Passar para o conteúdo principal
Cotação de Fretes no Omie: Mandaê

Neste artigo, descubra como realizar a cotação de fretes nos seus Pedidos de Venda com a Mandaê.

Luis Felipe avatar
Escrito por Luis Felipe
Atualizado há mais de um mês

Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.

Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨

Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Mandaê! Uma plataforma logística que ajuda empresas a reduzir custos de envio e aprimorar a qualidade das entregas, proporcionando vantagens competitivas para os negócios.

Tópicos do Artigo

📣 Lembrete

  • Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Mandaê, entre em contato com eles por meio deste formulário.

  • O peso do Produto e/ou Embalagem é um fator importante para a Geração de Frete. Por isso, se o peso limite definido pela Transportadora for ultrapassado, será apresentada a seguinte mensagem de erro, impossibilitando a geração da Cotação:

    image.png

  • Caso seja informada Embalagem no Pedido de Venda, os pesos da embalagem irão sobrepor as informações de peso de Produto e a Cotação de Frete será gerada com base no peso de Embalagem.


Descubra as operações da Integração Omie e Mandaê

Com a integração Omie & Mandaê, você poderá realizar cotações de Frete de forma automática, já integrados com os seus Pedidos de Venda no Omie.

Além disso, depois do faturamento, você poderá realizar a Impressão de Etiquetas, e até mesmo acompanhar a atualização do status de envio dos produtos.

E mais! Precisa de um relatório para fazer um checklist de tudo que foi realizado? Também temos a impressão do Romaneio de Frete!

  • Cálculo de Fretes

  • Integração de Pedidos de Venda

  • Impressão de Etiquetas

  • Atualização dos Status dos Envios

  • Impressão do Romaneio de Frete



Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete

⚠️ Importante

Se você utiliza o Omie.Hub, após ativar a Cotação de Frete, será necessário realizar algumas configurações adicionais.

Confira as instruções neste artigo:

Para realizar a Cotação de Frete, é fundamental garantir alguns pré-requisitos no Omie.

Antes de iniciar a configuração e o processo de cotação de frete, recomendamos que você siga o checklist abaixo:

1) Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:


3) ​Contrate a Cotação de Frete pela Mandaê na Omie.Store, clicando no botão abaixo:


Configurando a Cotação de Frete com a Mandaê

Agora, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! Antes de criar suas cotações, recomendamos seguir estes passos:

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:


2) Acesse a aba "Venda de Produtos" (1) e clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio" (2):

3) Nesta tela, serão demonstradas todas as operadoras contratadas. Dê um duplo clique sobre a Mandaê:

4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Mandaê, permitindo personalizá-la conforme suas preferências. As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, você poderá acompanhar o histórico de comunicações com a Mandaê e realizar o cadastro de Embalagens:

Aba Integração

Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:

  • (1) 🔒 Informar credenciais

    Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:

    • Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.

    • Token (2). Informe a chave de acesso fornecida pela Mandaê (2), usada na integração.

      💡 Dicas

      • Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Mandaê, entre em contato com eles por meio deste formulário.

      • Após esse preenchimento, clique em "Testar" para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.

    • Código da Empresa (3). Informe o Código da empresa utilizada na comunicação da integração. Ele é informado diretamente pela própria Mandaê.

    • Prefixo de Rastreamento (4). Configure um prefixo que irá compor o link de rastreamento.

    • Declarar o valor dos produtos na cotação (5). Marque essa opção para declarar na cotação o valor dos produtos.


  • (2) 🔺 Webhook

    Ao selecionar esta opção, você terá acesso à URL do webhook do status de entrega. Copie essa URL e acesse as configurações da Mandaê para inseri-la, garantindo a atualização automática do status dos Pedidos:


💡 Dica

  • Se surgir alguma dúvida sobre as configurações na Mandaê, entre em contato com eles por meio deste formulário.

  • ⚡ Testar integração

    Ao clicar nesta opção, você poderá realizar um teste de comunicação com a operadora, assegurando que a integração está funcionando corretamente:


Aba Informações Adicionais

Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Mandaê. Isso inclui a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos:

  • Transportadora Padrão.

    Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:

    ⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e!


  • Dimensões Padrões

    Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos. Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.

    Ao ativar essa opção, preencha a altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):

💡 Cubagem da carga

Na logística, a cubagem da carga vai além de uma mera medida de peso. Ela representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do meio de transporte.

Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨

Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.


Histórico de Comunicação

Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.

Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":

Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:


Cadastro de Embalagens


O cadastro de Embalagens é essencial para empresas que desejam deixar parametrizadas as medidas das embalagens utilizadas no dia a dia. Para saber mais detalhes, clique no botão abaixo:


Realizando a Cotação de Frete

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):

Informando a Embalagem

Caso já tenha parametrizado as embalagens previamente, elas estarão disponíveis para seleção ao clicar na caixa 📦:

Na tela apresentada:

  • (1) Selecione a embalagem que será utilizada na venda;

  • (2) Informe a quantidade de embalagens que serão necessárias

⚠️ A inclusão de embalagens influencia diretamente no cálculo do valor do frete! Pois o frete será calculado a partir das medidas da embalagem.

3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações:

  • 🏠 Dados de entrega (1). Informações conforme o cadastro do cliente para entrega.

  • 🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.

  • 🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pela Mandaê, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete. Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:

  • ℹ️. Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque:

    💡 Observação importante

    Se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística.

    Certifique-se de manter essas informações atualizadas para garantir uma operação fluida e precisa.

  • Quero Frete Grátis para meu cliente (5). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.

4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):

5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega:

⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda!

6) Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, você pode fazer isso clicando sobre a transportadora, como demonstrado abaixo:

7) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:


Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido

Após realizar a Cotação de Frete, conforme as instruções anteriores, e faturar o seu Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será automaticamente criado vinculado a ele.

Para gerar e imprimir a etiqueta, siga os passos abaixo.

1) Acesse o Pedido de Venda de interesse.

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique sobre a informação de Frete (2):

3) Na coluna "Dados do pacote", você terá duas opções:

  • Gerar Etiqueta (1). Ao clicar nessa opção, será aberta uma nova aba no navegador com a etiqueta:


  • Rastrear Pedido (2). Assim que os seus pacotes forem despachados, você poderá rastrear o pedido.

💡 Informações Importantes

  • Serão geradas as etiquetas, conforme a quantidade de embalagens configuradas no pedido. Se você não incluiu nenhuma embalagem, consideraremos o campo "Quantidade de Volumes" do pedido.

  • A etiqueta deverá ser incluída em todos os pacotes a serem despachados, facilitando a identificação e o correto encaminhamento das mercadorias.

  • Ao gerar a Etiqueta, ela será registrada automaticamente como um Anexo no Pedido de Venda:


Acessando o Painel de Frete e o Romaneio

Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!

Confira todos os detalhes no link abaixo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?