Todas as coleções
Produção
Produção: Operações com Ordem de Produção
Incluindo Mão de Obra de Produção em um Pedido de Venda
Incluindo Mão de Obra de Produção em um Pedido de Venda

Nesse artigo, descubra como incluir em um Pedido de Venda um item que simbolize a Mão de Obra de Produção.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Na indústria, ao realizar uma venda que envolve a produção de um produto, é comum informar tanto os produtos quanto a mão de obra necessária à execução do processo produtivo. Isso se reflete não apenas no Pedido de Venda, mas também na Nota Fiscal.

Desta maneira, a Nota Fiscal apresentará os itens da venda e o também serviço prestado.

Aqui, demonstraremos uma forma para você pode realizar este procedimento no Omie.

⚠️ Pontos de Atenção

  • Ao incluir a Mão de Obra no Pedido de Venda conforme estas instruções, todos os dados da Ordem de Produção relacionada serão registrados no Bloco K do SPED EFD, e consequentemente, poderá gerar o cálculo do IPI.

    Se sua empresa não for classificada como uma indústria e não deseja registrar uma produção no Bloco K, recomendamos seguir estes passos.

  • Recomendamos enfaticamente que você revise este procedimento com sua equipe contábil para garantir sua conformidade com as regulamentações fiscais.​


Incluindo Mão de Obra em um Pedido de Venda

1) No Omie, cadastre um produto que represente a sua Mão de Obra. Recomendamos que consulte sua equipe contábil para identificar os detalhes para o cadastro, como a descrição, NCM, tipo de produto, tributos, entre outros.

2) Em seguida, acesse o cadastro do Produto Acabado ou em Processo, ou seja, aquele que será produzido através da OP. Então, no menu lateral esquerdo, clique na opção Estrutura do Produto:

3) Ao acessar a Estrutura do Produto Acabado ou em Processo, clique na opção "+ Clique aqui para incluir mais um item agora" (1) e adicione o produto que representa a Mão de Obra na sua estrutura (2):

4) Então, clique na aba Pedido de Venda (1) e marque a opção "Quero incluir a Mão de Obra como item no Pedido de Venda" (2).

ℹ️ Ao marcar essa opção, o Valor do Item que representa a Mão de Obra será subtraído do valor do produto acabado, de forma que não irá alterar o valor total do Pedido de Venda.

A Mão de Obra será cadastrada como um item para vendas destinadas a clientes contribuintes do ICMS, que não estejam enquadrados no Simples Nacional, e para vendas internas, ou seja, dentro do mesmo estado da sua empresa.

5) No campo "Produto que representa a Mão de Obra" selecione o item que representa a sua a Mão de Obra (1), conforme cadastrado no passo 1, e defina o Percentual da Mão de Obra (2):

6) Então, acesse a aba "Informações Adicionais" e preencha o Local de Estoque de Entrada da Produção:

7) Por fim, você poderá Cadastrar um Pedido de Venda e adicionar o produto a ser produzido.

8) Após incluir o produto a ser produzido no Pedido de Venda, clique duas vezes sobre ele para acessar suas configurações. Preencha todas as informações tributárias e outros detalhes da venda conforme a orientação da sua contabilidade, salve o Pedido.

Em seguida, no menu lateral esquerdo, clique em "Nenhuma ordem de produção vinculada a este item" para associar uma Ordem de Produção a este item do Pedido de Venda.

9) Desta maneira, o item Mão de Obra será incluído automaticamente ao Pedido de Venda:

10) Assim, o percentual indicado para a Mão de Obra, como no exemplo acima de 15%, será deduzido do valor do Produto Produzido (1), mantendo o Valor Total do Pedido inalterado (2):

11) Por fim, você poderá concluir a Ordem de Produção e Faturar o Pedido de Venda para emitir a NF-e.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?