A integração do Omie no WhatsApp permite que você realize diversas ações no seu ERP de forma rápida e simples, somente enviando mensagens de texto ou áudio no WhatsApp.
Com essa funcionalidade, você pode cadastrar Clientes, consultar saldo, gerar Boletos, aprovar pagamentos, conferir Estoque e muito mais, tudo sem precisar acessar o sistema diretamente!
Confira abaixo as funções disponíveis para utilização do Omie integrado com WhatsApp e destrave o seu crescimento! 📲🚀
Lembrando que, para utilização do WhatsApp integrado com Omie ERP, é necessário realizar os passos para ativação:
Tópicos do Artigo:
Boas práticas para utilização do Omie ERP integracom com WhatsApp
A utilização de forma adequada irá favorecer com que você tenha uma experiência positiva e satisfatória com suas funções. Pensando nisso, separamos algumas dicas do que não fazer ao conversar com o Omie via WhatsApp:
Evite a utilização de emojis. A ferramenta para interação com Omie via WhatsApp, foi construída principalmente para interpretar com sucesso mensagens por escrito e áudios apenas;
Uso de linguagem informal. Nossa aplicação funciona de forma mais assertiva com uma linguagem simples e formal;
Abreviações. Evite abreviações "comuns" utilizadas online. Como, por exemplo "vc" ao invés de "você";
Solicitação de ações no ERP. Para facilitar a utilização, recomendamos que seja seguida as estruturas de mensagens listadas neste tópico.
Geral
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
Incluir Cliente/Fornecedor
Incluir Cliente/Fornecedor
Para incluir um novo Cliente/Fornecedor, envie uma mensagem solicitando a inclusão com os dados de Nome e CNPJ/CPF. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
Lembrando, caso seu aplicativo no ERP esteja configurado para informações como o Endereço e E-mail serem obrigatórias, será olicitado que esses dados também sejam enviados.
Incluir anexo de Cliente/Fornecedor
Incluir anexo de Cliente/Fornecedor
Para incluir um anexo no cadastro de um Cliente/Fornecedor, basta enviar uma mensagem informando o Cliente e o arquivo a ser anexado. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Quero anexar um arquivo no cliente {nome}";
"Quero anexar um arquivo no cliente Caio Quintal".
Criar Tarefas
Criar Tarefas
Com as Tarefas no Omie, você pode criar lembretes e pendências de ações para facilitar a gestão da sua equipe e até mesmo a sua individualmente. Para incluir uma nova Tarefa, basta enviar uma mensagem com o nome da Tarefa e seus horários com data. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Adicionar tarefa {descrição da tarefa} no dia {DD/MM/AAAA} no horário {HH:MM}";
"Adicionar tarefa TESTE1 no dia 13/12/2025 no horário 12:00".
Finanças
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
Saldo da Conta Corrente
Saldo da Conta Corrente
Faça uma consulta breve e rápida com esta função! Basta questionar o saldo com o nome da sua Conta Corrente. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Qual é o saldo da minha conta do {nome do banco}?";
"Qual é o saldo da minha conta do Banco do Brasil - Luis?".
Lembrando, para facilitar sua consulta, além do nome da Conta Corrente, você também pode utilizar a Agência e Conta para enviar a mensagem.
Criar Conta a Receber com ou sem Boleto de Cobrança
Criar Conta a Receber com ou sem Boleto de Cobrança
Para incluir uma Conta a Receber juntamente com um Boleto de Cobrança, envie a solicitação com o nome do Cliente, Valor e data da cobrança. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Quero inserir uma conta a receber para o cliente {nome} na data {DD/MM/AAAA} no valor de {R$ valor}";
"Quero inserir uma conta a receber para o cliente Caio Quintal na data 13/12/2025 no valor de R$ 222,00".
