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Cotação de Fretes no Omie: Loggi
Cotação de Fretes no Omie: Loggi

Neste artigo, descubra como realizar a cotação de fretes nos seus Pedidos de Venda com a Loggi.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado essa semana

Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.

Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨

Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Loggi! Uma empresa que usa a tecnologia para inovar os envios de pacotes para todo o Brasil com praticidade e no tempo que você precisa!

Tópicos do Artigo

💡 Importante

  • Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Loggi, entre em contato com eles por meio deste formulário. E não se esqueça de mencionar que é um cliente Omie! =D

  • Atualmente não é possível integrar a Gestão de Frete da Loggi com o Omie.HUB. As cotações de Frete são geradas diretamente pelo ERP.


Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete

Para realizar a Cotação de Frete, é fundamental garantir alguns pré-requisitos no Omie.

Antes de iniciar a configuração e o processo de cotação de frete, recomendamos que você siga o checklist abaixo:

  1. Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:

  2. Contrate a Cotação de Frete pela Loggi na Omie.Store pelo botão abaixo:


Configurando a Cotação de Frete com a Loggi

Agora, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! Antes de criar suas cotações, recomendamos seguir estes passos:

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Agora, clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio":

3) Nesta tela, será demonstrada a Loggi. Dê um duplo clique sobre essa opção:

4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Loggi, permitindo personalizá-la conforme suas preferências. As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, acompanhe o histórico de comunicações com a Loggi:

Aba Integração

Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:

  • (1) 🔒 Informar credenciais

    Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:

    • Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.

    • Token (2). Informe a chave de acesso fornecida pela operadora (2), usada na integração.

      💡 Dicas

      • Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Loggi, siga essas instruções.

      • Após esse preenchimento, clique em "Testar" para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.

    • Código da Empresa (3). Código obtido automaticamente que identifica a empresa na Loggi.

    • Tipo de Coleta (4). Escolha a opção conforme as alternativas fornecidas pela Loggi.

    • Tipo de Etiqueta (5). Escolha a opção conforme as alternativas fornecidas pela Loggi.

    • Código de Rastreio (6). Configure um código que irá compor o link de rastreamento.

      Por fim, clique em Confirmar (7).

  • (2) 🔺 Webhook

    Ao selecionar esta opção, você terá acesso à URL do webhook do status de entrega. Copie essa URL e acesse as configurações da Loggi para inseri-la, garantindo a atualização automática do status dos Pedidos:

    💡 Dica. Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Loggi, siga essas instruções.

  • ⚡ Testar integração

    Ao clicar nesta opção, você poderá realizar um teste de comunicação com a operadora, assegurando que a integração está funcionando corretamente:


Aba Informações Adicionais

Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Loggi. Isso inclui a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos:

  • Transportadora Padrão.

    Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:

    ⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e!



  • Dimensões Padrões

    Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos. Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.


    Ao ativar essa opção, preencha a altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):

    💡 Cubagem da carga

    Na logística, a cubagem da carga vai além de uma mera medida de peso. Ela representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do meio de transporte.

    Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨

    Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.


Histórico de Comunicação

Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.

Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":

Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:


Realizando a Cotação de Frete

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):

3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações:

  • 🏠 Dados de entrega (1). Informações conforme o cadastro do cliente para entrega.

  • 🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.

  • 🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pela Loggi, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete. Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:

ℹ️. Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque:

💡 Importante

Se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística.

Certifique-se de manter essas informações atualizadas para garantir uma operação fluida e precisa!

4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):

5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega:

⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda!

6) Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, você pode fazer isso clicando sobre a transportadora, como demonstrado abaixo:

7) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:


Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido

Após o faturamento do Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será criado. Com isso, será possível gerar a etiqueta para o pedido e também acompanhar o status da entrega em tempo real quando os pacotes forem despachados!

1) Para isso, acesse a aba de Frete e Outras Despesas no Pedido de Venda e clique sobre a informação de Frete:

2) Na tela apresentada com informações do Frete, você terá as seguintes opções:

  • Gerar Etiqueta (1). Ao clicar nessa opção, será aberta uma nova aba no navegador com a etiqueta.

  • Rastrear Pedido (2). Assim que os seus pacotes forem despachados, você poderá rastrear o pedido.

💡 Informações Importantes

  • A etiqueta deverá ser incluída em todos os pacotes a serem despachados, facilitando a identificação e o correto encaminhamento das mercadorias.

  • Ao gerar a Etiqueta, ela será registrada automaticamente como um Anexo no Pedido de Venda:


Acessando o Painel de Frete

Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!

Confira todos os detalhes no link abaixo:


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