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Perguntas Frequentes: Painel do Contador
Perguntas Frequentes: Painel do Contador

FAQ sobre o Painel do Contador.

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Escrito por Janaina Soares
Atualizado há mais de uma semana

Principais Dúvidas - Painel do Contador

Aqui indicaremos algumas dúvidas que são apresentadas de forma frequente sobre o Painel do Contador. =D

Basta clicar na pergunta para visualizar a sua resposta.


FAQ - PAINEL DO CONTADOR


1) O Histórico dos Lançamentos Contábeis estão saindo em maiúsculo. Como posso corrigir?

Ao acessar o Painel do Contador, teremos o Passo 3 - Integração Contábil. Nele, é possível acessar a aba de Históricos Contábeis, e indicar a forma que o texto será apresentado no arquivo gerado:


2) Eu consigo gerar lançamentos de Impostos não retidos sobre minhas vendas de serviço?

Atualmente, é gerada a provisão somente de Impostos Retidos sobre a Venda de Serviços.

Para ter a provisão de Impostos não retidos registrados no Omie, e também demonstrados nos seus Arquivos Contábeis, é necessário cadastrar os valores como uma Conta a Pagar dentro do Módulo de Finanças.

Após cadastrá-los como uma Conta a Pagar, o Omie irá validar essa informação e os demonstrará nos Arquivos Contábeis.


3) Gerei o arquivo SPED, porém, no download, foram gerados vários arquivos. Qual eu devo utilizar?

Ao baixar o arquivo SPED é apresentada uma pasta ZIP, com vários arquivos txt.

Cada txt representa um bloco especifico no SPED, com informações referente a sua empresa. O arquivo que você deverá utilizar depende das informações que o seu contador deseja realizar a apuração.

Porém, sempre será gerado um arquivo com a descrição "Todos", ou seja, é um arquivo que compila todas as outras informações. Em geral, este é o arquivo mais utilizado.

Em caso de dúvidas, sempre valide junto a contabilidade.


4) Preciso realizar toda a configuração do Painel do Contador para gerar os Arquivos do Passo 5?

O Painel do Contador foi implementado para suprir todos os dados necessários para geração dos arquivos do Passo 5.

Quando não for preenchido algum dado da parametrização, é muito provável que no ato da importação do arquivo dentro Sistema Contábil, ou validador, estes apontarão algum erro por falta de informação.

Então, o correto é preencher todos os dados de parametrização do Painel do Contador de forma correta, assim você minimiza a possibilidade de erros futuramente.


5) Como posso saber quais blocos que o Omie gera sobre o SPED Fiscal e o Contribuições?

Temos um artigo detalhando quais blocos que geramos para ambos os SPEDs.

Nele, especificamos também aqueles blocos que preenchemos dados básicos, ou apenas abertura e fechamento:


6) Quais sistemas Contábeis a Omie possui integração automática?

A Omie permite gerar arquivos de Lançamentos Contábeis para vários layouts diferentes, ou seja, vários Sistemas Contábeis.

Cada um deles pode ser conferido no Passo 3 - Integração Contábil: A - Layout e Sistema Contábil, no Painel do Contador.

Além da geração do arquivo de forma padrão, temos alguns Sistemas Contábeis que temos uma integração automática, ou seja, você consegue buscar os dados da Omie diretamente no aplicativo do Contador.

Layouts contábeis com integração automática com o Omie

  • SCI;

  • FORTES;

  • JB;

  • OneFlow e;

  • Tron


7) O que fazer caso a Omie não tenha a integração com o meu Sistema Contábil?

Pode ocorrer do Contador utilizar algum Sistema Contábil que não esteja integrado conosco. Para isso, é possível fazer a solicitação através dos nossos canais de atendimento =D

Entre em contato com o Suporte do Sistema Contábil de interesse e solicite o seu layout para integração. Após isso, Fale com a gente enviando esse documento e explicando o que você precisa. Assim trabalharemos para incluí-lo. 🚀


8) Consigo receber os arquivos contábeis de forma automática no meu E-mail?

Sim, a Omie consegue enviar os arquivos de forma automática para o E-mail definido no Passo 1 - Identificação do Contador.

Para este envio, você deve indicar na configuração de Layout e Sistema Contábil os dados:

  • (1) Periodicidade de Integração (de quanto em quanto tempo);

  • (2) Quando (enviar e-mail automático quantos dias após o período).

Em outras palavras, com base na Periodicidade de Integração estabelecida (mensal, quinzenal ou semanal), você define um prazo após o encerramento deste período, e um E-mail de notificação será enviado.

  • 💭 Por exemplo: Se o período de fechamento for mensal e você definir o envio do E-mail 1 dia após o fechamento, então, um dia após o fim do mês, um E-mail será enviado, permitindo o download dos arquivos.

Além disso, o E-mail conterá um link direto para o Omie Drive, que estará ativo por 7 dias, facilitando o acesso aos documentos correspondentes:


9) Fui gerar os Arquivos de Lançamentos Contábeis e foi apontado o erro "Existem algumas Contas Contábeis utilizadas no período, mas ainda não foram configuradas". O que devo fazer?

Esse erro pode ocorrer para diversas situações, como, por exemplo:

  • Categorias;

  • Conta Correntes;

  • Departamentos;

  • Contas Contábeis.

Como sabemos, o Lançamento Contábil é o registro das transações financeiras de uma empresa que podem provocar algum tipo de mudança no patrimônio empresarial. Ou seja, ele é a base da contabilidade, pois, demonstra em uma linguagem contábil as atividades financeiras da empresa durante um período específico, e fornece os dados para produzir demonstrações como o balanço patrimonial, a demonstração de resultado e o fluxo de caixa.

Quando tiver uma movimentação financeira realizada em um período dentro do Omie, e não houve uma configuração para os dados relacionados a ele, será apontado esse erro. A configuração realizada é para que os dados do sistema sejam "traduzidos" para a linguagem contábil, então, ao não realizar essa configuração, o processo de "tradução" não é concluído.

Ao passar o mouse na linha em vermelho com o erro apresentado, ele indicará quais Contas foram utilizadas, mas ainda não foram configuradas. Ao clicar na linha de erro, você será encaminhado ao local de configuração desses lançamentos:

Realize a configuração das Contas que apontaram erro, e após isso é só clicar em Salvar e Fechar, e tentar novamente a geração dos arquivos.


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