Sabe aquela prestação de serviço recorrente que você emite a nota e o boleto para o cliente, mas ele não efetua o pagamento na data acordada?
Para evitar esse cenário, é muito comum solicitar o pagamento ao cliente realizando a emissão do boleto antecipadamente, para apenas depois dele realizar o pagamento a emissão da NFS-e ser finalizada, evitando assim o fato gerador de impostos sem que o recebimento seja concretizado
Agora você pode automatizar esse processo a partir do Adiantamento das Ordens de Serviço, diretamente pelo seu Contrato de Serviço😊
Veremos a seguir o passo a passo para realizar esse processo:
1. Cadastre a conta corrente de Adiantamento
Caso não se lembre como criar uma conta corrente, clique aqui
O cadastro da conta corrente para Adiantamento de Venda/Clientes, deve ser feito da seguinte forma:
(1) Tipo de Conta Correte: Adiantamento;
(2) Instituição: Adiantamento de Cliente;
(3) Nome da Conta: Defina um nome para sua conta de adiantamentos
2. Configure a categoria
Um processo importante é configurar uma categoria específica para Adiantamento
Por padrão, no Omie já existem duas categorias com o nome: "Adiantamento de Cliente", mas caso elas não estejam mais disponíveis, você poderá criá-las novamente, seguindo esses passos:
Devem ser criadas duas categorias
Uma categoria de despesa. Para controle do Valor em Aberto do Adiantamento Recebido do Cliente, e que contenha a seguinte configuração:
Uma categoria de receita. Para controle do Valor Recebido do Adiantamento do Cliente, e que contenha a seguinte configuração:
3. Registre o valor do Adiantamento no Contrato de Serviço
1) Após cadastrar o Contrato de Serviço, acesse a aba "Faturamentos e Previsões" e clique na mensagem em azul: “Clique aqui para alterar os detalhes do adiantamento das Ordens de Serviço”:
2) Na tela de "Detalhes do Adiantamento das Ordens de Serviço", marque a opção "as Ordens de Serviço deste contrato serão faturadas após o recebimento do adiantamento" (1), em seguida, indique a Categoria para o Adiantamento (2), a Conta Corrente de Adiantamento (3), e clique em "Salvar e Fechar":
3) Com isso, na aba de Faturamento e Previsões, a mensagem em azul será substituída para “As Ordens de Serviço geradas por este contrato serão faturadas após o recebimento do adiantamento. Clique aqui para alterar os detalhes”
💡 Dica. Caso queira editar algum detalhe, assim como desativar essa opção, a qualquer momento, basta clicar nesse link: |
4) Uma vez que essa opção tenha sido ativada para o seu contrato, sempre que você o faturar, uma nova Ordem de Serviço será gerada automaticamente:
No Kanban de Serviços e de Contratos você encontrará a indicação do adiantamento registrado e ainda não recebido:
5) De forma automática, o seu cliente receberá um e-mail de notificação sobre o registro do adiantamento. Caso o contrato esteja configurado para gerar um boleto de cobrança, nesse e-mail o seu cliente receberá o link de acesso ao boleto:
6) Juntamente com a Ordem de Serviço, uma Conta a Receber será automaticamente gerada no seu Módulo de Finanças. Isso possibilitará que você acesse informações detalhadas sobre o adiantamento, visualize o boleto gerado (quando essa opção estiver habilitada), prorrogue o vencimento e realize outras necessárias:
7) A partir de agora, é só aguardar o cliente efetuar o pagamento. Então, realize a baixa a conta a receber de adiantamento, seguindo as instruções abaixo:
8) E olha que legal, assim que você receber o valor do adiantamento, a Omie te enviará um e-mail notificando o recebimento do adiantamento para que você não se esqueça de realizar o faturamento da sua Ordem de Serviço:
Ao clicar no link demonstrado acima, você será direcionado para a OS específica do adiantamento, e você poderá faturá-la. Ou se preferir, você poderá acessar diretamente o seu Módulo de Serviços.
💡 Dica: Sugerimos que o faturamento da Ordem de Serviço ocorra somente após a baixa da Conta a Receber de Adiantamento.
9) Após a baixa da Conta a Receber de adiantamento, você poderá faturar a Ordem de Serviço para gerar a NFS-e.
Se você optar por não efetuar a baixa da Conta a Receber, o sistema exibirá uma mensagem de alerta, indicando que esse passo não foi concluído. É importante ressaltar que essa mensagem não impedirá o faturamento da Ordem de Serviço:
4) Acompanhe os valores adiantados
Faturou a OS? Então, agora todo o ciclo foi concluído e a nota fiscal enviada para o seu cliente! 😄
Não se esqueça de que você pode sempre manter um controle adicional acessando o Módulo de Finanças, através do Extrato da Conta de Adiantamento de Cliente.
Neste extrato, você verá dois lançamentos: um para o controle do adiantamento (1) e outro representando a baixa do adiantamento (2), que ocorre quando a nota é faturada: