Passar para o conteúdo principal
Gerando os arquivos da Integração Bancária manualmente

Neste artigo, descubra como gerar e importar de forma manual os arquivos processados pela Integração Bancária Automática.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Para otimizar seu dia a dia e aumentar sua produtividade, você pode configurar o Omie para executar automaticamente diversas tarefas por meio da Integração Bancária Automática.

No Omie, este recurso está disponível para algumas instituições bancárias. Ao configurá-lo, o sistema automatiza diversas ações. As opções disponíveis podem variam e a instituição selecionada e podem incluir:

  • Importar para o Omie os Extratos Bancários disponíveis no Internet Banking.

  • Enviar para o Banco as Remessas de Cobrança geradas no Omie.

  • Importar para o Omie os Retornos de Cobrança disponíveis no Internet Banking.

  • Importar para o Omie os Retornos de Pagamento disponíveis no Internet Banking.

No entanto, pode surgir a necessidade de realizar essas ações manualmente, seja devido a uma atualização no Omie ou a uma instabilidade no sistema bancário.

Por isso, neste artigo, vamos demonstrar o passo a passo para realizar essas ações de forma manual, garantindo que você possa gerenciar suas operações financeiras de forma eficiente, mesmo em situações excepcionais.

Tópicos do Artigo


Importando o Extrato Bancário no Omie

Para importar manualmente o seu extrato no Omie, você precisará acessar o Internet Banking, baixar o Extrato Bancário e, em seguida, importá-lo para o Omie seguindo estas etapas:


Enviando o arquivo de Remessa de Cobrança

Após gerar a Remessa de Cobrança no Omie, é necessário enviar este arquivo para o banco validar as informações e registrar as cobranças emitidas.

Para isso, acesse o Internet Banking do seu banco, navegue até a área de cobrança e faça o upload deste arquivo.

Para saber mais sobre como gerar a Remessa no Omie, acesse:


Importando o Retorno de Cobrança

Após o banco registrar as cobranças e a cada valor recebido do sacado, ele compila essas informações e gera um arquivo de Retorno de Cobrança.

Esse arquivo contém detalhes sobre o status dos títulos, informando quais foram pagos, se houve algum erro na geração da cobrança, entre outras informações.

Para atualizar o status dos boletos gerados no Omie com base nessas informações, é necessário importar esse arquivo de Retorno de Cobrança para o sistema.

Após realizar o download do arquivo no seu Internet Banking, realize a importação no Omie seguindo essas instruções:


Gerando a Remessa de Pagamento

Em poucos passos simples, o Omie permite configurar sua Conta Corrente para automatizar o processo de pagamento.

Dessa forma, após cadastrar suas Contas a Pagar no Omie e transmitir o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) para o seu banco, suas contas estarão prontas para serem pagas, liberando tempo para você focar no crescimento do seu negócio.

Siga estes passos para gerar a Remessa de Pagamento no Omie. Então, acesse o seu Internet Banking e importe o arquivo gerado:


Importando o Retorno de Pagamento

Após enviar a Remessa de Pagamento para o banco e aprovar os pagamentos, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado" até que o Retorno de Pagamento seja importado no Omie.

Após acessar o seu Internet Banking e fazer o download do arquivo de Retorno de Pagamento, importe-o no Omie para efetuar as liquidações nas Contas a Pagar:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?