Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesPainel do ContadorPasso 3 - Integração Contábil
Passo 3 - Integração Contábil (E - Categorias x Plano Contábil)
Passo 3 - Integração Contábil (E - Categorias x Plano Contábil)

Nesse artigo, descubra como configurar no Painel do Contador a Etapa "E - Categorias x Plano Contábil" do Passo 3 - Integração Contábil.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 2 semanas

Antes de prosseguir com a configuração da Etapa E do Passo 3, certifique-se de que você concluiu a importação do seu Plano de Contas e configurou a Etapa D:

🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema



Configurando a Etapa E: Categorias x Plano Contábil

No Omie, uma das primeiras e mais importantes etapas de configuração é o cadastro e a personalização do plano de categorias.

Para cada movimentação realizada, é indispensável que uma Categoria seja utilizada para classificar a natureza do movimento.

É essa categorização que nos permite vincular as Categorias ao Plano Contábil.

1) Após logar no Omie, acesse o Painel do Contador:

2) No Painel do Contador, clique no Passo 3 - Integração Contábil:

3) Selecione a Etapa E - Categorias x Plano Contábil:

4) Nesta área, você encontrará duas colunas, sendo elas:

  • Listagem completa de todas as categorias registradas no Omie: organizadas em dois grandes grupos — Receitas e Despesas — (1) e subdivididas em grupos menores (2) que ajudam a detalhar os direcionamentos operacionais.

  • Conta Contábil do seu Plano: após a configuração, nesta coluna o sistema apresenta como está configurada a relação entre a categoria e o plano contábil.

5) Para configurar uma Categoria, dê um duplo clique na opção de interesse:

  • 📌: O símbolo de alfinete indica que a Categoria está configurada.

  • ✋: O símbolo de mão indica que a Categoria não foi configurada ainda.

6) Inicie a configuração definindo como deseja integrar essa Categoria no Lançamento Contábil:

  • 1) Deverá gerar os lançamentos de provisão e de baixa contábil: Ao selecionar essa opção, o sistema registrará primeiramente o lançamento de provisão, com base na data de registro. A baixa contábil ocorrerá com base na data de recebimento ou pagamento, diretamente na Conta Contábil da Conta Corrente configurada na etapa anterior.

    💡 Nesta opção, caso necessário, você pode definir um Conta Contábil de Contrapartida para esta Categoria.

    A Conta de Contrapartida será utilizada no lugar da conta do Cliente.

  • 2) Deverá gerar apenas lançamentos de baixa (sem provisão contábil) – Conta Crédito x Banco: ao selecionar essa opção, o sistema não registrará o lançamento contábil de provisão, mas somente o lançamento de baixa. A baixa será feita de acordo com a Conta Contábil indicada a seguir, contra a Conta Contábil configurada nas Contas Correntes.

  • 3) Deverá gerar apenas lançamentos de baixa (sem provisão contábil) – Cliente x Banco: ao selecionar essa opção, o sistema não registrará o lançamento contábil de provisão, mas somente o lançamento de baixa. A baixa será feita de acordo com a Conta Contábil configurada para o Fornecedor, contra a Conta Contábil configurada para a Conta Corrente relacionada.

  • 4) Não deverá gerar nenhum lançamento contábil: ao selecionar essa opção, o sistema não registrará Lançamento Contábeis relacionados a essa Categoria.

7) Após definir uma das opções para integrar a Categoria no Lançamento Contábil, defina qual é a Conta Contábil do seu Plano de Contas que será utilizada nos registros relacionados à essa Categoria.

8) Por fim, basta clicar em "Confirmar":

9) Recomendamos configurar todas as Categorias cadastradas, seguindo os passos detalhados anteriormente, para garantir a integração dos lançamentos com o software contábil.

10) Tudo pronto! Você finalizou a configuração da Etapa E da Integração Contábil. Agora, avance para o Passo F – Clientes e Fornecedores:


📚 Artigos Relacionados

configuração/ primeiro acesso/ contratei/ início/ sou novo/ novo cliente/ o que fazer/ onde começar
Respondeu à sua pergunta?