Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀
No Omie, é possível Cadastrar a Conta Corrente com os dados de sua Conta no CitiBank S.A. e configurar o processo para emissão de boletos. Após isso, Cadastrar suas Contas a Receber no sistema, preenchendo os dados, e gerando o boleto de cobrança.
Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.
💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente bancário quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.
Configurando a cobrança bancária do CitiBank S.A.
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no Passo "1 - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial" do módulo Finanças:
3) Na listagem de Contas Correntes, você encontrará todas as contas correntes cadastradas previamente. Para localizar sua conta do CitiBank S.A. já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).
Caso não tenha cadastrado sua conta do CitiBank S.A., clique em "+ Incluir" (2) para adicioná-la:
4) Ao acessar o cadastro da sua conta do CitiBank S.A. no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Para dar início à configuração, você poderá de inserir algumas informações, incluindo:
(1). % de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
(2). % de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
(3). Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua Conta Corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.
(4). Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.
(5). Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".
6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique no quadro amarelo, conforme a opção indicada abaixo:
7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança via CitiBank S.A., e por fim, clique em "Confirmar".
(1). Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.
(2). Conta Corrente: Confirme os dados completos da sua Conta Corrente.
(3). Carteira de Cobrança: Escolha a carteira de cobrança adequada à sua conta, seguindo a orientação do seu gerente.
💡 Recomendamos que você consulte o seu gerente bancário para verificar qual carteira pode ser utilizada.
(4). Tipo de Remessa: Selecione o tipo de remessa compatível com a carteira de cobrança escolhida. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.
(5). Convênio (4, 6, 7 ou 8 dígitos): Insira o código fornecido pelo Banco do Brasil para identificar o convênio com sua empresa. Em caso de dúvida sobre o valor a ser preenchido neste campo, consulte seu gerente.
(6). Dias para Protesto Automático. Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado ou negativado automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.
(7). Portfólio. Verifique com seu gerente bancário o correto a se preencher.
(8). Conta Cosmos: Verifique com seu gerente bancário o correto a se preencher
8) Por fim, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":
9) E preencha os campos abaixo, conforme as orientações fornecidas pelo seu gerente:
(1). Espécie para Boletos. Preencha a Espécie para boletos, conforme orientação do seu gerente.
(2). Espécie para a Remessa CNAB. Preencha a Espécie para CNAB, conforme orientação do seu gerente.
(3). Último "Nosso Número" Gerado. Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
(4). Última "Remessa Enviada". Preenchendo este campo, o número da próxima remessa de cobrança será subsequente ao que foi preenchido.
(5). Salvar e Fechar. Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".
10) Pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.
Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes. 🚀