Todas as coleções
Finanças
Rotinas Financeiras
Cadastrando uma Conta a Receber/Pagar sem informar o CPF/CNPJ do Cliente/Fornecedor
Cadastrando uma Conta a Receber/Pagar sem informar o CPF/CNPJ do Cliente/Fornecedor

Neste artigo, descubra como cadastrar uma conta a receber ou uma conta a pagar sem CPF/CNPJ do cliente/beneficiário

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Como sabemos, ao longo da rotina da sua empresa, pode surgir a necessidade de cadastrar Contas a Receber e/ou Contas a Pagar sem a necessidade de informar o CPF/CNPJ do cliente/fornecedor.

Essa prática é frequente no registro de guias de impostos e outras operações em que não se requer o CPF/CNPJ no cadastro das contas a receber e/ou a pagar.

Neste artigo, apresentaremos um guia sobre como efetuar o cadastro dessas contas. 😉

⚠️ Importante:

No processo de cadastrar Contas a Receber/Pagar para a criação de uma remessa de cobrança ou de pagamento, é necessário fornecer um CPF/CNPJ no registro do cliente/fornecedor.

Isso se deve ao fato de que o layout dos bancos estabelece essa informação como obrigatória para a validação do arquivo.


1) O início do processo envolve ativar a configuração que possibilita o cadastro de clientes e fornecedores sem a necessidade do CPF/CNPJ. Para fazer isso, basta seguir estas etapas:

2) Está tudo pronto! Agora, basta cadastrar seus clientes/fornecedores sem que o sistema exija obrigatoriamente o CNPJ/CPF:

3) Então, basta cadastrar uma Conta a Receber e/ou uma Conta a Pagar e incluir o cliente/fonecedor cadastrado nos passos anteriores.


📚 Separamos alguns artigos importantes, que também podem te ajudar:

obrigatoriedade, obrigatoriedade cnpj, obrigatoriedade cpf

Respondeu à sua pergunta?