Na indústria, é uma prática comum que empresas recebam matérias-primas dos clientes para realizar processos de industrialização ou beneficiamento, com o objetivo de entregar a eles o produto finalizado.
Ou seja, neste cenário, quando você recebe as matérias-primas do cliente e ao concluir o processo de produção, será necessário emitir uma nota de retorno simbólico das matérias-primas ao cliente, juntamente com o valor correspondente à sua mão de obra.
No Omie, você pode registrar o recebimento de Notas Fiscais com itens destinados ao seu processo de produção, seja para industrialização ou beneficiamento. 🚀
O que é Nota Fiscal de industrialização?
A Nota Fiscal de Industrialização ou Beneficiamento, também conhecida como Nota de Remessa para industrialização, é o documento fiscal que formaliza o envio de insumos de uma empresa (encomendante) para outra (industrializador).
Os insumos enviados podem incluir matérias-primas, produtos semiacabados ou material de embalagem.
Neste processo, não ocorre uma venda de mercadorias, já que os insumos são retornados ao encomendante após a industrialização. Apesar de não se tratar de uma venda, a operação é considerada comercial e, portanto, requer a emissão de uma Nota Fiscal.
O Retorno de Industrialização ocorre quando o responsável pela industrialização ou beneficiamento devolve ao estabelecimento encomendante os produtos resultantes desse processo.
💭 Por exemplo
Vamos considerar um cenário em que a sua empresa recebe um pedido de personalização de camisetas, e o cliente fornece determinados tecidos e acessórios necessários no seu processo produtivo.
Após concluir a produção/beneficiamento das camisetas, a sua empresa precisa realizar um retorno simbólico da matéria-prima ao cliente, além de cobrar pelo valor da sua mão de obra.
Recebendo a Remessa com as Matérias-Primas
É bastante comum que seu cliente envie os itens para industrialização acompanhados de uma NF-e.
Nesta Nota Fiscal, estarão listadas todas as matérias primas que serão utilizadas na sua produção.
1) Nesta etapa, você deverá importar essa nota no Omie através do Passo 5 do Módulo de Compras, Estoque e Produção:
2) Então, será necessário recebê-la, se atentando a alguns detalhes:
Cadastrando os itens da nota
Se os itens da nota não estiverem cadastrados no Omie, você terá a opção de adicioná-los como novos:
Não gerar lançamento financeiro
Neste processo, não ocorre uma venda de mercadorias, por isso, os itens da nota deverão ser marcados para não gerar Contas a Pagar:
CFOP do Recebimento
Em todos os itens da Nota Recebida, insira o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) de acordo com as orientações fornecidas por sua contabilidade:
Local de Estoque de Terceiros
Para não gerar distorções no cálculos do custo dos seus produtos, os itens da nota deverão ser recebidos em um Local de Estoque de terceiros em poder da sua empresa:
3) Após preencher e confirmar todos os dados da Nota Recebida, basta concluí-la.
💡 Com isso, o Omie registrará a entrada do produto no seu Estoque de Terceiros e não gerará um registro financeiro.
4) Após completar os passos acima, você realizará o processo de industrialização ou beneficiamento.
Ao concluí-lo, é chegada a hora de devolver os produtos ao cliente, juntamente com a mão de obra referente ao serviço prestado.
Para saber mais dos próximos passos, acesse: