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Faturando um Contrato de Serviço (Com integração - Webservice)

Nesse artigo, descubra como emitir a Nota Fiscal (NFS-e) de um Contrato se sua prefeitura possui integração automática?

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Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de um ano

Você é um(a) camarada de sorte. Quando a integração automática está disponível, o Omie consegue "conversar" diretamente com a prefeitura, enviando sua ordem de serviço para que a nota fiscal seja gerada, agilizando ainda mais o seu processo de emissão

Antes de começarmos, separamos alguns artigos importantes

Ainda não emitiu nenhuma nota pelo Omie? Então leia o artigo:

Não sabe o que é integração automática com a prefeitura? Separamos um artigo explicando detalhadamente



Acessando o Contrato de Serviço

Você pode acessar o Contrato de Serviço, clicando em "Exibir Todos" ou em "Contratos a Faturar" no menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e:


Faturando o Contrato

É possível faturar de duas formas, dependendo por qual parte do menu você acessou

  • Faturando pelo Kanban (Contratos a Faturar)

Em função da vigência e do dia do faturamento definido em cada contrato, já indicamos exatamente quais contratos devem ser faturados em cada dia. Você visualiza e confirma quais são esses caras analisando a coluna "Faturar Hoje"

Basta clicar no botão "Faturar Todos", conforme indicado na figura acima, e a mágica acontece :)

Todos os contratos que você tem que faturar no dia são processados, e nesse momento a solicitação de emissão da nota fiscal será enviada para prefeitura de seu município

📌 Toda vez que faturar pela opção "Faturar Todos", você receberá no seu e-mail um resumo do faturamento com detalhes da operação:

Além disso, os contratos também passarão a aparecer na coluna "Faturados no Mês"

  • Faturando pela listagem "Exibir Todos"

Para faturar diretamente pela listagem, clique duas vezes no contrato desejado, e depois em "Faturar Agora":


Acompanhando o faturamento

Após solicitar o faturamento dos contratos de serviço, você pode (e deve) acompanhar a resposta da prefeitura. Para isso, acesse o menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, e clique em "Contratos a Faturar":

O Omie demonstra através de uma representação em cores, em cada card de contrato de serviço, o que está acontecendo:

  • Verde: sucesso! A solicitação foi autorizada pela prefeitura e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a(s) conta(s) a receber será(ão) geradas no módulo "Finanças", conforme as condições que você informou

  • Amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela prefeitura

  • Vermelho: a solicitação foi rejeitada pela prefeitura. Nesse caso a nota fiscal não foi gerada, e a(s) contas a receber também não

A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos

Minha NFS-e foi rejeitada, e agora?

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela prefeitura, isso pode ocorrer por duas principais razões:

  • A prefeitura está fora do ar. Sim, Terráqueos, a prefeitura vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você não precisa fazer nada. O Omie entende que a prefeitura está "com gracinhas" e está fora do ar, e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente

  • Alguma informação está errada na ordem de serviço, e foi criticada pela prefeitura. Para conferir exatamente o que a prefeitura te falou, acesse a aba "Comunicação com a Prefeitura" da OS gerada pelo faturamento do contrato:

  • Marque a opção "Exibir todas as mensagens da comunicação com a Prefeitura". Ao marcar essa opção você visualiza todas as mensagens que a prefeitura retorna

  • Vários tipos de inconsistência podem ser apresentados, e isso varia muito de prefeitura para prefeitura. De forma geral, as mensagens são autoexplicativas. Você deve analisar cada uma, providenciar o devido ajuste, salvar a ordem de serviço e clicar no botão "Reenviar NFS-e". Dessa forma, o Omie enviará novamente a solicitação de faturamento para a prefeitura

📌 Em muitos casos a inconsistência ocorre em função de algum campo não preenchido no cadastro do cliente. Confira também o artigo abaixo. Pode ser muito útil :)

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