Cadastrando uma Ordem de Produção Realizada por Terceiros

Neste artigo, descubra como cadastrar no Omie uma OP que será produzida por terceiros, e como gerenciar o envio e retorno dos produtos.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado essa semana

Na área da produção e industrialização, é comum a necessidade de terceirizar a fabricação de produtos acabados ou em processo, contratando fornecedores para realizar essas etapas.

Neste contexto, essa prática acarreta obrigações fiscais, como a necessidade de registrar informações detalhadas no Bloco K para garantir a conformidade com o SPED Fiscal.

Além disso, no decorrer desse processo produtivo, será necessário gerenciar os diversos locais de estoque da empresa. Quando a produção é conduzida por terceiros, torna-se indispensável estabelecer e monitorar um local de estoque sob a responsabilidade desses parceiros.

O Omie simplifica esse gerenciamento de forma intuitiva, oferecendo uma solução para empresas que terceirizam parte de sua produção. 🚀

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:

💡 Dicas para aprimorar a sua experiência

  • O cadastro de uma Ordem de Produção (OP) produzida por terceiros visa garantir o registro adequado no SPED Fiscal, no Bloco K (K250 e K255).

    Em caso de dúvidas sobre as informações presentes no SPED, consulte a sua contabilidade.

  • Essa OP não resultará em saída de estoque. As movimentações de estoque para envio de mercadorias para seu fornecedor e o subsequente retorno devem ser registradas no Omie via Notas Fiscais.

    Clique aqui e saiba mais.


Cadastrando uma Ordem de Produção (OP)

Aqui, vamos demonstrar todos os passos necessários para cadastrar uma Ordem de Produção, indicando que ela será produzida por terceiros.

1) Cadastre um Local de Estoque, e no campo "Tipo de Estoque" selecione a opção "Estoque próprio da empresa em poder de terceiros":

3) Cadastre uma Ordem de Produção e preencha todos os dados de produção.

4) Após concluir o preenchimento dos dados da Ordem de Produção (OP), siga os passos descritos abaixo:

  • (1) Acesse a aba "Informações Adicionais".

  • (2) Local de Estoque de Entrada. Neste campo, escolha um Local de Estoque sob a administração de terceiros, indicando que a entrada desta produção será gerenciada por terceiros.

  • (3) Produção Realizada em Terceiros. Ative esta opção, assim, o Omie registrará devidamente esse aspecto na OP, e levará os registros para o Bloco K do SPED.

ℹ️ Produção realizada em terceiros

Essa opção indica que é uma produção por encomenda realizada fisicamente em terceiro.

Ao marcá-la, a Ordem de Produção não movimenta estoque, pois os movimentos de saída de material e retorno do produto acabado serão criados via Nota Fiscal.

As informações sobre a produção por encomenda são importantes na geração do Bloco K do SPED (EFD ICMS/IPI).

5) Para registrar as alterações, clique em "Salvar":

6) Com a opção "Produção Realizada em Terceiros" marcada, ao concluir sua OP, o registro dessa operação será gerado no Bloco K (K250 e K255), conforme exemplificado abaixo:


Visualizando as Produções em Terceiros via Relatório

Para consultar o que foi ou está sendo produzido por terceiros, juntamente com as informações que serão destinadas ao Bloco K, é possível gerar um Relatório de Produção.

Se necessário, você poderá personalizá-lo, adicionando campos que melhor atenderão a sua necessidade.

Por exemplo, você pode gerar este relatório e adicionar mais campos relevantes, como o Local de Estoque e a indicação se a produção está sendo realizada por um terceiro, permitindo assim uma visão completa dos seus processos produtivos:


👣 Próximos Passos

Ao cadastrar uma Ordem de Produção produzida por terceiros, garantimos o devido registro no SPED Fiscal, cumprindo as obrigações fiscais exigidas pelo Fisco.

No entanto, algumas etapas adicionais são necessárias para registrar tanto a saída das matérias-primas do estoque, quanto o retorno do produto acabado após a produção por terceiros.

Além disso, é possível que seja necessário gerar uma Conta a Pagar referente ao custo da produção a ser pago.

Recomendamos a realização dos seguintes passos:

1) Envio da Matéria Prima para o fornecedor

Após cadastrar uma OP produzida em terceiros, é necessário emitir uma Nota Fiscal de Remessa para encaminhar os produtos ao fornecedor, onde serão submetidos à industrialização ou beneficiamento.

💡 Dica Importante

Em cada item desta Remessa, utilize um Local de Estoque da sua empresa em poder de terceiros:

Com isso, haverá a saída do estoque de todos os produtos incluídos na Remessa:

2) Retorno da Matéria Prima

Quando o fornecedor conclui o processo de industrialização ou beneficiamento, ele emitirá uma nota fiscal para o retorno das matérias primas que foram enviadas para ele.

É importante observar que esta nota normalmente inclui as mesmas matérias primas da remessa de envio, pois se trata de uma devolução e o produto acabado é composto dessas matérias primas que foram fornecidas por você.

Além disso, é possível que o fornecedor inclua também o custo da mão de obra nesta nota.

Importe no Omie a Nota de Industrialização/Beneficiamento e retorno das matérias primas.

3) Recebendo a Nota do Fornecedor

Na sequência, associe a nota do fornecedor à Remessa de envio, e realize as configurações necessárias, seguindo estas recomendações.

Lembre-se que é necessário:

  • Marcar em todos os itens de matéria prima um Local de Estoque da sua empresa em poder de terceiros, para assim registrar o retorno destes produtos no estoque devido.

  • Todos os itens de matéria prima, exceto a Mão de Obra, devem estar marcados para não gerar uma Conta a Pagar.

4) Registrando a entrada do produto acabado no estoque

Como mencionado anteriormente, a nota emitida pelo fornecedor representa simbolicamente o retorno das matérias-primas para sua empresa.

É importante compreender que essas matérias-primas já foram utilizadas na produção e, portanto, não devem ser reintegradas ao seu estoque no recebimento da Nota de Retorno. Além disso, essa entrada incorreta das matérias-primas geraria distorções no cálculo do custo dos seus produtos.

Para registrar no Omie a entrada do produto Industrializado/Beneficiado, é preciso gerar uma Movimentação Manual de Estoque para registrar um movimento de Entrada.


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