Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas Cotações de Frete no seu sistema de gestão.
Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨
Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Loggi! Uma empresa que usa a tecnologia para inovar os envios de pacotes para todo o Brasil com praticidade e no tempo que você precisa!
Tópicos do Artigo
⚠️ Importante
Se você utiliza o Omie.Hub, após ativar a Cotação de Frete, será necessário realizar algumas configurações adicionais.
Confira as instruções neste artigo:
Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Loggi, entre em contato com eles por aqui.
Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete
Para realizar a Cotação de Frete é necessário garantir alguns pré-requisitos no Omie.
Antes de iniciar a configuração e o processo de Cotação, recomendamos que você siga o checklist abaixo:
(1) Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:
(3) Contrate a Cotação de Frete pela Loggi na Omie.Store:
Configurando a Cotação de Frete com a Loggi
Com a Cotação contratada, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! 😄
1) Após logar no Omie, acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela:
2) Agora, clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio":
3) Nesta tela, serão demonstradas todas as operadoras contratadas. Dê um duplo clique sobre a Loggi:
4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Loggi.
As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, você pode acompanhar o histórico de comunicações com a Loggi.
Aba Integração
Aba Integração
Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:
🔒 Informar credenciais
🔒 Informar credenciais
Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:
Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.
Token (2). Informe o código de integração fornecido pela operadora, para realizar a integração.
Dicas Omie
Se surgir alguma dúvida sobre o Token, entre em contato com a Loggi.
Após esse preenchimento, clique no símbolo de raio "⚡" para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.
Código da Empresa (3). Esse campo será preenchido com um código obtido automaticamente, que identifica a empresa na Loggi.
Tipo de Coleta (4). Escolha a opção conforme as alternativas fornecidas pela Loggi.
Tipo de Etiqueta (5). Escolha a opção conforme as alternativas fornecidas pela Loggi.
Código de Rastreio (6). Configure um código que irá compor o link de rastreamento.
Por fim, clique em Confirmar.
🔺 Webhook
🔺 Webhook
Atualmente, a configuração de Webhook não é necessária para a Integração com a Loggi.
Por isso, não é necessário realizar nenhuma parametrização desta informação em nenhuma das ferramentas.
Aba Informações Adicionais
Aba Informações Adicionais
Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Loggi, incluindo a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos.
Dimensões Padrões
Dimensões Padrões
Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos.
Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.
Ao ativar essa opção, preencha a Altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):
Histórico de Comunicação
Histórico de Comunicação
Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.
Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":
Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:
Realizando a Cotação de Frete
2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone de caminhão "🚚"
ao lado de "Valor do Frete" (2):
3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações sobre a Cotação:
🏠 Dados de entrega (1). Informações do cadastro do cliente para entrega.
🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.
🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pela Loggi, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete.
Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:
ℹ️ Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque.
💡 Observação importante: se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística. Certifique-se de manter essas informações atualizadas.
Limite de envio por operadora (5). Consulte as limitações de embalagem estabelecidos por esta operadora.
Quero Frete Grátis para meu cliente (6). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.
4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):
5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega.
Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, basta clicar sobre essa opção:
⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda.
6) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:
Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido
Após realizar a Cotação de Frete e faturar o seu Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será automaticamente vinculado a ele.
Para gerar e imprimir a Etiqueta de Transporte, siga os passos deste artigo:
Acessando o Painel de Frete
Para acompanhar em tempo real todas as Cotações de Frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!
Confira todos os detalhes no link abaixo: