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Imprimindo um Pedido de Compra

Descubra como imprimir seu Pedido de Compra com informações para o Faturamento, Fornecedor, Transporte, Valores e Informações Adicionais.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado ontem

A Requisição de Compra é a formalização da necessidade de adquirir um produto e pode ser posteriormente convertida em um Pedido de Compra.

Por outro lado, o Pedido de Compra representa a autorização formal da sua empresa para a aquisição do produto escolhido junto ao fornecedor selecionado.

Após cadastrar o Pedido de Compra, você tem a opção de imprimi-lo. Essa impressão fornece uma referência física e detalhada das quantidades, preços e produtos solicitados, além de reforçar uma comunicação clara entre sua empresa e o fornecedor escolhido.

Tópicos do Artigo:


Imprimindo um Pedido de Compra

1) Acesse o Pedido de Compra desejado a partir do módulo Compras, Estoque e Produção.

2) Ao acessar o Pedido de Compra, clique em "Imprimir" no menu lateral esquerdo:

3) Com isso, você será direcionado para a tela de impressão. Além dos detalhes principais do pedido, você terá a opção de selecionar outras informações para impressão, tais como:

  • Informações para o faturamento. Ao marcar esta opção, serão incluídas no Pedido de Compra as informações para o faturamento.


  • Do e-mail para envio da NF-e. Ao marcar esta opção, será impresso no Pedido de Compra o endereço de E-mail para envio da NF-e. Essa informação vai impressa no início das informações para faturamento no Pedido de Compra.

  • Do Fornecedor. Ao marcar esta opção, serão impressas no Pedido de Compra as informações do fornecedor, de acordo com o cadastro registrado no Omie.

  • Sobre o Frete. Ao marcar esta opção, as informações relacionadas ao frete, preenchidas na aba "Frete e Outras Despesas", serão impressas no Pedido de Compra.

    • 💡 Observação: Não haverá esta impressão destes dados para o "Tipo de Frete" = 9 - "Sem Incidência de Transporte".

  • Sobre o Parcelamento. Ao marcar esta opção, na impressão haverá a inclusão das informações de parcelamento no Pedido de Compra, conforme preenchidas na aba "Parcelas".

  • Contendo o "R$" no título dos Valores. Ao marcar esta opção, os títulos das colunas de valor serão exibidos como "Valor Unitário (R$)" e "Valor Total (R$)". Ao desmarcá-la, as colunas aparecerão como "Valor Unitário" e "Valor Total".

  • Contendo as Informações Adicionais. Ao marcar esta opção, serão impressas no Pedido de Compra as informações adicionais fornecidas nas abas "Informações Adicionais" e "Observações".

  • Sobre o projeto. Ao selecionar esta opção, será incluído na impressão do Pedido de Compra o projeto informado na aba "Informações Adicionais".

  • Contendo o código do fornecedor para o produto. Ao marcar esta opção, será impresso no Pedido de Compra, junto com a descrição do item, o código do fornecedor para o produto, conforme preenchido no cadastro do "Fornecedor do Produto", dentro do cadastro do Produto:

4) Agora, selecione o tipo de impressão, escolhendo entre:

  • Completo (1). Ao selecionar esta opção, haverá a impressão do Pedido de Compra exibindo todas as quantidades e valores detalhados.

  • Sem valores (2). Ao selecionar esta opção, o Pedido de Compra será impresso sem exibir os valores, apresentando apenas as quantidades dos produtos solicitados.

💡 Consulte um exemplo de Impressão Completa e Sem valores.

5) Depois de escolher o tipo de impressão desejado, você poderá visualizar o PDF do Pedido de Compra (1). E também, você terá a opção de enviar os dados do Pedido por e-mail, basta informar os endereços de e-mail para envio (2):

6) Se necessário, você pode alterar o Assunto do e-mail (1), adicionar um texto complementar ao corpo de seu e-mail (2) e incluir um anexo ao e-mail (3). Depois, é só clicar em "Enviar Agora" (4):



Exemplo de impressão de Pedido de Compra Completo


Exemplo de impressão de Pedido de Compra Sem valores


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