Obter segunda via de boleto da Conta a Receber pelo número da NF
Obter segunda via de boleto da Conta a Receber pelo número da NF
Para conseguir a segunda via de um boleto de Conta a Receber, solicite a segunda via indicando os dados do seu cliente, juntamente com o número da emissão correspondente. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Gerar segunda vida da conta a receber da nota fiscal {número da nota} do cliente {nome}";
"Gerar segunda vida da conta a receber da nota fiscal 95959 do cliente Caio Quintal";
Lembrando, você pode filtrar a segunda via pelas Parcelas disponíveis para o seu Cliente. Basta indicar de qual Parcela precisa da segunda via.
Consultar as Contas a Pagar que precisam de aprovação
Consultar as Contas a Pagar que precisam de aprovação
Precisa listar as Contas a Pagar que estão pendentes de aprovação? Basta pedir indicando os dados do seu Cliente. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Listar contas a pagar pendentes da cliente {nome}";
"Listar contas a pagar pendentes da cliente Kessy".
Aprovar Contas a Pagar
Aprovar Contas a Pagar
Para aprovar uma Conta a Pagar, basta pedir indicando o Cliente. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Desejo aprovar a conta pagar {número da nota} da cliente {nome}";
"Desejo aprovar a conta pagar 78 da cliente Kessy".
Importante, não é obrigatório informar quais Contas a Pagar precisam ser aprovadas. Porém, caso a quantidade total de registro ultrapasse 10 Contas a Pagar, a demanda não será processada.
Incluir Conta a Pagar
Incluir Conta a Pagar
Para incluir uma Conta a Pagar envie a solicitação com o nome do Cliente, valor e data da cobrança. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Quero inserir uma conta a pagar para o fornecedor {nome} na data {DD/MM/AAAA} no valor de {R$ valor}";
"Quero inserir uma conta a pagar para o fornecedor Caio Quintal na data 13/12/2025 no valor de R$ 111,00".
Gerar recibo de pagamento de Conta a Pagar
Gerar recibo de pagamento de Conta a Pagar
Após realizar o pagamento de uma Conta a Pagar, você pode gerar um Recibo do Pagamento. Para isso, informe os dados do Cliente e da Conta a Pagar. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Preciso do recibo da conta pagar número {nota fiscal} do cliente {nome}";
"Preciso do recibo da conta pagar número QAD_03 do cliente SS IMPORTS".
Importante, não é obrigatório informar quais Contas a Pagar precisam gerar o Recibo. Porém, caso a quantidade total de registro ultrapasse 10 Contas a Pagar, a demanda não será processada.
Prorrogar Boleto de Conta a Receber
Prorrogar Boleto de Conta a Receber
Para prorrogar um Boleto de Cobrança, envie uma mensagem indicando a data a qual deseja prorrogar e as informações da Conta a Receber. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Quero prorrogar a conta a receber da nota fiscal {nota fiscal} do cliente {nome} para a data {DD/MM/AAA}";
"Quero prorrogar a conta a receber da nota fiscal 95959 do cliente Caio Quintal para a data 20/12/2025".
Importante, não é obrigatório informar quais Contas a Receber precisam ter seus Boletos prorrogados. Porém, caso a quantidade total de registro ultrapasse 10 Contas a Receber, a demanda não será processada.
Incluir Conta a Pagar via código de barras
Incluir Conta a Pagar via código de barras
Para incluir uma Conta a Pagar via código de barras, informe o Fornecedor da Conta a Pagar e o código de barras do Boleto. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Adicionar conta a pagar via boleto para o fornecedor {nome} via código de barras {número}";
"Adicionar conta a pagar via boleto para o fornecedor Caio Quintal via código de barras 11111111111111111111".
Consulta resumida de Contas a Receber atrasadas
Consulta resumida de Contas a Receber atrasadas
Para visualizar as Contas a Receber atrasadas de um cliente específico, indique o nome do Cliente na mensagem com o questionamento do que está em atraso. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Quais contas a receber estão em atraso do cliente {nome}?";
"Quais contas a receber estão em atraso do cliente Caio Quintal?".
