Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.
Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨
Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Loggi! Uma empresa que usa a tecnologia para inovar os envios de pacotes para todo o Brasil com praticidade e no tempo que você precisa!
⚠️ Importante
Se você utiliza o Omie.Hub, após ativar a Cotação de Frete, será necessário realizar algumas configurações adicionais.
Confira as instruções neste artigo:
Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Loggi, entre em contato com eles por meio deste formulário. E não se esqueça de mencionar que é um cliente Omie! =D
Tópicos do Artigo
Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete
Para realizar a Cotação de Frete, é fundamental garantir alguns pré-requisitos no Omie.
Antes de iniciar a configuração e o processo de cotação de frete, recomendamos que você siga o checklist abaixo:
Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:
Contrate a Cotação de Frete pela Loggi na Omie.Store pelo botão abaixo:
Configurando a Cotação de Frete com a Loggi
Agora, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! Antes de criar suas cotações, recomendamos seguir estes passos:
1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Agora, clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio":
3) Nesta tela, será demonstrada a Loggi. Dê um duplo clique sobre essa opção:
4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Loggi, permitindo personalizá-la conforme suas preferências. As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, acompanhe o histórico de comunicações com a Loggi:
Aba Integração
Aba Integração
Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:
(1) 🔒 Informar credenciais
Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:
Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.
Token (2). Informe a chave de acesso fornecida pela operadora (2), usada na integração.
💡 Dicas
Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Loggi, siga essas instruções.
Após esse preenchimento, clique em "Testar" para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.
Código da Empresa (3). Código obtido automaticamente que identifica a empresa na Loggi.
Tipo de Coleta (4). Escolha a opção conforme as alternativas fornecidas pela Loggi.
Tipo de Etiqueta (5). Escolha a opção conforme as alternativas fornecidas pela Loggi.
Código de Rastreio (6). Configure um código que irá compor o link de rastreamento.
Por fim, clique em Confirmar.
(2) 🔺 Webhook
Atualmente, a configuração de Webhook não é necessária para a Integração com a Loggi. Por isso, não é necessário realizar nenhuma parametrização desta informação em nenhuma das ferramentas.
💡 Dica. Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Loggi, siga essas instruções.
Aba Informações Adicionais
Aba Informações Adicionais
Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Loggi. Isso inclui a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos:
Transportadora Padrão.
Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:
⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e!
Dimensões Padrões
Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos. Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.
Ao ativar essa opção, preencha a altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):💡 Cubagem da carga
Na logística, a cubagem da carga vai além de uma mera medida de peso. Ela representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do meio de transporte.
Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨
Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.
Histórico de Comunicação
Histórico de Comunicação
Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.
Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":
Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:
Realizando a Cotação de Frete
2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):
3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações:
🏠 Dados de entrega (1). Informações conforme o cadastro do cliente para entrega.
🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.
🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pela Loggi, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete. Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:
ℹ️. Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque:
💡 Importante
Se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística.
Certifique-se de manter essas informações atualizadas para garantir uma operação fluida e precisa!
Quero Frete Grátis para meu cliente (5). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.
4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):
5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega:
⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda!
6) Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, você pode fazer isso clicando sobre a transportadora, como demonstrado abaixo:
7) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:
Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido
Após o faturamento do Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será criado. Com isso, será possível gerar a etiqueta para o pedido e também acompanhar o status da entrega em tempo real quando os pacotes forem despachados!
1) Para isso, acesse a aba de Frete e Outras Despesas no Pedido de Venda e clique sobre a informação de Frete:
2) Na tela apresentada com informações do Frete, você terá as seguintes opções:
Gerar Etiqueta (1). Ao clicar nessa opção, será aberta uma nova aba no navegador com a etiqueta.
Rastrear Pedido (2). Assim que os seus pacotes forem despachados, você poderá rastrear o pedido.
💡 Informações Importantes
A etiqueta deverá ser incluída em todos os pacotes a serem despachados, facilitando a identificação e o correto encaminhamento das mercadorias.
Ao gerar a Etiqueta, ela será registrada automaticamente como um Anexo no Pedido de Venda:
Acessando o Painel de Frete
Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!
Confira todos os detalhes no link abaixo:
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