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Cadastrando um Pedido de Venda a partir de uma Oportunidade do CRM

Nesse artigo, descubra como criar um Pedido de Venda a partir de uma Oportunidade.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de um mês

Após alcançar sucesso em sua Oportunidade do CRM, você pode utilizar as informações da Conta e do Contato para cadastrar um Pedido de Venda diretamente por ela!

Informação importante

O artigo abaixo demonstra como incluir manualmente um Produto em sua Oportunidade. Porém, é essencial que a Solução definida para a Oportunidade tenha a parametrização de Produtos utilizados. Desta forma, essa informação será levada automaticamente a Oportunidade com a Solução indicada.


Além disso, lembre-se de configurar os impostos dos Produtos no Cenário Fiscal, para que o cálculo de tributos seja devidamente realizado na Oportunidade e no Pedido de Venda futuro.

Tópicos do Artigo:


Produtos associados a Oportunidade

1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:

2) Você será direcionado a tela de Passo a Passo do módulo. Acesse o Passo "3 - Cadastrar Oportunidades":

3) Será exibido um kanban com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, considerando o filtro aplicado. Encontre a Oportunidade desejada e dê um duplo clique sobre ela:

4) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket":

O Ticket é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.


5) Nesta tela será possível incluir os Produtos associados a Oportunidade, para que posteriormente eles sejam adicionados ao Pedido de Venda criado pela Oportunidade. Para isso, clique em "Editar Produtos":


6) Clique em "Incluir":

7) É chegada a hora de incluir o Produto ao Ticket! Para isso, clique em "Pesquisar":

💡 Para incluir um Produto ao Ticket da Oportunidade, o Produto já deve estar cadastrado em seu aplicativo.

8) Pesquise pelo Produto desejado (1) e selecione ele na listagem (2):


9) Preencha as informações referente ao Produto associado a Oportunidade, sendo elas:

  • (1) Categoria: Você pode definir uma Categoria específica para cada item.

  • (2) Cenário Fiscal: Escolha o Cenário Fiscal que será usado, conforme configurado.

  • (3) Local do Estoque: Escolha o Local de Estoque onde a quantidade de Produto movimentada será baixada quando houver faturamento.

  • (4) Quantidade: Informe a quantidade desse Produto que deve ser vendida. É essa quantidade que vai ser baixada do estoque quando o Pedido for faturado e a nota fiscal eletrônica for gerada.

  • (5) Não gerar a saída de estoque ao emitir a NF-e: Marque essa opção caso queira que o Produto não movimente estoque.

  • (6) Valor Unitário: Informe o preço unitário do Produto.

  • (7) Desconto: Houve desconto concedido para o Produto? Informe o percentual ou valor do Desconto.

💡 Para alterar entre percentual e valor, selecione o ícone acima do campo:

  • (8) Tabela de Preço: Defina se o preço para o Produto será preenchido manualmente ou conforme o preço de venda do cadastro do Produto.

  • (9) Não gerar a conta a receber para este item: Marque essa opção se o produto em questão não deve gerar financeiro.

10) Ao fim das configurações, clique em "Salvar":

11) E pronto! O Produto foi incluído! Repita o processo novamente caso deseje mais Produtos associados a Oportunidade.

💡 Precisa excluir algum Produto do Ticket? Basta selecionar o Produto na listagem (1) e clicar em "Excluir" (2):


Cadastrando o Pedido de Venda pela Oportunidade

Atenção!

Para que o vendedor definido na Oportunidade do CRM seja automaticamente levado para o registro criado, é necessário que seu e-mail esteja cadastrado como vendedor no sistema. Se essa condição não for atendida, ao criar o Pedido de Venda será atribuído um vendedor padrão, denominado CRM Omie.

1) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket" (1) e clique em "$ Faturamento" (2):

2) Ao acessar a área de Faturamento, será necessário definir o Cliente para geração e faturamento do Pedido de Venda.

Caso o CNPJ/CPF da Conta já esteja cadastrado como um Cliente/Fornecedor, o Omie preenche automaticamente o Cliente correspondente na opção “Faturamento”. Se não houver um cliente correspondente, é preciso cadastrar ou associar um cliente antes de realizar o faturamento.

Para cadastrar um Cliente a partir da Oportunidade, clique no ícone de clipe de papel 🔗 (1) acima do campo "Cliente". Caso já tenha um cadastro de Cliente para utilizar, clique em "Buscar Cliente" (2):

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

(1) Cadastrar Cliente

Após clicar no ícone de clipe de papel 🔗 acima do campo "Cliente", será necessário definir a forma de cadastro a ser seguida e configurar os dados de seu cadastro de Cliente.

(2) Buscar Cliente


Após clicar na opção "Buscar Cliente", pesquise pelo Cliente desejado e selecione ele na listagem:



3) Após a parametrização do Cliente, clique em "Gerar Pedido de Venda":

💡 É possível gerar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e Contrato de Serviço simultaneamente a partir da Oportunidade! Para isso, na tela "Faturamento" clique em "Gerar Todos":


4) O sistema criará automaticamente um novo Pedido de Venda. Agora basta apenas completar com os dados do faturamento, salvar os dados e faturar o Pedido! 😉

💡 Ao acessar o Pedido de Venda a partir do módulo de Vendas e NF-e, será demonstrada o status da Oportunidade associada na lateral esquerda:

5) Ao retornar a aba de faturamento da Oportunidade será apresentado o Pedido de Venda gerado, disponível para acesso a partir de um duplo clique:


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