Passar para o conteúdo principal

Cadastrando Contatos no CRM

Nesse artigo, descubra como fazer o cadastro de um contato no CRM.

Sara Celis avatar
Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de 2 semanas

No CRM, o Contato representa a pessoa de referência dentro de uma empresa - ou Conta.

Ao cadastrar uma nova Conta, você pode (e deve!) associar os Contatos correspondentes, garantindo um relacionamento mais direto e personalizado.

💡 Quer ver um exemplo prático?

Você tem uma oportunidade em andamento com a empresa Omie (Conta), e o responsável pela negociação é o Anderson.


Nesse caso, o Anderson é o Contato vinculado à Conta Omie, ou seja, sua principal pessoa de contato dentro daquela empresa.

Tópicos do Artigo


Cadastrando seus Contatos no CRM

No Omie, é possível cadastrar seus Contatos do CRM de diversas maneiras.

Por isso, a seguir, forneceremos uma explicação detalhada de cada uma delas. 😉

📝 Cadastro manual via CRM

Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de CRM:​

2) Selecione a opção "Cadastrar Contratos":

3) Assim, você acessará a listagem com os Contatos já cadastradas no Omie. Para cadastrar um novo Contato, clique em "Incluir":

4) Agora é com você! 😊

Preencha manualmente os campos do Contato com as informações relacionadas:

📇 Cadastro pelo vCard

No Omie, você pode cadastrar um Contato a partir de um vCard!

💡 O que é um vCard?

O vCard é um cartão de visitas digital, geralmente no formato .vcf, que armazena dados como nome, telefone, e-mail e endereço — tudo pronto para ser compartilhado com facilidade.

Além de agilizar o cadastro de contatos, o vCard também é uma excelente forma de fazer backup ou importar agendas completas de forma prática e organizada.

1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de CRM:​

2) Selecione a opção "Cadastrar Contratos":

3) Clique em "Importar vCard":

4) Arraste o arquivo para esta área ou clique no centro da tela para selecionar e fazer o upload do vCard (.vcf) salvo no seu computador:

5) Em instantes, o sistema ralizará o cadastro com os dados presentes no cartão de visita digital:

6) Tudo pronto! Agora basta você revisar e complementar os demais campos do cadastro, não se esquecendo de clicar no botão "Salvar" quando terminar. 🚀

💡 Quer ainda mais agilidade no cadastro dos seus Contatos?

No CRM do Omie, você também pode automatizar esse processo com duas opções super práticas:

🌐 Cadastro via API

  • Ideal para quem deseja integrar sistemas e automatizar completamente o envio de dados. Perfeito para equipes com alto volume de cadastros e foco em eficiência!

  • Importe diversas Contas de uma só vez! Basta preencher o modelo de planilha e o Omie cuida do resto, poupando tempo e evitando erros manuais.


Preenchendo os dados do Contato

1) Após incluir um Contato, recomendamos iniciar o cadastro ou a revisão pelos dados principais, que incluem:

  • (1) Nome do Contato: Preencha o nome do Contato.

  • (2) Sobrenome: Preencha o Sobrenome do Contato.

  • (3) Foto. Clique aqui para adicionar uma imagem para esse Contato

  • (4) Cargo. Preencha o Cargo desse Contato.

  • (5) Data de Nascimento: Preencha a Data de Nascimento do Contato.

  • (6) Vendedor (Papel): Informe o vendedor responsável por este Contato.


    Por padrão, o Omie preencherá automaticamente esse campo com o usuário que está efetuando o cadastro. Caso necessário, você pode alterar o vendedor manualmente para refletir a responsabilidade correta dentro da equipe.

    💡 Os Papéis representam as funções ou responsabilidades desempenhadas pelos membros da equipe de vendas durante o processo de venda em sua empresa.

    No Omie, há 3 tipos de Papéis, no entanto, é possível personalizá-los.

    Saiba mais: Configuração do CRM: 10. Papéis

2) Agora, você pode continuar preenchendo as outras abas relacionadas ao Contato, que incluem:


(1) Aba Oportunidades

Nessa aba, você visualizará automaticamente todas as Oportunidades já associadas a esse Contato (1).

E se surgir uma nova chance de negócio, é só clicar em "➕ Incluir Oportunidade" (2) para registrá-la rapidamente e vinculá-la a esse Contato:

(2) Aba Endereço

Nessa aba, insira as informações de endereço do Contato:

(3) Aba Telefone e E-mail

Nessa aba, você pode inserir as informações de contato direto com a Contato, como e-mail, telefone e o website, para facilitar a comunicação e manter um relacionamento próximo com o seu potencial cliente.

(4) Aba Mapa

Se os dados de endereço do Contato estiverem preenchidos corretamente, um mini mapa da região será exibido automaticamente, oferecendo uma visualização rápida e prática da localização.


(5) Aba Informações Adicionais

Nessa aba, você pode preencher observações importantes sobre esse Contato.


Essas informações enriquecem o perfil da Conato, permitindo uma visão mais completa e estratégica para melhor direcionar suas ações e decisões.

(6) Aba Características

Nesta aba, adicione Características para esse Contato, escolhendo entre as opções previamente cadastradas.

4) Tudo pronto! Agora, basta salvar as informações preenchidas e começar a desfrutar do CRM Omie ao máximo. 🚀



📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?