Vendas e NF-e
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
Consultar Pedidos de Venda pendentes de faturamento
Consultar Pedidos de Venda pendentes de faturamento
Para validar os Pedidos de Venda a qual estão pendentes de faturamento, basta questionar indicando o número do Pedido de Venda. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"O pedido de venda {número} está pendente?";
"O pedido de venda 146 está pendente?".
Lembrando, você também pode enviar a mensagem questionando os Pedidos de Venda pendente baseado em outras informações. Como, por exemplo, nome do Cliente, CNPJ/CPF do Cliente e Valor do Pedido de Venda.
Faturar Pedido de Venda
Faturar Pedido de Venda
Para realizar um faturamento pelo WhatsApp, basta solicitar indicando o número do Pedido de Venda que deseja faturar. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Eu gostaria de faturar o pedido de venda número {número}";
"Eu gostaria de faturar o pedido de venda número 147".
Importante, não é obrigatório informar quais Pedidos de Venda precisam ser faturados. Porém, caso a quantidade total de registro ultrapasse 10 Pedidos de Venda, a demanda não será processada.
Impressão de Pedido de Venda por e-mail
Impressão de Pedido de Venda por e-mail
Para realizar a impressão do seu Pedido de Venda e enviar o mesmo para um e-mail, solicite a ação informando o número do Pedido de Venda e o e-mail a qual deseja receber a impressão. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Gostaria de enviar o pedido de venda número {número} para o e-mail {e-mail}";
"Gostaria de enviar o pedido de venda número 147 para o e-mail omie.omie@omie.com.br".
Lembrando, você pode enviar a impressão para mais de um e-mail por vez.
Impressão de Pedido de Venda recebendo o PDF como anexo no WhatsApp
Impressão de Pedido de Venda recebendo o PDF como anexo no WhatsApp
Para ter a impressão de um Pedido de Venda, envie uma mensagem informando o número do Pedido de Venda e solicite a impressão. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Preciso da impressão do pedido de venda número {número}";
"Preciso da impressão do pedido de venda número 147".
Aplicar desconto no Pedido de Venda
Aplicar desconto no Pedido de Venda
Caso seja necessário aplicar um Desconto geral no seu Pedido de Venda, informe o número do Pedido de Venda juntamente com o Desconto a qual deseja que seja aplicado. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Aplicar desconto de {R$ valor} ao pedido de venda número {número}";
"Aplicar desconto de R$ 100,00 ao pedido de venda número 147".
Lembrando, você também pode enviar na mensagem um percentual de desconto, ao invés do valor total do desconto.
Consulta de resumo de faturamento
Consulta de resumo de faturamento
Precisa checar brevemente um resumo dos seus faturamentos? Basta pedir por essa informação com a data de análise. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Qual o resumo do faturamento do dia {DD/MM/AAAA}?";
"Qual o resumo do faturamento do dia 07/02/2025?".
Lembrando, caso tenha interesse, você pode indicar um período de análise. Com data inicial e final.
CRM
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
Incluir Contato
Incluir Contato
Para incluir um Contato no CRM, basta solicitar a inclusão, juntamente com o Nome do Contato. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Adicione o contato chamado {nome} com o e-mail {e-mail} e telefone {número} no CRM";
"Adicione o contato chamado Caio Quintal com o e-mail omie.omie@omie.com.br e telefone 11111-1111 no CRM".
Incluir Tarefa em uma Oportunidade
Incluir Tarefa em uma Oportunidade
Com as Tarefas no Omie, você pode criar lembretes e pendências de ações para facilitar a gestão da sua equipe e até mesmo a sua individualmente. Para incluir uma Tarefa vinculada a uma Oportunidade, envie uma mensagem com a Descrição da sua Oportunidade e as informações da Tarefa. Abaixo, temos um exemplo prático de uso:
"Adicionar tarefa {descrição da tarefa} do tipo {tipo da tarefa} para a oportunidade {número} no dia {DD/MM/AAAA} às {HH:MM}";
"Adicionar tarefa TESTE1 do tipo Ligar para a oportunidade 123102 no dia 01/12/2025 às 12:00".
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