O Pedido de Venda é a ferramenta fundamental para gerenciar suas vendas aos clientes. Ele permite gerar o faturamento, emitir Notas Fiscais (modelo 55), registrar as baixas no estoque dos produtos vendidos e as Contas a Receber.
Além dessas funções, o Pedido de Venda também permite emitir Notas Fiscais para clientes estrangeiros e gerenciar operações de exportação, e registrar vendas para clientes estrangeiros que estão localizados no Brasil.
Tópicos do Artigo
⚠️ Caso tenha alguma dúvida sobre o preenchimento dos campos descritos no artigo, recomendamos consultar sua contabilidade para obter mais orientações.
Cadastrando uma Venda para o Exterior (Exportação)
1) Após logar no Omie, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:
2) Então, cadastre o Cliente Estrangeiro:
3) Em seguida, cadastre o Pedido de Venda e inclua o cliente estrangeiro. O sistema reconhecerá automaticamente que se trata de uma venda para o exterior.
4) No cadastro do Pedido de Venda, após incluir o cliente estrangeiro, uma nova aba chamada “Exportação” será habilitada. Nessa aba, preencha os campos destacados abaixo:
(1) O Local de Embarque é o ponto onde a mercadoria é carregada para transporte internacional. Por exemplo: Um porto, aeroporto ou terminal de transporte.
(2) Preencha o Estado (UF) do Local de Embarque.
(3) O Local de Despacho é o ponto inicial de preparação e envio da mercadoria. Deve-se informar a descrição do Recinto Alfandegado ou do local onde foi efetivado o despacho para a exportação, conforme padronização da RFB.
✏️ O preenchimento do Local de Despacho e Local de Embarque deverá seguir as informações destacadas na Nota Técnica 2013.005:
5) Para incluir os produtos no Pedido de Venda, acesse a aba “Itens da Venda” e clique em “+ Novo Item”.
6) Após incluir o produto a ser vendido, preencha o CFOP da operação de exportação. Caso o Cenário Fiscal selecionado estiver configurado, os tributos serão preenchidos automaticamente:
💡 Dica sobre os tributos. Para obter mais informações sobre como automatizar o preenchimento dos tributos no Pedido de Venda, acesse os artigos seguintes sobre como configurar um Cenário Fiscal:
7) Dentro de cada item do Pedido de Venda, no menu lateral esquerdo na tela, clique na aba “Exportação”:
8) Nesta tela, preencha os Detalhes da Exportação, conforme indicado abaixo:
(1) Número do Ato Concessório de Drawback.
Se a Exportação for Indireta preencha:
(2) Chave de acesso da NF-e Recebida para Exportação;
(3) Registro de Exportação;
(4) Quantidade realmente exportada.
⚠️ Caso tenha alguma dúvida sobre o preenchimento destes campos, recomendamos consultar sua contabilidade para obter mais orientações.
9) Após salvar os preenchimentos realizados, você poderá faturar a sua Nota Fiscal. Antes da emissão, recomendamos que clique em Conferir para analisar mais dados do Pedido de Venda:
10) Na tela de conferência, será validado se as informações iniciais estarão corretamente preenchidas, conforme as determinações da SEFAZ.
Após a conferir os dados do Pedido de Venda, você pode clicar em “🔍 Veja como vai ficar o DANFE (Pré-Nota)” para visualizar um esboço da Nota Fiscal a ser emitida:
11) Por fim, é necessário clicar em “Faturar Agora” para realizar a emissão da Nota Fiscal.
Você pode faturar a NF-e tanto pela tela inicial do Pedido de Venda, quanto na tela de Conferência do Pedido, conforme as imagens abaixo:
12) Após realizar o faturamento do Pedido de Venda, você poderá acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Para auxiliá-lo nesse processo, preparamos um artigo especial 😄:
Cadastrando uma Venda para um Estrangeiro no Brasil
1) Após logar no Omie, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:
2) Então, cadastre o Cliente Estrangeiro:
3) Em seguida, cadastre o Pedido de Venda e inclua o cliente estrangeiro:
4) No cadastro do Pedido de Venda, após incluir o cliente estrangeiro, uma nova aba chamada “Exportação” será habilitada (1). Nessa aba, marque a opção "O cliente é estrangeiro, mas na verdade não se trata de uma exportação" (2).
Com isso, o sistema identificará que trata-se de uma venda no território nacional, porém, para um cliente estrangeiro:
5) Para incluir os produtos no Pedido de Venda, acesse a aba “Itens da Venda” e clique em “+ Novo Item”.
6) Após incluir o produto a ser vendido, preencha o CFOP da operação de exportação. Caso o Cenário Fiscal selecionado estiver configurado, os tributos serão preenchidos automaticamente:
💡 Dica sobre os tributos. Para obter mais informações sobre como automatizar o preenchimento dos tributos no Pedido de Venda, acesse os artigos seguintes sobre como configurar um Cenário Fiscal:
7) Após salvar os preenchimentos realizados, você poderá faturar a sua Nota Fiscal. Antes da emissão, recomendamos que clique em Conferir para analisar mais dados do Pedido de Venda:
8) Na tela de conferência, será validado se as informações iniciais estarão corretamente preenchidas, conforme as determinações da SEFAZ.
Após a conferir os dados do Pedido de Venda, você pode clicar em “🔍 Veja como vai ficar o DANFE (Pré-Nota)” para visualizar um esboço da Nota Fiscal a ser emitida:
9) Por fim, é necessário clicar em “Faturar Agora” para realizar a emissão da Nota Fiscal.
Você pode faturar a NF-e tanto pela tela inicial do Pedido de Venda, quanto na tela de Conferência do Pedido, conforme as imagens abaixo:
10) Após realizar o faturamento do Pedido de Venda, você poderá acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Para auxiliá-lo nesse processo, preparamos um artigo especial 😄: