Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus pagamentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas.
Após cadastrar no Omie uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do Banco Safra e configurar o processo de pagamentos, você pode cadastrar todas as suas Contas a Pagar no sistema, inserindo os detalhes necessários de cada transação.
Com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco. Assim que o banco recebe o arquivo, suas contas estarão prontas para serem aprovadas e pagas!
Experimente agora mesmo a facilidade de automatizar seus pagamentos com o Omie, liberando mais tempo para você focar seus esforços em impulsionar o sucesso da sua empresa! 🚀
⚠️ Informações Importantes
Os custos associados aos pagamentos via Pix serão determinados com base no acordo estabelecido entre a sua empresa e o banco. Portanto, para obter mais detalhes, entre em contato com o seu gerente bancário.
É importante ressaltar que o processo de pagamento ou transferência via Pix é realizado por meio de Remessas, ou seja, não ocorre de forma instantânea.
Tópicos do Artigo:
Configurando a Conta Corrente do Safra
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:
3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do Safra já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).
Se você ainda não cadastrou sua conta do Safra, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:
4) Ao acessar o cadastro da sua conta do Safra, clique na aba Pagamentos e CNAB (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Então, clique na mensagem "Clique aqui para acessar e modificar as informações necessárias para o envio do arquivo com a remessa de pagamentos", conforme indicado na imagem abaixo:
6) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Pagamentos do Safra, e por fim, clique em "Confirmar".
Essas informações incluem:
(1) Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.
(2) Conta Corrente (com dígito): Confirme os dados completos da sua Conta Corrente.
(3) Tipo de Remessa: Selecione o Tipo de Remessa, conforme a orientação do responsável por sua conta no banco.
(4) Enviar os pagamentos já autorizados (quando disponível): Se esta opção estiver disponível pelo Safra na sua conta, ao ativar este botão no Omie, os pagamentos serão enviados para o banco já autorizados, ou seja, sem a necessidade de aprovação adicional via Internet Banking após a importação da Remessa de Pagamentos.
💡 Recomendações Omie para melhorar a sua experiência
Nessa área, você encontrará campos de preenchimento alinhados com o layout do Safra. Preencha todas as informações conforme as orientações fornecidas pelo responsável por sua conta no banco.
Homologação
Antes de enviar as Contas a Pagar por meio do arquivo de Remessa de Pagamentos, verifique com o seu banco se é necessário homologar a transmissão desse arquivo.
Após receber a confirmação de que o processo pode ser executado em produção, realize seus pagamentos usando os arquivos gerados pelo Omie.
Configuração no Cadastro de Clientes e Fornecedores
Para melhorar ainda mais a eficiência dos seus processos, você pode parametrizar os dados bancários dos seus clientes e fornecedores.
Deste modo, estes dados serão preenchidos automaticamente em pagamentos futuros, economizando tempo e minimizando erros.
Cadastrando os seus Pagamentos
Depois de configurar a sua Conta Corrente do Safra e revisar as Recomendações Omie, você pode cadastrar suas Contas a Pagar para efetuar os pagamentos! 🚀
1) Cadastre a sua Conta a Pagar e selecione a Conta Corrente do Safra, previamente configurada.
2) Na Conta a Pagar, após preencher todos os campos necessários, acesse a aba "Integração Bancária e CNAB":
3) Em seguida, selecione a forma de pagamento desejada, conforme o CNAB de Pagamento utilizado na sua conta.
Atualmente, existem três opções para sua escolha, sendo elas:
💡 Para expandir ou recuar a instrução desejada, clique na seta ▼
Transferência Bancária via TEF ou TED
Transferência Bancária via TEF ou TED
Escolha a opção "Transferência Bancária" (1), selecione uma "Finalidade" disponível relacionada a TEF ou TED (2) e preencha os dados bancários do Beneficiário (3):
💡 Os dados bancários do beneficiário serão automaticamente preenchidos com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-los manualmente.
Pagamentos via PIX
Pagamentos via PIX
Escolha a Forma de Pagamento "Transferência Bancária" (1) e selecione um dos tipos de Finalidade relacionados a Pix, conforme o CNAB de Pagamento de sua Conta:
CNAB 240: Selecione a finalidade "Pix Transferência" (1) e, em seguida, forneça a chave Pix do destinatário ou utilize o QR-Code Pix (2):
🧭 Guia para Preencher a Chave Pix
Você pode preencher a Chave Pix com os seguintes tipos de informações:
CNPJ / CPF (sem pontos ou espaços.)
Número de Celular (iniciando com +55 e DDD)
Endereço de E-mail
Chave Aleatória (geralmente com 36 dígitos)
A Chave Pix será automaticamente preenchida com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-la manualmente.
CNAB 400: Nesta CNAB, o Pix é realizado a partir dos Dados Bancários. Portanto, selecione dentre as finalidades correspondentes com o tipo de conta do favorecido, podendo ser "Transferência PIX por Dados Bancários (Conta Corrente)", "Transferência PIX por Dados Bancários (Conta Poupança)" ou "Transferência PIX por Dados Bancários (Conta Pagamento)":
💡 Os dados bancários do beneficiário serão automaticamente preenchidos com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-los manualmente.
4) Após preencher todas as informações do pagamento, clique em "Salvar":
5) Agora, basta gerar a Remessa de Pagamento e enviá-la ao banco para os pagamentos serem processados de fato.
👣 Próximos Passos
1) Gere a Remessa de Pagamento para encaminhar os títulos ao banco, a fim de que sejam processados em sua Conta Corrente.
💡 Após gerar a Remessa no Omie, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado" até que o Retorno de Pagamento seja importado no Omie.
Durante esse período, as Contas não podem ser modificadas até serem baixadas através do arquivo de retorno ou até que a Remessa de Pagamentos seja cancelada.
2) Importe o Retorno de Pagamento para registrar no Omie o status atualizado do pagamento conforme as informações do banco.
3) Após liquidar as Contas a Pagar através da importação do Retorno de Pagamentos, você poderá conciliar os registros dos pagamentos no Extrato do Banco Safra.