Sabe aquela prestação de serviço recorrente que você emite a nota e o boleto para o cliente, mas ele não efetua o pagamento na data acordada?

Para evitar esse cenário, é muito comum solicitar o pagamento ao cliente realizando a emissão do boleto antecipadamente, para apenas depois dele realizar o pagamento a emissão da NFS-e ser finalizada, evitando assim o fato gerador de impostos sem que o recebimento seja concretizado.

Agora você pode automatizar esse processo a partir do Adiantamento das Ordens de Serviço, diretamente pelo seu Contrato de Serviço. 😊

Vejamos a seguir o passo a passo para realizar esse processo:

Após criar os seus Contratos de Serviço, agora na aba Faturamentos e Previsões você terá a opção “Clique aqui para alterar os detalhes do adiantamento das Ordens de Serviço”:

Depois uma nova tela será exibida para indicar que As Ordens de Serviço deste contrato serão faturadas após o recebimento do adiantamento e, lembre-se de indicar a Categoria para o Adiantamento e a Conta Corrente de Adiantamento que você fará o controle:

Após confirmar essa ação, na aba de Faturamento e Previsões a opção anterior será substituída para “As Ordens de Serviço geradas por este contrato serão faturadas após o recebimento do adiantamento. Clique aqui para alterar os detalhes”. Caso queira editar algum detalhe, assim como desativar a opção a qualquer momento, basta fazê-lo clicando neste link:

Então, uma vez que essa opção foi ativada para o seu contrato, todas as vezes que você o faturar, automaticamente será gerado uma nova Ordem de Serviço indicando o adiantamento, e neste momento o seu cliente já receberá o boleto de cobrança:

Além disso, o Contas a Receber foi criado no seu Módulo Finanças, para que você possa consultar informações, visualizar o boleto gerado, prorrogar vencimento, dentre outros:

A partir de agora, é só aguardar o cliente efetuar o pagamento do boleto e, uma vez que tenha sido confirmado a baixa, a nota poderá finalmente ser faturada.

Mas não se preocupe, a Omie te enviará um e-mail notificando o recebimento do adiantamento para que você não se esqueça de realizar o faturamento da sua Ordem de Serviço:

Ao clicar no link você será direcionado para a OS específica do adiantamento, ou se preferir, é só ir diretamente no seu Módulo de Serviços, a Omie te mostrará por lá também quando o adiantamento tiver sido recebido destacando sempre uma cor azulada:

Faturou? Então agora todo o ciclo foi concluído e a nota fiscal enviada para o seu cliente 😊

Não se esqueça de que você poderá sempre ter um controle adicional através do seu Módulo Finanças, diretamente no extrato da conta de Adiantamento de Cliente.
Ali você terá dois lançamentos, um de controle do adiantamento e outro representando a baixa do adiantamento, quando a nota estiver faturada.

#DicaImportante: Não esqueça de criar uma categoria de despesa para controle do Valor em Aberto do Adiantamento Recebido do Cliente:

Pronto! Agora você já sabe como realizar o controle de adiantamento nos contratos de serviço. Bons negócios!

🚀🎯

Encontrou sua resposta?