessário definir o Cliente para geração e faturamento do Pedido de Venda.
Caso o CNPJ/CPF da Conta já esteja cadastrado como um Cliente/Fornecedor, o Omie preenche automaticamente o Cliente correspondente na opção “Faturamento”.
Se não houver um cliente correspondente, é preciso cadastrar ou associar um cliente antes de realizar o faturamento.
Para cadastrar um Cliente a partir da Oportunidade, clique no ícone de clipe de papel 🔗 (1) acima do campo "Cliente". Caso já tenha um cadastro de Cliente para utilizar, clique em "Buscar Cliente" (2):
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
(1) Cadastrar Cliente
(1) Cadastrar Cliente
Após clicar no ícone de link 🔗, será necessário definir a forma de cadastro a ser seguida e configurar os dados de seu cadastro de Cliente.
9) Após a parametrização do Cliente, clique em "Gerar Contrato de Serviço":
💡 É possível gerar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e Contrato de Serviço simultaneamente a partir da Oportunidade!
Para isso, na tela "Faturamento" clique em "Gerar Todos":
10) O sistema cadastrará automaticamente um novo Contrato de Serviço.
Agora, basta apenas completar com os dados do faturamento, salvá-los e faturar o Contrato! 😉
💡 Ao acessar a Ordem de Serviço a partir do módulo de Serviços e NFS-e, no menu lateral direito será demonstrado o status da Oportunidade associada.






































