No Omie, sabemos que existem diversas funcionalidades que facilitam o dia a dia, e em alguns casos, podem surgir dúvidas de como realizar a configuração de cada uma delas. Por isso, separamos um artigo - dividido por módulos e tópicos- com as principais configurações que existem na plataforma.
Neste artigo, vamos lhe dar um breve resumo dessas funcionalidades, além do passo a passo com cada configuração:
Tópicos do Artigo
ℹ Para ler um breve resumo ou ter detalhes da configuração, basta clicar, respectivamente, na seta ou em cima da descrição do campo de interesse.
CRM
O “Ticket” é composto por elementos, como Produtos e Serviços, que farão parte da proposta ao cliente. A configuração da composição permite alterar o nome dos elementos que compõem o cálculo do Ticket.
Essa opção permite controlar as visualizações e permissões de cada usuário do Aplicativo Omie em relação as Contas, Contatos e Oportunidades do CRM.
As preferências do CRM permitem configurar o cálculo dos Tickets e da Saúde do Pipeline, ferramentas bastante utilizadas na prospecção de leads.
A sincronização de tarefas permite conectar o Omie com seu calendário pessoal, criando, assim, as tarefas automaticamente nas Oportunidades do CRM.
Além das configurações acima, existem diversos outros campos dedicados apenas para a configuração do CRM. Caso queira saber mais, temos uma sessão completa com todas as configurações disponíveis para este módulo:
Vendas e NF-e
No Omie, para começar a emitir suas Notas de Produtos é necessário realizar algumas configurações iniciais, como cadastrar os dados da empresa e importar o Certificado Digital. Confira este artigo para saber o passo a passo dessa configuração e, assim, começar a emitir suas Notas de Produto.
Essa opção permite configurar os nomes das etapas do Kanban de Vendas:
A Tabela IBPT traz valores aproximados de tributos federais, estaduais e municipais, referente a Lei da Transparência de Impostos. É possível importar a Tabela IBPT para esses tributos serem preenchidos no Omie automaticamente. Este artigo demonstra como fazer essa importação via planilha (.CSV).
A Tabela IBPT traz valores aproximados de tributos federais, estaduais e municipais, referente a Lei da Transparência de Impostos. É possível importar a Tabela IBPT para esses tributos serem preenchidos no Omie automaticamente. Este artigo demonstra como fazer essa importação via Token.
Para evitar inadimplências, é possível definir um limite de faturamento no cadastro do cliente. Com o limite definido, assim que a empresa atingir um certo valor de faturamento que ainda não foi pago pelo cliente, os próximos faturamentos são bloqueados até que esse valor em aberto diminua.
Essa opção permite parametrizar alguns campos, como Local de Estoque, Categoria e Conta Corrente para as notas de entrada e saída que importar pelo Painel de NF-e.
Essa opção permite parametrizar alguns campos, como Local de Estoque, Categoria, e Conta Corrente para Cupons que importar no Omie.
No Omie, é possível parametrizar todo o Cenário de Impostos da sua empresa, evitando a necessidade de preencher os impostos manualmente ao emitir uma Nota de Venda ou de Remessa. Confira neste artigo como realizar essa configuração de impostos.
Se você utiliza um PDV (Ponto de Venda), este artigo demonstrará a configuração necessária para garantir que seus produtos apareçam corretamente no sistema.
A Inteligência Artificial Fiscal monitora os impostos e sugere tributações para o preenchimento automático desses tributos na sua empresa, evitando assim a necessidade de configurar esses tributos manualmente.
Essa opção permite parametrizar alguns campos, como Categoria e Conta Corrente, para os CT-e que importar no Omie.
Essa opção permite reservar o estoque do produto de uma Venda ou Remessa, para garantir que ele tenha quantidades disponíveis no momento do faturamento. Este artigo demonstra como realizar a configuração dessas Reservas.
No Omie, é possível configurar diferentes preços para o mesmo produto utilizando as Tabelas de Preço. Esta opção é bastante útil quando deseja aumentar ou diminuir o preço do produto para certos clientes ou períodos do ano, por exemplo.
Serviços e NFS-e
Para começar a emitir Notas de Serviço no Omie, é necessário realizar algumas configurações iniciais, como cadastrar os dados da empresa e importar o Certificado Digital. Confira este artigo para saber o passo a passo dessa configuração!
É possível agendar um dia e horário do mês para que o Omie realize o faturamento automático de seus Contratos. Este artigo mostra como realizar a configuração deste Agendamento.
Além de Notas Fiscais, no Omie é possível emitir Recibos de Prestação de Serviço. Este artigo mostra a configuração necessária antes de começar a emitir seus recibos.
Essa opção permite configurar os nomes das etapas do Kanban de Ordens de Serviço:
A Tabela IBPT traz valores aproximados de tributos federais, estaduais e municipais, referente a Lei da Transparência de Impostos. É possível importar a Tabela IBPT para esses tributos serem preenchidos no Omie automaticamente. Este artigo demonstra como fazer essa importação via planilha (.CSV).
A Tabela IBPT traz valores aproximados de tributos federais, estaduais e municipais, referente a Lei da Transparência de Impostos. É possível importar a Tabela IBPT para esses tributos serem preenchidos no Omie automaticamente. Este artigo demonstra como fazer essa importação via Token.
Caso já tenha emitido Nota de Serviços antes de começar a utilizar o Omie, é possível importá-las no Omie para fazer o controle dessas notas. Antes disso, é importante realizar a configuração descrita neste artigo.
É possível programar para que os seus Contratos tenham um desconto em seu valor no período de interesse. Este artigo mostra como realizar a configuração deste Desconto Programado.
Compras, Estoque e Produção
Este artigo mostra como configurar a Estrutura de um Produto, seja ele um Produto Acabado ou Em Processo. Com a estrutura configurada, é possível utilizar o produto para realizar processos de produção.
Essa opção permite configurar os nomes das etapas do Kanban de Produção:
O Agente de NF-e realiza a captura das Notas Fiscais de produto emitidas contra o CNPJ da sua empresa, e as importa automaticamente no Omie. Este artigo demonstrará como realizar a configuração desse Agente.
Com esta opção ativa, o Omie importará automaticamente qualquer NF-e que for enviada para este e-mail configurado.
Em Pedidos de Compra ou Recebimento de Notas, só aparecem para utilização as categorias que estão configuradas como Categorias de Compras. Este artigo mostra como configurar uma categoria para ser uma categoria de compra.
No Omie, é possível automatizar o preenchimento de alguns campos do Pedido de Compra e do Recebimento de Notas, através de uma configuração feita no cadastro do produto. Este artigo demonstrará como realizar essa parametrização.
A Sugestão de Compra recomenda os produtos que devem ser comprados/produzidos, com base no consumo da sua empresa nos períodos anteriores.
Finanças
Pretende emitir boletos para os seus clientes? O Alerta de Cobrança é uma boa opção caso queira enviar um alerta aos seus clientes quando os boletos estiverem próximos de vencer.
A Integração via API permite emitir cobranças pelo Omie, sem a necessidade de gerar um arquivo de remessa ou acessar o Internet Banking.
Pelo Omie, é possível definir os usuários que podem ou não aprovar e registrar pagamentos, criando um fluxo de pagamento. Este artigo mostra como realizar essa configuração.
Este artigo mostra algumas configurações iniciais necessárias antes de começar a emitir seus boletos no Omie.
No Omie, você pode gerar arquivos CNAB para um ou mais pagamentos, possibilitando a realização efetiva desses pagamentos ao importá-los no seu banco. Esta seção de artigos mostra a configuração - de cada banco - para começar a realizar os pagamentos utilizando o Omie.
