Após alcançar sucesso em sua Oportunidade do CRM, você pode utilizar as informações da Conta e do Contato para cadastrar uma Ordem de Serviço diretamente por ela!
Informação importante
O artigo abaixo demonstra como incluir manualmente um Serviço em sua Oportunidade. Porém, é essencial que a Solução definida para a Oportunidade tenha a parametrização de Serviços utilizados. Desta forma, essa informação será levada automaticamente a Oportunidade com a Solução indicada.
Tópicos do Artigo:
Serviços associados a Oportunidade
1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de CRM:
2) Você será direcionado a tela de Passo a Passo do módulo. Acesse o Passo "3 - Cadastrar Oportunidades":
3) Será exibido um kanban com todas as suas Oportunidades registradas no Omie, considerando o filtro aplicado. Encontre a Oportunidade desejada e dê um duplo clique sobre ela:
4) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket":
O Ticket é a proposta oferecida ao cliente e engloba todos os elementos que a compõem.
5) Nesta tela será possível incluir os Serviços associados a Oportunidade, para que posteriormente eles sejam adicionados ao Contrato de Serviço criado pela Oportunidade. Para isso, clique em "Editar Serviços", abaixo do campo "Serviços":
6) Clique em "Incluir":
7) É chegada a hora de incluir o Serviço ao Ticket! Para isso, localize o Serviço desejado na listagem do campo "Serviço":
💡 Para incluir um Serviço ao Ticket da Oportunidade, o Serviço já deve estar cadastrado em seu aplicativo.
8) Preencha as informações referente ao Serviço associado a Oportunidade, sendo elas:
(1) Categoria: Você pode definir uma Categoria específica para cada Serviço.
(2) Quantidade: Informe a quantidade desse Serviço que deve ser vendida.
(3) Valor Unitário: Informe o preço unitário do Serviço.
(4) Desconto: Houve desconto concedido para o Serviço? Informe o percentual ou valor do Desconto.
9) Ao fim das configurações, clique em "Salvar":
10) E pronto! O Serviço foi incluído! Repita o processo novamente caso deseje mais Serviços associados a Oportunidade.
💡 Precisa excluir algum Serviço do Ticket? Basta selecionar o Serviço na listagem (1) e clicar em "Excluir" (2):
Cadastrando a Ordem de Serviço pela Oportunidade
1) No cadastro da Oportunidade, acesse a aba "Ticket" (1) e clique em "$ Faturamento" (2):
2) Ao acessar a área de Faturamento, será necessário definir o Cliente para geração e faturamento do Pedido de Venda.
Caso o CNPJ/CPF da Conta já esteja cadastrado como um Cliente/Fornecedor, o Omie preenche automaticamente o Cliente correspondente na opção “Faturamento”. Se não houver um cliente correspondente, é preciso cadastrar ou associar um cliente antes de realizar o faturamento.
Para cadastrar um Cliente a partir da Oportunidade, clique no ícone de clipe de papel 🔗 (1) acima do campo "Cliente". Caso já tenha um cadastro de Cliente para utilizar, clique em "Buscar Cliente" (2):
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
3) Após a parametrização do Cliente, clique em "Gerar Ordem de Serviço":
💡 É possível gerar um Pedido de Venda, Ordem de Serviço e Contrato de Serviço simultaneamente a partir da Oportunidade! Para isso, na tela "Faturamento" clique em "Gerar Todos":
4) O sistema criará automaticamente uma nova Ordem de Serviço. Agora basta apenas completar com os dados do faturamento, salvar os dados e faturar a Ordem de Serviço! 😉
💡 Ao acessar a Ordem de Serviço de Serviço a partir do módulo de Serviços e NFS-e, será demonstrada o status da Oportunidade associada na lateral esquerda:
5) Ao retornar a aba de faturamento da Oportunidade será apresentada a Ordem de Serviço gerada, disponível para acesso a partir de um duplo clique: