Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCenários de Negócio na Prática
Realizando uma Venda de Entrega Futura
Realizando uma Venda de Entrega Futura

Nesse artigo, descubra como controlar no Omie a venda de entrega futura.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 2 meses

No processo de vendas, diversas particularidades podem surgir, e uma delas é quando o faturamento é antecipado à entrega. Ou seja, você emite a Nota Fiscal antes de realizar a entrega do produto ao cliente.

Esse procedimento é comum em situações onde a entrega está agendada para uma data futura distante, ou quando a saída da mercadoria do estoque ocorre apenas após o acúmulo de um determinado número de pedidos.

Seja qual for o caso, você pode facilmente gerenciar e acompanhar esse processo no Omie! 😄

⚠️ Informações Importantes

  • O processo de venda para entrega futura pode variar, dependendo das particularidades de cada empresa. Aqui, vamos abordar o cenário mais comum no mercado:

  • Todas as questões relacionadas à tributação e informações fiscais, como quais tributos devem ser aplicados e em que momento, devem ser verificadas diretamente com a sua contabilidade.

  • Para que o processo de venda para entrega futura seja realizado, o produto já deve estar disponível em seu estoque.

Tópicos do Artigo:


Emitindo a NF-e e Gerando o Registro Financeiro

1) A primeira etapa da Venda para Entrega Futura é o cadastro de um Pedido de Venda. Através dele, será possível realizar o registro financeiro juntamente com a Nota Fiscal.

💡 Nesta fase inicial, não haverá saída de estoque, portanto, é importante marcar a opção indicada dentro dos item do Pedido de Venda.

2) Após confirmar com a sua contabilidade quais são as tributações para essa primeira nota, é só Faturar o Pedido de Venda.

💡 Se a venda para entrega futura for um processo recorrente em sua empresa, você pode configurar um Cenário Fiscal específico para esse tipo de operação. Para saber como realizar essa configuração, clique aqui!


Saída da Mercadoria: Movimentando o Estoque

Na segunda etapa do processo, quando chegar a data de entrega dos produtos, você deverá registrar apenas a saída da mercadoria do seu estoque. Para isso, é imprescindível a emissão de uma nova Nota Fiscal.

Você pode realizar esse processo de duas maneiras: através de Remessa de Produto ou Duplicando o Pedido de Venda.

É importante destacar que, como essa movimentação refere-se apenas à saída do estoque, não há impacto financeiro nesta fase.

Remessa de Produto

Como o financeiro já foi gerado na NF-e emitida anteriormente, agora resta apenas registrar a saída do produto no estoque.

Esse processo pode ser feito diretamente pela Remessa de Produto, que, por padrão, não gera movimentações financeiras, apenas ajusta o estoque da mercadoria.

2) Com a remessa cadastrada, é necessário referenciar a Nota original que gerou o faturamento do produto.

Para isso, acesse a aba "Informações Adicionais" (1) e clique na opção "Adicionar uma NF-e, Cupom Fiscal NFC-e ou SAT como relacionada" (2):

3) Com todos os dados preenchidos e conferidos, basta faturar a remessa.

💡 Custo da Mercadoria no DRE

Por padrão, operações feitas pela Remessa de Produto não são destacadas no DRE.

Porém, caso você precise que o Custo da Mercadoria da Remessa seja destacado no DRE, entre em contato com o nosso Suporte, solicitando essa opção.

Duplicando o Pedido de Venda

Como o financeiro já foi gerado na NF-e emitida anteriormente, agora resta apenas registrar a saída do produto no estoque.

Para isso, você tem a opção de duplicar o Pedido de Venda já faturado para aproveitar os dados do cliente e produtos. Neste método, é necessário apenas marcar para que não haja a saída de estoque.

2) Então, acesse cada um dos itens deste Pedido duplicado:

3) Em cada um dos itens, acesse a aba de "Informações Adicionais" (1) e marque a opção "Não gerar conta a receber para este item" (2), a fim de evitarmos duplicidade no financeiro:

4) É muito importante relacionar a Nota Fiscal original neste Pedido de Venda:

Para isso, no Pedido de Venda acesse a aba de "Informações Adicionais" (1) e clique na opção "Clique aqui para Incluir notas fiscais relacionadas" (2):

5) Por fim, com todos os tributos preenchidos conforme a orientação da sua contabilidade, só faturar o Pedido de Venda.

⚠️ Visualização nos Relatórios

Ao realizar o processo pela duplicação do Pedido de Venda, nos relatórios de Faturamento serão apresentados dois Pedidos de Venda.

Certifique-se de utilizar um filtro para personalizar o relatório. Como, por exemplo, "Gera Conta a Receber" e/ou "Movimenta Estoque":


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?