É possível automatizar as categorias que serão preenchidas em alguns tipos de despesas do Omie, como Contas a Pagar de Serviços Tomados. Este artigo demonstra como realizar essa configuração.
Caso faça a utilização de algum PDV (Ponto de Venda), este artigo demonstrará as configurações que precisam ser feitas para sincronizar o Omie com o seu PDV.
“Descontos Condicionais” são descontos que serão aplicados quando a cobrança atingir certa condição, como por exemplo: “Desconto de 10% se o pagamento for feito até 02 dias antes do vencimento”. Este artigo demonstra como realizar a configuração deste Desconto Condicional.
A Integração Bancária Automática permite enviar remessas de cobrança e importar arquivos como retornos de cobrança, retornos de pagamento e Extratos automaticamente no banco, assim automatizando os processos de recebimentos e pagamentos. Este artigo demonstra como configurar essa integração.
Sabe aquelas faturas de água, luz e esgoto? É possível automatizar a criação das contas a pagar referente a essas faturas ativando a integração com a Concessionária de Serviço. Este artigo demonstra como realizar essa configuração.
O Monitoramento de Prefeituras captura as notas de serviço emitidas contra o CNPJ da sua empresa e cria as Contas a Pagar referente a essas notas automaticamente. Este artigo demonstra como configurar o Monitoramento de Prefeituras.
O “Previsto x Realizado” é um relatório que permite configurar os valores de receitas e despesas previstos, e com isso, é possível comparar esses valores previstos com o que já foi efetivamente realizado pela empresa.
Omie.CASH 💰
A conta Omie.CASH é uma ótima escolha caso queira automatizar os processos da sua empresa. Além da conciliação automática, é possível realizar pagamentos direto pela plataforma, o que aumenta ainda mais a produtividade. Acesse o artigo e confira todos os detalhes que precisa saber antes de ativar sua conta Omie.CASH!
É possível automatizar as categorias que serão preenchidas em alguns tipos de despesas do Omie.CASH, como tarifas e estornos. Este artigo demonstra como realizar essa configuração.
Painel do Contador
Este artigo demonstra como realizar a configuração dos dados para a geração do arquivo de Lançamentos Contábeis, que pode ser utilizado pela sua contabilidade para realizar o balanço e apuração da sua empresa.
Por meio dessa opção, é possível parametrizar para que não haja inclusão, exclusão e alteração dos lançamento no período selecionado.
Este artigo mostra como importar e configurar o seu Plano de Contas dentro do Omie. Uma vez configurado, o Plano de Contas será utilizado para gerar o arquivo de Lançamentos Contábeis, que sua contabilidade poderá usar para realizar o balanço e a apuração dos tributos da sua empresa.
Configurações do Aplicativo ⚙️
Antes de começar qualquer operação no Omie, é importante que realize o preenchimento dos dados de sua Empresa, como Endereço, CNPJ, Atividade e outros. Confira neste artigo o passo a passo de como realizar essa configuração dos dados de sua empresa.
A principal forma de classificar as receitas e despesas no Omie, são as Categorias. Este artigo demonstra o funcionamento e configuração das categorias.
O Certificado Digital é utilizado muitas vezes em operações que necessitam contato com a SEFAZ/Prefeitura, como emissão, cancelamento ou manifestação de uma nota. Este artigo demonstrará como configurar o certificado digital da sua empresa.
Este artigo demonstra como configurar um texto (ou assinatura) para todos os e-mails e boletos enviados pela sua empresa.
As Notificações permitem que você se mantenha informado sobre as atualizações e eventos importantes da sua empresa. Este artigo demonstra como configurar diferentes tipos de notificações.
O Resumo Executivo é um relatório que demonstra um resumo das Contas a Pagar, Contas a Receber e saldo das Contas Correntes da empresa. Seguindo este artigo, demonstraremos como programar o envio automático e diário do Resumo Executivo para o e-mail de interesse.
Sabemos da importância de cada membro ter as permissões adequadas a empresa, por isso, demonstraremos neste artigo como configurar detalhadamente o acesso de cada usuário no Omie.
