Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesPortal OmieConfigurações do Portal
Configurando o Carrinho de Compras do Portal Omie
Configurando o Carrinho de Compras do Portal Omie

Nesse artigo, descubra como realizar a configuração do carrinho de compras do Portal Omie

Maria Helena Bazilio avatar
Escrito por Maria Helena Bazilio
Atualizado há mais de 2 meses

O Portal Omie é uma poderosa ferramenta para estreitar sua comunicação com os seus clientes, promovendo um ambiente seguro e organizado para você compartilhar com eles as notas fiscais emitidas, boletos e PIX.

Além disso, o Portal te permite configurar a Loja de Produtos da sua empresa, permitindo que você os exiba em uma vitrine online.

Em outras palavras, você pode publicar um catálogo completo dos seus produtos, totalmente integrado com seu sistema de gestão Omie, garantindo que ele esteja sempre atualizado, e sem qualquer custo adicional!

Se preferir, você também pode ativar e configurar o Carrinho de Compras do Portal, possibilitando que seus clientes comprem os produtos diretamente da vitrine.

Vamos aprender como configurar o Carrinho de Compras de forma simples aqui no Omie.

Tópicos do Artigo:



Configurando a Loja de Produtos

Antes de configurar o Carrinho de Compras, é importante garantir que você já tenha configurado a Loja de Produtos. Afinal, é na vitrine dos seus produtos que seus clientes poderão realizar as compras.

Para isso, confira o artigo abaixo:

📌 Dicas importantes para melhorar a sua experiência

  • Caso escolha por realizar a venda de seus produtos pelo Portal Omie, é necessário ativar a Reserva de Estoque dos Produtos para um controle eficiente do seu estoque.

  • É necessário realizar previamente a Configuração de Impostos de Produtos do seu Cenário Padrão, garantindo assim que os valores de venda estejam corretos.

    Recomendamos manter sempre a parametrização dos impostos dos produtos vendidos no portal atualizada.



Configurando o Carrinho de Compras

1) Para iniciar a configuração do Carrinho de Compra, acesse as configurações do sistema, no canto superior direito:

2) Então, clique em "Portal Omie" para atualizar as informações da sua empresa:

3) Ao acessar a tela de Configuração do Portal, clique na aba "Pedidos". Você poderá configurar as seguintes opções:

  • 1) Exibir os Pedidos de Venda para os seus Clientes

    Marque esta opção para permitir que seus clientes possam visualizar, na área "Meus Pedidos", os pedidos criados no Omie ERP.

    Ao desmarcar essa opção, os pedidos não serão exibidos na área "Meus Pedidos" dos seus clientes.

  • 2) Permitir que seus Clientes realizem Pedidos online através da Loja da sua Empresa

    Habilite essa opção para habilitar o Carrinho de Compras e permitir que seus clientes realizem Pedidos online através da Loja da sua Empresa.

  • 3) Formas de pagamento

    Por padrão, a opção para permitir a forma de pagamento "A Combinar" estará marcada.

    Isso significa que quando o cliente finalizar a compra no Portal, o pedido será enviado para o Omie, e você terá a flexibilidade de você definir a forma de pagamento posteriormente, conforme as condições ou necessidades do cliente.

    💡 Pagamento via Pix ou Boleto

    As outras duas opções de pagamento estão disponíveis exclusivamente para clientes Omie.CASH Conta Completa!

    Se sua empresa ainda não conta com o Omie.CASH, clique aqui para conhecer mais sobre essa solução financeira integrada ao Omie e aproveitar essas funcionalidades adicionais. 🚀

  • 4) Etapa do Pedido realizado no Portal

    Selecione em qual etapa você deseja que os Pedidos provenientes do portal sejam posicionados em seu Kanban de Vendas aqui no Omie.ERP.

    Com essa configuração, você garante a gestão eficiente do processo e que os Pedidos estejam no estágio desejado de sua jornada de vendas

  • 5) Com tudo configurado, clique em "Confirmar as Alterações no Portal Omie".

    Pronto! Seu Carrinho de Compras está configurado! Para revisar o Fluxo de Compras, consulte o artigo abaixo:



Configurando o Carrinho de Compras
Omie.CASH Conta Completa

1) Acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem no canto superior direito:

2) Então, clique em "Portal Omie" para atualizar as informações da sua empresa:

3) Ao acessar a tela de Configuração do Portal, clique na aba "Pedidos". Para clientes Omie.CASH, três opções de pagamento estarão disponíveis:

  • (1) A Combinar:

    Por padrão, a opção para permitir a forma de pagamento "A Combinar" estará marcada.

    Isso significa que quando o cliente finalizar a compra no Portal, o pedido será enviado para o Omie, e você terá a flexibilidade de você definir a forma de pagamento posteriormente, conforme as condições ou necessidades do cliente.
    ​​

  • (2) Permitir forma de pagamento PIX Omie.CASH

    Ao marcar esta opção, seu cliente poderá finalizar o pedido diretamente pelo Portal e efetuar o pagamento via PIX instantaneamente!

    O Pedido será encaminhado para o Omie somente após a confirmação do pagamento.

  • (3) Permitir forma de pagamento Boleto Omie.CASH:

    Ao marcar esta opção, seu cliente poderá finalizar o pedido diretamente pelo Portal e efetuar o pagamento via Boleto.

    O Pedido será encaminhado para o Omie somente após a confirmação do pagamento.

  • (4) Categoria para o Adiantamento

    Quando o cliente efetuar o pagamento via PIX ou Boleto, o Pedido será automaticamente gerado no Omie como um Adiantamento de Cliente.

    Por isso, é necessário configurar a Categoria desse Adiantamento.

  • (5) Conta Corrente de Adiantamento

    Quando o cliente efetuar o pagamento via PIX ou Boleto, o Pedido será automaticamente gerado no Omie como um Adiantamento de Cliente.

    Por isso, é necessário configurar a Conta Corrente desse Adiantamento

  • (6) Com tudo configurado, clique em "Confirmar as Alterações no Portal Omie".

    Pronto! Seu Carrinho de Compras está configurado! Para revisar o Fluxo de Compras, consulte o artigo abaixo:



FAQ - Carrinho de Compras

Para facilitar sua consulta de informações sobre o Carrinho de Compras do Portal Omie, preparamos uma lista de perguntas frequentes, agrupadas por temas.

Basta clicar na pergunta para ver sua respectiva resposta! 😄

Consigo colocar uma descrição detalhada para os meus produtos?

Claro! Essa descrição deve ser informada no Cadastro do Produto na aba de Observações, conforme esse passo a passo.

Porém, para garantir que a informação seja visualizada no Portal, é necessário marcar a seguinte opção:


Dessa forma, a informação será atualizada no Portal, em uma aba separada, chamada "Informações do Produto", conforme demonstrado no exemplo prático abaixo:



Meu cliente pode parcelar a compra no cartão de crédito?

Para isso, ele deve enviar a Pedido com a opção "A combinar". Então, no Omie, você poderá gerar um Link de Pagamento para ele.

No momento, não é possível parcelar diretamente pelo portal, mas esta funcionalidade estará disponível em breve!


Como posso identificar os Pedidos no meu sistema que foram originados no Portal Omie?

Todos os pedidos provenientes do Portal Omie serão marcados na Origem e no Vendedor como "Portal Omie".


Se o cliente desejar cancelar a compra, como devo proceder?

Para cancelar uma Compra no Portal, basta acessar o Omie.ERP, localizar o Pedido de Venda correspondente e realizar o cancelamento.

Automaticamente, o status do Pedido será atualizado no portal para "Cancelado", garantindo uma sincronização entre o sistema e o Portal.


Consigo colocar mais de uma imagem na apresentação do produto?

Sim! Você pode colocar até 6 imagens no cadastro dos seus produtos para exibi-los com todos os detalhes na vitrine!


Como é calculado o frete?

Atualmente, o cálculo do frete deve ser realizado manualmente durante a edição do Pedido no Omie.ERP.

Estamos trabalhando para disponibilizar em breve a opção de cálculo automático do frete diretamente no Portal, proporcionando maior praticidade no processo de compra.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?