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Cadastrando uma Requisição de Compra

Nesse artigo, descubra como cadastrar uma requisição de produtos para compra

Caio Quintal avatar
Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de 6 meses

Na rotina diária de uma empresa, é necessário adquirir produtos necessários para comercialização e utilização.

O processo de compra tende a ser complexo, envolvendo diversas etapas, como: requisição, cotação, seleção do fornecedor e condições de compra mais vantajosos, entre outras. Visando facilitar todas essas etapas e garantir uma operação bem estabelecida, a Omie garante o gerenciamento do processo de compra de modo simplificado, possibilitando a visualização das informações de forma visual a partir de um Kanban de compras.


Essa operação é iniciada através da Requisição de Compra, um documento que detalha os itens que a empresa precisa adquirir, formalizando essa necessidade. A partir da Remessa, o setor responsável pode iniciar todos os processos de aquisição, enviando o documento para os fornecedores emitirem orçamentos e futuramente ela pode ser convertida em um pedido de compra!

Vamos aprender como fazer esse processo no Omie! 😉🚀


Tópicos do Artigo:


Cadastrando uma Requisição de Compra

1) Após realizar o login no Omie, você precisará acessar o seu módulo de "Compras, Estoque e Produção":

2) O sistema te direcionará a uma tela com alguns passos. Clique no Passo 3 - Cadastrar Compras a Receber:

2) Na primeira coluna do kanban de compra, clique em "Nova Requisição":

3) Agora vamos preencher os dados da sua Requisição de Compra. Primeiramente, preencha os campos numerados:

  • (1) Categoria da Compra

  • (2) Projeto: projeto em que essa operação estará inserida (preenchimento opcional).

  • (3) Data de sugestão de Entrega

  • (4) Novo item: Inclua todos os itens que a empresa necessita.

  • (5) Observações: Você pode informar observações internas, demonstradas apenas no Omie, e, também, observações que serão impressas na carta de cotação para o fornecedor.

4) Ao clicar em "Novo Item", preencha os campos numerados:

  • (1) Produto: Inclua o item desejado na Requisição, pesquisando ele a partir do ícone de Lupa 🔍. Caso o produto não esteja previamente cadastrado, realize seu cadastro clicando no ícone de Clipe de papel azul 🔗, localizado acima do nome do campo.

  • (2) Quantidade: Quantidade desejada do produto.

  • (3) Preço Unitário Sugerido: Indique o valor sugerido por unidade.

  • (4) Observações: Caso precise informar dados adicionais sobre o item na carta de cotação que será gerada (preenchimento opcional).

💡 Ao preencher o produto e a quantidade, automaticamente o sistema irá preencher os seguintes campos:

  • Estoque Disponível. Com base na quantidade do produto em estoque;

  • Unidade. Conforme preenchido no cadastro do produto;

  • Valor Total do Item. Preenchido com o cálculo do Preço Unitário Sugerido X Q Quantidade.


5) Após clicar em "Salvar" a sua requisição de produtos está pronta! 🎉


Imprimindo uma Requisição de Compra

Agora é hora de enviar a carta de cotação aos seus fornecedores!

1) No menu lateral esquerdo, clique em "Imprimir":


2) Com isso, você será direcionado para a tela de impressão. Você poderá visualizar o PDF da Requisição de Compra (1). E também, você terá a opção de enviar os dados da Nota por e-mail, basta informar os endereços de e-mail para envio (2):

3) Se necessário, você pode alterar o Assunto do e-mail (1), adicionar um texto complementar ao corpo de seu e-mail (2) e incluir um anexo ao e-mail (3). Depois, é só clicar em "Enviar Agora" (4):

4) Após transmitir a impressão da carta de cotação por e-mail, seus fornecedores receberão um e-mail super elegante no formato .PDF, com essa carinha:


Transformando uma Requisição em um Pedido de Compra

Após todo o processo de cotação dos seus produtos, você pode transformar a sua requisição em um pedido de compra. Basta seguir os passos abaixo:

1) Acesse o Passo 3 do módulo de Compras, Estoque e Produção:

2) Na coluna "Requisição" selecione o card de interesse e o arraste para a coluna "Pedido de Compra":

📌 Para uma requisição ser convertida em um pedido de compra, é obrigatório que ela contenha pelo menos um item. Se não houver itens na requisição, a tentativa de criar um pedido de compra a partir dela será bloqueada pelo sistema e uma mensagem de erro será apresentada:

image.png


3) Para criar o Pedido de Compra, preencha o Fornecedor (1) e a Previsão de Entrega da Mercadoria (2):

💡 Dica: Caso seu Fornecedor não esteja cadastrado, você pode incluí-lo diretamente na tela acima.

Para isso, basta clicar no 🔗 Clipe de papel azul, localizado acima do nome do campo, e a tela de inclusão do cliente/fornecedor será acionada.

4) Você também pode preencher a Categoria de Compra de sua preferência (1), a Conta Corrente onde o valor de compra será pago (2), o Local de Estoque em que o item será armazenado (3) e o Número de Parcelas acordado com seu Fornecedor (4):

5) O Omie também permite que você preencha o Comprador responsável (1), o Projeto associado a essa despesa (2) e Contato com a empresa fornecedora (3):


💡 Os campos: Comprador (1), Projeto (2) e Contato (3), são de preenchimento opcional.

​​

6) Finalizando o preenchimento, clique em "Concluir":

7) Prontinho! Seu Pedido de Compra foi criado, e você poderá gerenciá-lo!

💡 Dicas importantes

  • Se você quiser automatizar o seu processo de compra, temos uma ferramenta poderosa e que poderá te ajudar!


    A "Sugestão de Compra" é uma funcionalidade que utiliza períodos passados para analisar o comportamento de consumo na sua empresa para estimar a quantidade a comprar ou a produzir:

  • Você também poderá criar requisições de compra por API:


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