Este artigo demonstrará como cadastrar e configurar os Locais de Estoque da sua empresa. Esses locais são onde haverá os movimentos de entrada e saída dos produtos.
No Omie, é possível definir alguns usuários como Vendedores para fazer o controle de comissões. Além disso, com essa opção é possível limitar se o usuário pode faturar ou visualizar certos lançamentos. Este artigo demonstra como realizar esta configuração dos Vendedores.
Através dessa configuração de Finanças, é possível alterar a visualização das Contas em Atraso e a visualização das entradas e saídas no Extrato das Contas.
Os Departamentos, ou Centros de Custo, são como setores e áreas da sua empresa (Marketing, Financeiro, Comercial, Suporte e outros). Com estes departamentos, é possível acompanhar posteriormente - em relatórios, por exemplo - as despesas e receitas relacionadas a cada Departamento. Este artigo demonstra como realizar a configuração de cada departamento da sua empresa.
Segurança Omie 🔐
Este artigo demonstra como configurar a Autenticação de Duplo Fator, uma ferramenta que é capaz de aumentar ainda mais a segurança no acesso dos usuários ao Aplicativo da empresa.
Esta configuração permite definir algumas restrições de segurança para os usuários, como o horário de acesso, IPs permitidos e a exigência da Autenticação de Dois Fatores.
O artigo demonstrará todas as medidas possíveis para aumentar a segurança nas operações com boleto bancário.
Relatórios Omie
Nos relatórios do Omie, você tem a flexibilidade de personalizá-los conforme necessário. É possível adicionar campos extras e ajustar o formato dos relatórios para que eles atendam exatamente às suas preferências e exigências. Este artigo demonstra as personalizações que você pode realizar em um relatório.
Além da possibilidade de incluir campos pré-definidos nos relatórios, o Omie também dá a possibilidade de incluir campos com o nome e cálculo de interesse. Este artigo demonstra o passo a passo de como incluir estes campos personalizados em um relatório.
Portal Omie
O Portal Omie é um canal de comunicação entre sua empresa e o cliente. Ele disponibiliza o contato e os documentos referente a faturamentos, e além disso, possibilita a configuração de uma Loja de Produto para que o seu cliente consiga fazer o pedido direto pelo Portal. Este artigo demonstra como realizar a configuração para que os clientes conseguiam criar um carrinho de compras dos produtos que deseja comprar na sua empresa.
O Portal Omie é um canal de comunicação entre sua empresa e o cliente. Ele disponibiliza o contato da empresa e os documentos referente a faturamentos, e além disso, possibilita a configuração de uma Loja de Produto para que o seu cliente consiga fazer o pedido direto por este Portal. Este artigo demonstra como configurar essa Loja de Produtos.
O Portal Omie é um canal de comunicação entre sua empresa e o cliente. Ele disponibiliza o contato da empresa e os documentos referente a faturamentos, e além disso, possibilita a configuração de uma Loja de Produto para que o seu cliente consiga fazer o pedido direto por este Portal. Este artigo demonstra como configurar essa funcionalidade do Portal Omie, para sua empresa.
Configurações entre Aplicativos 🔂
É possível compartilhar os cadastros de Produtos e Clientes/Fornecedores de um Aplicativo Omie para outro Aplicativo Omie que possui acesso. Este artigo demonstra como realizar esse compartilhamento.
No Omie, temos a possibilidade de compartilhar o Cenário de Impostos de uma empresa para outra, evitando a necessidade de cadastrar manualmente em uma das empresas. Confira neste artigo como realizar essa importação de Cenários Fiscais.
Esta opção permite “consolidar” os relatórios entre as empresas que possui acesso, podendo, assim, ver os lançamentos de ambas as empresas em um único relatório. Acesse este artigo caso tenha o interesse de configurar essa opção.
Caso queira Turbinar ainda mais a sua Empresa! 🚀