Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCadastros ComunsCadastrando Clientes e Fornecedores
Configurações Omie: Cadastro de Clientes e Fornecedores
Configurações Omie: Cadastro de Clientes e Fornecedores

Neste artigo, descubra como acessar as configurações do sistema e preencher a aba "Clientes e Fornecedores"

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de 4 meses

Cadastrar os seus Clientes e Fornecedores dentro do sistema Omie é uma tarefa simples!

Antes de iniciar esse processo, é possível configurar alguns parâmetros que facilitarão a sua operação. Vamos mostrar como é fácil! 😄

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:


Configurando o cadastro dos Clientes e Fornecedores

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem ⚙️ localizado no canto superior direito:

2) Acesse a aba "Clientes e Fornecedores:

3) Nesta aba, você possui algumas opções de configuração. Sendo elas:

  • (1) Obrigatoriedade nos Cadastros

    Esta configuração oferece a possibilidade de, ao marcar uma opção, definir a obrigatoriedade de preenchimento de campos específicos nos cadastros de clientes e fornecedores.

    Essa customização permite adequar os registros conforme as necessidades da empresa, assegurando a integridade e completude das informações cadastrais.

    Proporcionamos a flexibilidade de escolha entre:

    • Tornar obrigatório o preenchimento do CNPJ/CPF no cadastro.

    • Tornar obrigatório o preenchimento do Endereço no cadastro.

    • Tornar obrigatório o preenchimento do E-mail no cadastro.



  • (2) Outras configurações

    Além disso, temos opções complementares que oferecem maior controle na gestão dos cadastros, garantindo maior precisão e segurança nas operações.

    Marque as opções de interesse:

    • Validar unicidade de CNPJ/CPF no cadastro.

    • Bloquear o faturamento para novos clientes.

    • Estabelecer um limite de crédito padrão para novos clientes.


  • (3) Tags de Clientes e Fornecedores

    Clique em Tags de Clientes e Fornecedores para acessar a tela de configuração das Tags.

  • (4) Manter os cadastros sempre atualizados com uma tag

    Adicionalmente, se preferir, marque a opção "Manter os clientes, fornecedores e transportadoras sempre atualizados com uma tag".

    Essa funcionalidade permite categorizar e organizar os clientes e fornecedores com base em critérios específicos, facilitando a identificação e a segmentação para futuras análises ou ações.


  • (5) Configurar as Características de Clientes e Fornecedores

    Clique nessa opção para acessar a tela de configuração das Características para seus Clientes e Fornecedores.

    Essa funcionalidade permite personalizar e registrar detalhes importantes sobre clientes e fornecedores, fornecendo informações cruciais para um relacionamento mais estratégico e personalizado com cada um deles.


📚 Artigos Relacionados que podem ser de grande ajuda:

Respondeu à sua pergunta?