Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesPainel do ContadorPasso 3 - Integração Contábil
Passo 3 - Integração Contábil: E - Categorias x Plano Contábil
Passo 3 - Integração Contábil: E - Categorias x Plano Contábil

Nesse artigo, descubra como configurar no Painel do Contador a Etapa "E - Categorias x Plano Contábil" do Passo 3 - Integração Contábil.

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

💡 Antes de prosseguir com a configuração da Etapa D do Passo 3, certifique-se de que você concluiu a importação do seu Plano de Contas e configurou a Etapa D:



Configurando a Etapa E: Categorias x Plano Contábil

Para configurar a Integração Contábil - Etapa E, acesse o Painel do Contador:

Quando o cliente passa a utilizar o sistema, uma das principais etapas de configuração feitas por ele é o cadastro e personalização do plano de categorias

Toda e qualquer movimentação feita pelo cliente é obrigatório o uso de uma categoria para classificar a natureza do movimento, é através delas que faremos a vinculação de Categorias x Plano Contábil:

  • 1) Categoria: nessa coluna o sistema mostra todo o plano de categorias cadastrado e personalizado pelo cliente, divididas em dois grandes grupos, Receitas e Despesas, e em subgrupos menores que determinam direcionamentos operacionais

  • 2) Conta Contábil do seu Plano: quando já configurado, nessa coluna o sistema mostra como está a configuração do lançamento ou a conta contábil utilizada.

Para fazer a configuração basta clicar duas vezes sobre a categoria selecionada ou clicar na opção “Clique aqui para alterar a conta contábil desta categoria”

Na sequência o sistema mostrará a tela:

Cada um dos campos acima tem uma particularidade quando se trata da contabilização, a seguir veremos como cada uma das opções funciona na hora de gerar o arquivo:

  • 1) Deverá gerar os lançamentos de provisão e de baixa contábil: ao selecionar essa opção o sistema fará primeiro um lançamento de provisão com base na data de registro (selecione na lupa a conta contábil que receberá o lançamento a Crédito, no caso de categoria de Receita ou a Débito no caso de categoria de Despesa, utilizada também para o SPED). O lançamento de contrapartida é feito automaticamente na conta de Cliente ou de Fornecedor, dependendo do tipo de categoria. A baixa contábil será feita com base na data de recebimento ou pagamento diretamente na conta contábil da conta corrente configurada na etapa anterior

  • 2) Deverá gerar apenas lançamentos de baixa (sem provisão contábil) – Receita x Banco: ao selecionar essa opção o sistema não fará o lançamento contábil da provisão, somente o lançamento de baixa. O lançamento contábil de baixa será feito de acordo com a conta contábil indicada e selecionada na lupa diretamente contra a conta contábil configurada nas contas correntes

  • 3) Deverá gerar apenas lançamentos de baixa (sem provisão contábil) – Cliente x Banco: ao selecionar essa opção o sistema não fará o lançamento contábil da provisão, somente o lançamento de baixa. O lançamento contábil de baixa, diferente da opção anterior, não tem necessidade de indicar uma conta contábil na lupa para receber o lançamento, o sistema fará automaticamente usando uma conta contábil de cliente ou fornecedor (configurada em outra etapa) contra a conta contábil configurada nas contas correntes

  • 4) Não deverá gerar nenhum lançamento contábil: ao selecionar essa opção o sistema não fará nenhum lançamento contábil relacionado a categoria

  • 5) Definir uma Conta Contábil de Contrapartida para esta categoria: esse campo só aparece caso a primeira opção seja selecionada, por regra o sistema gera a contrapartida em uma conta de cliente ou fornecedor, por outro lado, caso queira alterar essa contrapartida padrão basta clicar no link, o sistema habilitará um novo campo para você indicar qual conta contábil deseja que o sistema faça a contrapartida da provisão

Feito essa configuração basta clicar em confirmar :D

⚠️ Informação Importante

É necessário fazer a configuração de todas as categorias cadastradas, seguindo os passos mostrados anteriormente para garantir a integração dos lançamentos com o software contábil

Nós também temos um treinamento específico sobre esse assunto. Para conferir, clique no vídeo abaixo:

Pronto! Finalizamos a configuração da quinta etapa da Integração Contábil. Vamos agora, para o Passo F – Clientes e Fornecedores:


📚 Artigos Relacionados

configuração/ primeiro acesso/ contratei/ início/ sou novo/ novo cliente/ o que fazer/ onde começar
Respondeu à sua pergunta?