Adiantamento de OS no Contrato de Serviço

Neste artigo, descubra mais sobre como registrar um Adiantamento de OS no Contrato de Serviço

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Sabe aquela prestação de serviço recorrente que você emite a nota e o boleto para o cliente, mas ele não efetua o pagamento na data acordada?

Para evitar esse cenário, é muito comum solicitar o pagamento ao cliente realizando a emissão do boleto antecipadamente, para apenas depois dele realizar o pagamento a emissão da NFS-e ser finalizada, evitando assim o fato gerador de impostos sem que o recebimento seja concretizado

Agora você pode automatizar esse processo a partir do Adiantamento das Ordens de Serviço, diretamente pelo seu Contrato de Serviço😊

Veremos a seguir o passo a passo para realizar esse processo:


1. Cadastre a conta corrente de Adiantamento

Caso não se lembre como criar uma conta corrente, clique aqui

O cadastro da conta corrente para Adiantamento de Venda/Clientes, deve ser feito da seguinte forma:

  • (1) Tipo de Conta Correte: Adiantamento;

  • (2) Instituição: Adiantamento de Cliente;

  • (3) Nome da Conta: Defina um nome para sua conta de adiantamentos



2. Configure a categoria

Um processo importante é configurar uma categoria específica para Adiantamento

Por padrão, no Omie já existem duas categorias com o nome: "Adiantamento de Cliente", mas caso elas não estejam mais disponíveis, você poderá criá-las novamente, seguindo esses passos:

Devem ser criadas duas categorias

  • Uma categoria de despesa. Para controle do Valor em Aberto do Adiantamento Recebido do Cliente, e que contenha a seguinte configuração:

  • Uma categoria de receita. Para controle do Valor Recebido do Adiantamento do Cliente, e que contenha a seguinte configuração:


3. Registre o valor do Adiantamento no Contrato de Serviço

1) Após cadastrar o Contrato de Serviço, acesse a aba "Faturamentos e Previsões" e clique na mensagem em azul: “Clique aqui para alterar os detalhes do adiantamento das Ordens de Serviço”:

2) Na tela de "Detalhes do Adiantamento das Ordens de Serviço", marque a opção "as Ordens de Serviço deste contrato serão faturadas após o recebimento do adiantamento" (1), em seguida, indique a Categoria para o Adiantamento (2), a Conta Corrente de Adiantamento (3), e clique em "Salvar e Fechar":

3) Com isso, na aba de Faturamento e Previsões, a mensagem em azul será substituída para “As Ordens de Serviço geradas por este contrato serão faturadas após o recebimento do adiantamento. Clique aqui para alterar os detalhes”

💡 Dica. Caso queira editar algum detalhe, assim como desativar essa opção, a qualquer momento, basta clicar nesse link:

4) Uma vez que essa opção tenha sido ativada para o seu contrato, sempre que você o faturar, uma nova Ordem de Serviço será gerada automaticamente:

No Kanban de Serviços e de Contratos você encontrará a indicação do adiantamento registrado e ainda não recebido:

5) De forma automática, o seu cliente receberá um e-mail de notificação sobre o registro do adiantamento. Caso o contrato esteja configurado para gerar um boleto de cobrança, nesse e-mail o seu cliente receberá o link de acesso ao boleto:

6) Juntamente com a Ordem de Serviço, uma Conta a Receber será automaticamente gerada no seu Módulo de Finanças. Isso possibilitará que você acesse informações detalhadas sobre o adiantamento, visualize o boleto gerado (quando essa opção estiver habilitada), prorrogue o vencimento e realize outras necessárias:

7) A partir de agora, é só aguardar o cliente efetuar o pagamento. Então, realize a baixa a conta a receber de adiantamento, seguindo as instruções abaixo:

8) E olha que legal, assim que você receber o valor do adiantamento, a Omie te enviará um e-mail notificando o recebimento do adiantamento para que você não se esqueça de realizar o faturamento da sua Ordem de Serviço:

Ao clicar no link demonstrado acima, você será direcionado para a OS específica do adiantamento, e você poderá faturá-la. Ou se preferir, você poderá acessar diretamente o seu Módulo de Serviços.

💡 Dica: Sugerimos que o faturamento da Ordem de Serviço ocorra somente após a baixa da Conta a Receber de Adiantamento.

9) Após a baixa da Conta a Receber de adiantamento, você poderá faturar a Ordem de Serviço para gerar a NFS-e.

Se você optar por não efetuar a baixa da Conta a Receber, o sistema exibirá uma mensagem de alerta, indicando que esse passo não foi concluído. É importante ressaltar que essa mensagem não impedirá o faturamento da Ordem de Serviço:


4) Acompanhe os valores adiantados

Faturou a OS? Então, agora todo o ciclo foi concluído e a nota fiscal enviada para o seu cliente! 😄

Não se esqueça de que você pode sempre manter um controle adicional acessando o Módulo de Finanças, através do Extrato da Conta de Adiantamento de Cliente.

Neste extrato, você verá dois lançamentos: um para o controle do adiantamento (1) e outro representando a baixa do adiantamento (2), que ocorre quando a nota é faturada:

Respondeu à sua pergunta?