💡 Antes de prosseguir com a configuração da Etapa D do Passo 3, certifique-se de que você concluiu a importação do seu Plano de Contas e configurou a Etapa D:
Configurando a Etapa E: Categorias x Plano Contábil
Para configurar a Integração Contábil - Etapa E, acesse o Painel do Contador:
Quando o cliente passa a utilizar o sistema, uma das principais etapas de configuração feitas por ele é o cadastro e personalização do plano de categorias
Toda e qualquer movimentação feita pelo cliente é obrigatório o uso de uma categoria para classificar a natureza do movimento, é através delas que faremos a vinculação de Categorias x Plano Contábil:
1) Categoria: nessa coluna o sistema mostra todo o plano de categorias cadastrado e personalizado pelo cliente, divididas em dois grandes grupos, Receitas e Despesas, e em subgrupos menores que determinam direcionamentos operacionais
2) Conta Contábil do seu Plano: quando já configurado, nessa coluna o sistema mostra como está a configuração do lançamento ou a conta contábil utilizada.
Para fazer a configuração basta clicar duas vezes sobre a categoria selecionada ou clicar na opção “Clique aqui para alterar a conta contábil desta categoria”
Na sequência o sistema mostrará a tela:
Cada um dos campos acima tem uma particularidade quando se trata da contabilização, a seguir veremos como cada uma das opções funciona na hora de gerar o arquivo:
1) Deverá gerar os lançamentos de provisão e de baixa contábil: ao selecionar essa opção o sistema fará primeiro um lançamento de provisão com base na data de registro (selecione na lupa a conta contábil que receberá o lançamento a Crédito, no caso de categoria de Receita ou a Débito no caso de categoria de Despesa, utilizada também para o SPED). O lançamento de contrapartida é feito automaticamente na conta de Cliente ou de Fornecedor, dependendo do tipo de categoria. A baixa contábil será feita com base na data de recebimento ou pagamento diretamente na conta contábil da conta corrente configurada na etapa anterior
2) Deverá gerar apenas lançamentos de baixa (sem provisão contábil) – Receita x Banco: ao selecionar essa opção o sistema não fará o lançamento contábil da provisão, somente o lançamento de baixa. O lançamento contábil de baixa será feito de acordo com a conta contábil indicada e selecionada na lupa diretamente contra a conta contábil configurada nas contas correntes
3) Deverá gerar apenas lançamentos de baixa (sem provisão contábil) – Cliente x Banco: ao selecionar essa opção o sistema não fará o lançamento contábil da provisão, somente o lançamento de baixa. O lançamento contábil de baixa, diferente da opção anterior, não tem necessidade de indicar uma conta contábil na lupa para receber o lançamento, o sistema fará automaticamente usando uma conta contábil de cliente ou fornecedor (configurada em outra etapa) contra a conta contábil configurada nas contas correntes
4) Não deverá gerar nenhum lançamento contábil: ao selecionar essa opção o sistema não fará nenhum lançamento contábil relacionado a categoria
5) Definir uma Conta Contábil de Contrapartida para esta categoria: esse campo só aparece caso a primeira opção seja selecionada, por regra o sistema gera a contrapartida em uma conta de cliente ou fornecedor, por outro lado, caso queira alterar essa contrapartida padrão basta clicar no link, o sistema habilitará um novo campo para você indicar qual conta contábil deseja que o sistema faça a contrapartida da provisão
Feito essa configuração basta clicar em confirmar :D
⚠️ Informação Importante
É necessário fazer a configuração de todas as categorias cadastradas, seguindo os passos mostrados anteriormente para garantir a integração dos lançamentos com o software contábil
Nós também temos um treinamento específico sobre esse assunto. Para conferir, clique no vídeo abaixo:
Pronto! Finalizamos a configuração da quinta etapa da Integração Contábil. Vamos agora, para o Passo F – Clientes e Fornecedores:
📚 Artigos Relacionados