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Cadastrando um Pedido de Venda para um Cliente Estrangeiro
Cadastrando um Pedido de Venda para um Cliente Estrangeiro

Neste artigo, aprenda como cadastrar um Pedido de Venda para emitir uma Nota de Exportação ou uma NF-e para um cliente estrangeiro.

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Escrito por Guilherme Lima
Atualizado há mais de 4 meses

O Pedido de Venda é a ferramenta fundamental para gerenciar suas vendas aos clientes. Ele permite gerar o faturamento, emitir Notas Fiscais (modelo 55), registrar as baixas no estoque dos produtos vendidos e as Contas a Receber.

Além dessas funções, o Pedido de Venda também permite emitir Notas Fiscais para clientes estrangeiros e gerenciar operações de exportação, e registrar vendas para clientes estrangeiros que estão localizados no Brasil.


Tópicos do Artigo

⚠️ Caso tenha alguma dúvida sobre o preenchimento dos campos descritos no artigo, recomendamos consultar sua contabilidade para obter mais orientações.



Cadastrando uma Venda para o Exterior (Exportação)

1) Após logar no Omie, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:

Tela inicial módulos - Vendas e NF-e

Cadastro Cliente Estrangeiro

3) Em seguida, cadastre o Pedido de Venda e inclua o cliente estrangeiro. O sistema reconhecerá automaticamente que se trata de uma venda para o exterior.

Incluir Pedido de Venda

4) No cadastro do Pedido de Venda, após incluir o cliente estrangeiro, uma nova aba chamada “Exportação” será habilitada. Nessa aba, preencha os campos destacados abaixo:

Pedido de Venda - Aba Exportação

  • (1) O Local de Embarque é o ponto onde a mercadoria é carregada para transporte internacional. Por exemplo: Um porto, aeroporto ou terminal de transporte.

  • (2) Preencha o Estado (UF) do Local de Embarque.

  • (3) O Local de Despacho é o ponto inicial de preparação e envio da mercadoria. Deve-se informar a descrição do Recinto Alfandegado ou do local onde foi efetivado o despacho para a exportação, conforme padronização da RFB.

    ✏️ O preenchimento do Local de Despacho e Local de Embarque deverá seguir as informações destacadas na Nota Técnica 2013.005:

5) Para incluir os produtos no Pedido de Venda, acesse a aba “Itens da Venda” e clique em “+ Novo Item”.

Pedido de Venda - Itens da Venda

6) Após incluir o produto a ser vendido, preencha o CFOP da operação de exportação. Caso o Cenário Fiscal selecionado estiver configurado, os tributos serão preenchidos automaticamente:

💡 Dica sobre os tributos. Para obter mais informações sobre como automatizar o preenchimento dos tributos no Pedido de Venda, acesse os artigos seguintes sobre como configurar um Cenário Fiscal:

7) Dentro de cada item do Pedido de Venda, no menu lateral esquerdo na tela, clique na aba “Exportação”:

Item do Pedido de Venda - Aba Exportação

8) Nesta tela, preencha os Detalhes da Exportação, conforme indicado abaixo:

Item do Pedido de Venda - Detalhes da Exportação
  • (1) Número do Ato Concessório de Drawback.

  • Se a Exportação for Indireta preencha:

    • (2) Chave de acesso da NF-e Recebida para Exportação;

    • (3) Registro de Exportação;

    • (4) Quantidade realmente exportada.

⚠️ Caso tenha alguma dúvida sobre o preenchimento destes campos, recomendamos consultar sua contabilidade para obter mais orientações.

9) Após salvar os preenchimentos realizados, você poderá faturar a sua Nota Fiscal. Antes da emissão, recomendamos que clique em Conferir para analisar mais dados do Pedido de Venda:

10) Na tela de conferência, será validado se as informações iniciais estarão corretamente preenchidas, conforme as determinações da SEFAZ.

Após a conferir os dados do Pedido de Venda, você pode clicar em “🔍 Veja como vai ficar o DANFE (Pré-Nota)” para visualizar um esboço da Nota Fiscal a ser emitida:

11) Por fim, é necessário clicar em “Faturar Agora” para realizar a emissão da Nota Fiscal.


Você pode faturar a NF-e tanto pela tela inicial do Pedido de Venda, quanto na tela de Conferência do Pedido, conforme as imagens abaixo:

Pedido de Venda - Faturar Agora

12) Após realizar o faturamento do Pedido de Venda, você poderá acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Para auxiliá-lo nesse processo, preparamos um artigo especial 😄:


Cadastrando uma Venda para um Estrangeiro no Brasil

1) Após logar no Omie, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:

Tela inicial módulos - Vendas e NF-e

Cadastro Cliente Estrangeiro

3) Em seguida, cadastre o Pedido de Venda e inclua o cliente estrangeiro:

Incluir Pedido de Venda

4) No cadastro do Pedido de Venda, após incluir o cliente estrangeiro, uma nova aba chamada “Exportação” será habilitada (1). Nessa aba, marque a opção "O cliente é estrangeiro, mas na verdade não se trata de uma exportação" (2).

Com isso, o sistema identificará que trata-se de uma venda no território nacional, porém, para um cliente estrangeiro:

5) Para incluir os produtos no Pedido de Venda, acesse a aba “Itens da Venda” e clique em “+ Novo Item”.

Pedido de Venda - Itens da Venda

6) Após incluir o produto a ser vendido, preencha o CFOP da operação de exportação. Caso o Cenário Fiscal selecionado estiver configurado, os tributos serão preenchidos automaticamente:

Item do Pedido de Venda - CFOP e Cenário Fiscal

💡 Dica sobre os tributos. Para obter mais informações sobre como automatizar o preenchimento dos tributos no Pedido de Venda, acesse os artigos seguintes sobre como configurar um Cenário Fiscal:

7) Após salvar os preenchimentos realizados, você poderá faturar a sua Nota Fiscal. Antes da emissão, recomendamos que clique em Conferir para analisar mais dados do Pedido de Venda:

8) Na tela de conferência, será validado se as informações iniciais estarão corretamente preenchidas, conforme as determinações da SEFAZ.

Após a conferir os dados do Pedido de Venda, você pode clicar em “🔍 Veja como vai ficar o DANFE (Pré-Nota)” para visualizar um esboço da Nota Fiscal a ser emitida:

9) Por fim, é necessário clicar em “Faturar Agora” para realizar a emissão da Nota Fiscal.


Você pode faturar a NF-e tanto pela tela inicial do Pedido de Venda, quanto na tela de Conferência do Pedido, conforme as imagens abaixo:

Pedido de Venda - Faturar Agora

10) Após realizar o faturamento do Pedido de Venda, você poderá acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Para auxiliá-lo nesse processo, preparamos um artigo especial 😄:


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