1. Acessando o Painel de Pedidos de Venda

Para incluir um novo pedido de venda, acesse o cadastro de pedidos de venda seguindo o caminho acima.

2. Dados Principais do Pedido de Venda

  1. Cliente.  Cliente para quem você está vendendo. Caso seja um cliente novo, você pode incluí-lo diretamente daqui. Para isso, basta clicar no "lápis amarelo" e a inclusão do cliente será acionada. Confira também os artigos "Como cadastro meus clientes e fornecedores?" e "Quais são as informações obrigatórias para emitir uma Nota Fiscal de Produto (NF-e)?".
  2. Previsão de Faturamento. Data que indica quando você pretende faturar a nota fiscal e providenciar a entrega dos produtos para o cliente.
  3. Total de Mercadorias. Somatório da multiplicação do campo "Quantidade" pelo campo "Valor Unitário do Item". O Omie faz essa conta automaticamente pra você
  4. Total de Desconto. Total de desconto concedido. Esse campo é atualizado automaticamente, e é a somatória do desconto aplicado nos produtos incluídos no pedido de venda.
  5. Total de IPI. Total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) apurado. Esse campo é atualizado automaticamente, e é a somatória do IPI de todos os produtos incluídos no pedido de venda (quando aplicável). Não sabe o que é IPI? Dê uma lida nesse site: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/ipi/conceito.htm
  6. Total de Subst. Tributária. Total do ICMS de Substituição Tributária apurado. Esse campo é atualizado automaticamente, e é a somatória do ICMS de Substituição Tributária de todos os produtos incluídos no pedido de venda (quando aplicável).
  7. Valor Total do Pedido. Total que será cobrado do cliente. Esse campo é atualizado automaticamente, e é a somatória de todos os produtos incluídos no pedido de venda.
  8. Vendedor. Nem precisa de explicação :) Mas, cabe uma observação: o vendedor informado aqui será levado também para o contas a receber gerado pelo faturamento do pedido de venda. Isso pode ser muito útil caso você queira apurar comissões depois para sua equipe.
  9. Número de Parcelas. Vai ser bacana com o cliente e parcelar o serviço? É aqui que você informa o quão bacana vai ser. O número de parcelas indica quantas contas a receber serão geradas quando o pedido de venda for faturado. Por exemplo, se o total é de R$ 900,00 e você indicou que são 3 parcelas, serão geradas 3 contas a receber, cada uma no valor de R$ 300,00.
  10. Cenário Fiscal. Escolha do cenário fiscal a ser utilizado, configurado na "Configuração dos impostos e demais complicações".

3. Incluindo os produtos que estão sendo vendidos

Clique no botão "Novo Item", conforme destacado na figura acima.

4. Escolhendo o produto

  1. Produto. Qual produto está sendo vendido. Ele deve estar previamente cadastrado no Cadastro de Produtos.
  2. CFOP. CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo. Converse com seu contador para entender quais CFOP's você deve utilizar.
  3. Quantidade. Quantidade que está sendo vendida do produto. É essa quantidade que vai ser baixada do estoque quando o pedido for faturado e a nota fiscal eletrônica for gerada.
  4. Estoque Disponível. Quantidade que você tem disponível no estoque do produto informado.
  5. Preço Unitário de Venda. Preço que você está cobrando pelo produto.
  6. Valor da Mercadoria. Multiplicação do campo "Quantidade" pelo campo "Valor Unitário do Item". O Omie faz essa conta automaticamente pra você.
  7. Código NCM. NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo governo brasileiro para identificar a natureza das mercadorias. Ele também indica qual a "alíquota do IBPT". Esse campo é preenchido automaticamente a partir do cadastro do produto.
  8. Código EAN (GTIN). Código de barras do produto, também preenchido automaticamente a partir do cadastro do produto.
  9. % do Desconto. Foi bacana com o cliente e concedeu um desconto? Informe o percentual aqui.
  10. Valor Total do Item. Multiplicação do campo "Quantidade" pelo campo "Valor Unitário do Item". O Omie faz essa conta automaticamente pra você, já acrescentando o valor do IPI e substituição tributária (caso tenha sido informado) e já subtraindo o desconto (quando informado).

5. Definindo os impostos ICMS, ICMS Substituição Tributária, IPI, PIS e COFINS

Acesse as abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "IPI", "PIS" e "COFINS", conforme indicado na figura acima, e preencha as informações necessárias para o cálculo dos impostos. Seu contador pode te ajudar bastante e ele é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, pois isso varia muito em função do enquadramento legal de sua empresa x o produto que você está vendendo x o tipo de operação que está sendo realizada.

6. Informando o peso líquido, peso bruto e informações adicionais

Acesse a aba "Informações Adicionais", conforme indicado na figura acima, e preencha as informações. Aqui tem um detalhe importante: o conteúdo informado no campo "Informações para a Nota Fiscal" será impresso na nota fiscal. (obviamente....rs rs rs)

#DicaDoDia Precisa realizar um "Faturamento Antecipado" para o teu cliente, mas os produtos não podem dar as saídas no Estoque? Então marque o ícone "Não gerar a saída de estoque deste item ao emitir a NF-e".

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