No processo de venda podem existir diversas peculiaridades, e uma delas é quando o faturamento é antecipado à entrega, ou seja, você fatura uma nota primeiro, e depois faz a entrega do produto para o cliente.
Algo muito comum em casos onde se tem uma entrega agendada para uma data futura distante, ou até mesmo para casos onde a entrega/saída da mercadoria do estoque só acontece após tantos pedidos realizados.
De uma forma ou de outra, é possível realizar esse processo aqui no Omie 😄
⚠️ Avisos Importantes
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Nesse artigo, temos:
Faturamento
A primeira parte da Venda para entrega futura é emitir uma NF-e, que será o faturamento de fato do seu produto
Caso não se lembre como criar o pedido de venda, separamos um artigo para te ajudar:
Mas ainda não vai ser gerada a saída do estoque, por isso dentro do item do pedido de venda, deve ser marcada a seguinte opção:
Depois que confirmar as tributações com a sua contabilidade a respeito dessa primeira nota, basta faturar o pedido :)
📌Se o processo de venda futura for algo recorrente na sua empresa, é possível deixar parametrizado um cenário fiscal específico para esse tipo de operação. Clique aqui
Saída da mercadoria
Agora chegou a segunda parte do processo, onde você vai apenas registrar a saída da mercadoria do seu estoque. Lembrando que para isso, é obrigatória a emissão de nota fiscal.
⚠️ Aqui vale um ponto importante: como essa segunda saída é apenas a movimentação do estoque, ela não envolve financeiro |
Você pode realizar o processo de duas formas:
Remessa de Produto
Como o financeiro já foi gerado na primeira nota, agora basta movimentar o estoque com a saída do produto. Esse processo pode ser feito diretamente pela Remessa de Produto, que por padrão já não vai gerar o financeiro, movimento apenas o estoque da mercadoria.
Para criar e faturar a remessa, confira o artigo abaixo:
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Saída pelo pedido de venda - Duplicando o Pedido
Se você já gerou o financeiro na primeira nota, é possível duplica o Pedido de Venda já faturado para aproveitarmos os dados do cliente e dos produtos:
⚠️ Importante: caso escolha realizar o processo pela duplicação do pedido de venda, é necessário se atentar a alguns detalhes:
1) Nos relatórios de Faturamento serão apresentados dois Pedido de Venda. Certifique-se de utilizar algum filtro para personalizar o relatório;
2) Caso queira que essa segunda parte não apareça no DRE, deve ser utilizada uma categoria que não foi configurada com o Tipo de Conta do DRE;
Mas não esqueça de marcar dentro do item do pedido de venda a opção abaixo. Assim evitamos duplicidade no financeiro:
Depois disso, é necessário fazer a referência da nota origem que foi o faturamento do produto:
Por fim, com todos os impostos confirmados pela contabilidade, só faturar o pedido de venda :)
Prontinho! Seu processo de venda futura foi realizado 😊
💡Dica
No processo de venda de entrega futura, pode surgir muitas dúvidas sobre a tributação do ICMS, se devemos tributar o IPI na primeira nota ou não, qual a CFOP.
Tudo isso deve ser consultado com a sua contabilidade, pois, ela é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, já que todos esses fatores podem variar em função do enquadramento da sua empresa, tipo de operação, etc.
📌 Separamos alguns artigos relacionados que podem te ajudar bastante: