Para otimizar seu dia a dia e aumentar sua produtividade, você pode configurar o Omie para executar automaticamente diversas tarefas por meio da Integração Bancária Automática.
No Omie, este recurso está disponível para algumas instituições bancárias. Ao configurá-lo, o sistema automatiza diversas ações. As opções disponíveis podem variam e a instituição selecionada e podem incluir:
Importar para o Omie os Extratos Bancários disponíveis no Internet Banking.
Enviar para o Banco as Remessas de Cobrança geradas no Omie.
Importar para o Omie os Retornos de Cobrança disponíveis no Internet Banking.
Importar para o Omie os Retornos de Pagamento disponíveis no Internet Banking.
No entanto, pode surgir a necessidade de realizar essas ações manualmente, seja devido a uma atualização no Omie ou a uma instabilidade no sistema bancário.
Por isso, neste artigo, vamos demonstrar o passo a passo para realizar essas ações de forma manual, garantindo que você possa gerenciar suas operações financeiras de forma eficiente, mesmo em situações excepcionais.
Tópicos do Artigo
Importando o Extrato Bancário no Omie
Para importar manualmente o seu extrato no Omie, você precisará acessar o Internet Banking, baixar o Extrato Bancário e, em seguida, importá-lo para o Omie seguindo estas etapas:
Enviando o arquivo de Remessa de Cobrança
Após gerar a Remessa de Cobrança no Omie, é necessário enviar este arquivo para o banco validar as informações e registrar as cobranças emitidas.
Para isso, acesse o Internet Banking do seu banco, navegue até a área de cobrança e faça o upload deste arquivo.
Para saber mais sobre como gerar a Remessa no Omie, acesse:
Importando o Retorno de Cobrança
Após o banco registrar as cobranças e a cada valor recebido do sacado, ele compila essas informações e gera um arquivo de Retorno de Cobrança.
Esse arquivo contém detalhes sobre o status dos títulos, informando quais foram pagos, se houve algum erro na geração da cobrança, entre outras informações.
Para atualizar o status dos boletos gerados no Omie com base nessas informações, é necessário importar esse arquivo de Retorno de Cobrança para o sistema.
Após realizar o download do arquivo no seu Internet Banking, realize a importação no Omie seguindo essas instruções:
Gerando a Remessa de Pagamento
Em poucos passos simples, o Omie permite configurar sua Conta Corrente para automatizar o processo de pagamento.
Dessa forma, após cadastrar suas Contas a Pagar no Omie e transmitir o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) para o seu banco, suas contas estarão prontas para serem pagas, liberando tempo para você focar no crescimento do seu negócio.
Siga estes passos para gerar a Remessa de Pagamento no Omie. Então, acesse o seu Internet Banking e importe o arquivo gerado:
Importando o Retorno de Pagamento
Após enviar a Remessa de Pagamento para o banco e aprovar os pagamentos, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado" até que o Retorno de Pagamento seja importado no Omie.
Após acessar o seu Internet Banking e fazer o download do arquivo de Retorno de Pagamento, importe-o no Omie para efetuar as liquidações nas Contas a Pagar:
📚 Artigos Relacionados