Faturou o Pedido de Venda para o seu cliente, mas por algum motivo, você precisa fazer a devolução dessa mercadoria? Veja como realizar esse processo aqui no Omie!
Para emitir uma devolução parcial, dê uma olhadinha nesse artigo
⚠️ Importante
A devolução de venda, gera automaticamente uma conta a pagar com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor que foi recebido na venda
Ou seja, se você fez uma venda de R$ 100,00 e devolveu um produto de R$ 25,00. O sistema vai gerar uma conta a pagar de R$ 25,00 referente a devolução.
No extrato final, será apresentado:
+ R$ 100,00
- R$ 25,00
Total: + R$ 75,00
A conta a receber não será modificada, apenas o resultado do seu extrato!
Criando a devolução de venda
Para isso, acesse o Menu de Vendas e NF-e, clique na opção "Etapas dos Pedidos", no grupo Venda de Produto:
Será apresentado o kanban com os pedidos:
1) Utilize esse campo para pesquisar a nota fiscal, seja pelo nome do cliente ou pelo número da nota
2) Dê dois cliques no card para abrir a nota
Ao acessar o Pedido de Venda, clique no botão "Devolver":
Clique no botão "Sim" para confirmar a devolução:
Será apresentada a seguinte tela:
1) Se o seu cliente gerou uma nota fiscal retornando as mercadorias, você pode digitar a chave de acesso ou selecionar o XML da nota
2) Caso contrário, você mesmo pode criar essa nota
Preenchendo os dados da devolução
Será apresentada a seguinte tela:
1) Motivo da Devolução: motivo pela desistência da venda. Já existem alguns motivos cadastrados, mas você pode incluir um novo e o melhor de tudo, é no próprio campo
O "Motivo da Devolução" informado é destacado nos "Dados adicionais" do DANFE
2) Itens que compõem a Devolução: selecione o item e clique no botão "Editar Item", para abrir as características do produto
Ajustando as informações dos itens
Para realizar a devolução total do pedido, basta informar as seguintes informações:
1) Quantidade: Quantidade que está sendo devolvida do produto
2) CFOP: o CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo
Converse com seu contador para entender quais CFOP's você deve utilizar
Além disso, você pode conferir os impostos envolvidos na devolução:
Acesse as abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "IPI", "PIS" e "COFINS", conforme indicado na figura acima, e preencha as informações necessárias para o cálculo dos impostos
📌 Seu contador pode te ajudar bastante e ele é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, pois isso varia muito em função do enquadramento legal de sua empresa x o produto que você está devolvendo x o tipo de operação que está sendo realizada |
Concluindo a devolução
Clique no botão "Conferir" para verificar se todas as informações estão corretas:
Você também pode gerar a pré-nota, basta clicar no botão "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)" e, se tudo estiver correto, clique no botão "Concluir Devolução de Venda":
Pré-nota
Ao clicar em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)", o sistema irá gerar o PDF com a pré-nota:
Acompanhando a SEFAZ
Após solicitar a devolução do pedido de devolução de venda você pode acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
Acesse o Menu de Vendas e NF-e, e clique em "Exibir todas" no grupo Devolução de Venda:
O Omie demonstra através de uma representação em cores, destacada na Situação representando o pedido de devolução de venda conforme indicado na figura abaixo, o que está acontecendo:
✓ Concluído: sucesso! A solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, serão geradas as baixas/saídas no estoque dos produtos
• Concluído (aguardando retorno da SEFAZ): a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
• Pendente: são pedidos de remessa que ainda não foram concluídos (faturados)
• Concluído (NF-e rejeitada): a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada!
× Cancelado: são notas fiscais canceladas
A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos
💡 #DicasDoBem
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📌 Rejeição SEFAZ
Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:
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