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Gerenciando manualmente a Antecipação de Recebíveis

Neste artigo, descubra como gerenciar a antecipação de recebíveis/desconto de duplicatas manualmente no Omie.

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Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de um mês

Não deixe o controle da antecipação de recebíveis se perder nas planilhas ou em anotações soltas!

Com o Omie, até as antecipações de recebíveis feitas diretamente no banco podem ser registradas de forma simples no ERP. Assim, você mantém todo o controle financeiro em um só lugar.

⚠️ Importante

O controle manual de antecipação de recebíveis pode conter diversas particularidades para cada empresa. As informações deste artigo são sugestões de como você pode controlar este tipo de operação.

Tópicos do Artigo:


Cadastrando a Conta Corrente de Antecipação

1) No Omie, para controlar a antecipação de recebíveis, sugerimos que você cadastre uma Conta Corrente específica para o processo.

💡 Explicando

Quando você faz uma antecipação de recebíveis, o dinheiro não é recebido diretamente do seu cliente, mas sim da instituição financeira. Para que o controle no ERP seja preciso, é importante criar uma conta de compensação.

Basicamente, essa conta atua como uma ponte. Ela serve para registrar a transferência do valor antecipado da instituição financeira para sua conta corrente, garantindo que a data de baixa do título de recebível no seu sistema reflita o pagamento antecipado que você recebeu, e não a data de pagamento original do cliente.

2) Selecione o tipo “Conta Garantida” (1) e, no campo Nome da conta, sugerimos utilizar “Conta de Antecipação” (2).

Após preencher as informações, clique em Salvar (3).

3) Com a Conta de Antecipação cadastrada, você pode dar início ao fluxo de recebimento do valor antecipado, conforme descrito no próximo tópico.


Registrando a Antecipação de Recebíveis

1) Cadastre a Conta a Receber que representa a cobrança original ao seu cliente, ou seja, o valor que será antecipado pelo banco.

2) Após realizar a antecipação no seu banco e o valor ser creditado na sua conta, é hora de registrar o processo no ERP. No Omie, registre uma transferência entre Contas Correntes.

  • (1) Conta de Origem: Selecione a sua Conta de Antecipação.

  • (2) Conta de Destino: Selecione a sua Conta Corrente, onde o valor foi depositado pelo banco.

3) Preencha os Dados da Antecipação:

  • (1) Data: Insira a data exata em que o valor da antecipação foi creditado na sua conta.

  • (2) Valor: Digite o valor que você recebeu, já com os descontos do banco.

  • (3) Clique em Salvar

    ⚠️ Importante

    O Valor da Transferência deve ser informado já descontando a taxa cobrada pela sua antecipadora, refletindo exatamente o valor que você receberá em conta após a antecipação.

    Exemplo: O valor do boleto do cliente: R$ 1.000. A taxa da antecipadora: 10%

    Valor da Transferência a registrar: R$ 900

4) Ao acompanhar os valores no Extrato das Contas Correntes, você poderá validar que o valor saiu da Conta de Antecipação e entrou na sua Conta Corrente:

5) Quando a antecipadora receber o valor do Boleto antecipado, você deve realizar o próximo tópico.


Baixando a Conta a Receber antecipada

1) Acesse a Conta a Receber que foi antecipada.

2) Na aba "Recebimentos" (1), clique em "Registrar Recebimento" (2):

3) No momento de registrar o recebimento, é necessário que você selecione a Conta de Antecipação como a Conta Corrente.

Assim, o valor recebido será devidamente registrado como uma entrada na conta que controla as antecipações.

4) Agora, há duas formas diferentes que sugerimos de prosseguir com a baixa da Conta a Receber:

Baixando a Conta a Receber e registrando manualmente a taxa

⚠️ Importante

Neste processo, o valor recebido na Conta a Receber será o valor integral da antecipação, sem subtrair a taxa cobrada pela antecipadora.

A taxa, será lançada manualmente para ter mais rastreabilidade da movimentação.

1) Em "Valor do Recebimento" (1) indique o valor integral da Conta a Receber e clique em "Confirmar" (2):

2) Agora, inclua um Lançamento de despesa na Conta de Antecipação referente a taxa cobrada.

Indique a Conta de Antecipação (1) a Data (2) e Valores da Taxa (3):

3) Tudo pronto! O fluxo de antecipação foi realizado por completo.

Ao acessar o Extrato da Conta de Antecipação, o valor em saldo deve estar zerado, mostrando que não há nenhuma antecipação em aberto:

Baixando a Conta a Receber com Desconto

⚠️ Importante

Neste processo, o valor recebido compensará o saldo negativo gerado anteriormente na Conta de Antecipação.


Além disso, durante a baixa, será aplicado um Desconto correspondente à taxa cobrada pela antecipadora.

1) Em "Valor do Recebimento" (1) indique o valor a qual você recebeu da antecipadora e em "Desconto" (2) a taxa a qual foi cobrada anteriormente pela antecipação realizada e clique em "Confirmar" (3):

2) Tudo pronto! O fluxo de antecipação foi realizado por completo. Ao acessar o Extrato das Contas Correntes da Conta de Antecipação, o valor em saldo deve estar zerado, mostrando que não há nenhuma antecipação em aberto:

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Se você cobra seus clientes via boleto, é possível antecipar suas duplicatas diretamente pelo sistema Omie, de forma totalmente automatizada.


Automatizando a baixa das Contas Antecipadas

Para ganhar tempo e simplificar sua rotina financeira, o Omie permite automatizar a baixa das contas antecipadas.

Para que a automação seja possível, é necessário que a cobrança original do cliente seja gerada via API.

Assim, quando a instituição financeira envia o retorno da cobrança com uma confirmação da antecipação, o Omie recebe automaticamente a informação e registra a baixa na Conta de Antecipação, sem que você precise fazer nada manualmente.

💡 Atualmente, esse recurso está disponível para o Banco do Brasil (001), Sicredi (748) e Sicoob (756).

1) Para automatizar a baixa das Contas a Receber antecipadas, será necessário possuir duas Contas Correntes no Omie:

  • Conta Corrente padrão: aquela utilizada no dia a dia pela empresa;

  • Conta Garantida: utilizada para o controle das antecipações, conforme descrito aqui.

2) Com as duas contas correntes cadastradas, é necessário realizar o vínculo entre elas.

Para isso, acesse a Conta Corrente padrão, e no campo de "Conta Vinculada", informe a Conta Garantida:

3) Para aproveitar a automação da baixa dos recebíveis, é necessário configurar a integração API com o seu banco para que o processo seja realizado corretamente:

4) Após gerar a cobrança, realizar a antecipação no seu banco e o valor ser creditado na sua conta, é hora de registrar o processo no ERP.

No Omie, registre a antecipação, conforme descrito aqui:

5) Depois que o cliente paga o boleto, o Omie entra em ação.

Com a integração via API com o banco, assim que o sistema recebe o retorno da cobrança, ele registra automaticamente a baixa da Conta a Receber conforme as instruções recebidas.

  • Com instrução de antecipação: a Conta a Receber é baixada na Conta Garantida.

  • Sem instrução de antecipação: a Conta a Receber é baixada na conta padrão.

E pronto! Tudo acontece de forma automática, mantendo seu controle financeiro sempre atualizado e sem complicações.


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