Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus pagamentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀
Após cadastrar no Omie uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do Banco Itaú e configurar o processo de pagamentos, você pode cadastrar todas as suas Contas a Pagar no sistema, inserindo os detalhes necessários de cada transação.
Com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco. Assim que o banco recebe o arquivo, suas contas estarão prontas para serem aprovadas e pagar.
Experimente agora mesmo a facilidade de automatizar seus pagamentos com o Omie, liberando mais tempo para você focar seus esforços em impulsionar o sucesso da sua empresa.
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
⚠️ Informações Importantes
Os custos associados aos pagamentos via Pix serão determinados com base no acordo estabelecido entre a sua empresa e o banco, Portanto, para obter mais detalhes, entre em contato com o seu gerente bancário.
É importante ressaltar que o processo de pagamento ou transferência via Pix é realizado por meio de Remessas, ou seja, não ocorre de forma instantânea.
O CNAB de Pagamentos via Pix do Itaú processa QR-Codes Estáticos e Dinâmicos.
Configurando a Conta Corrente do Itaú
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:
3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do Itaú já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).
Se você ainda não cadastrou sua conta do Itaú, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:
4) Ao acessar o cadastro da sua conta do Itaú, clique na aba Pagamentos e CNAB (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Então, clique na mensagem "Clique aqui para acessar e modificar as informações necessárias para o envio do arquivo com a remessa de pagamentos", conforme indicado na imagem abaixo:
💡 Atenção. Nessa área, você encontrará campos de preenchimento alinhados com o layout do Itaú. Preencha todas as informações conforme as orientações fornecidas pelo responsável por sua conta no banco.
6) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Pagamentos do Itaú, e por fim, clique em "Confirmar".
Essas informações incluem:
Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.
Conta Corrente (com dígito): Confirme os dados completos da sua conta corrente.
Tipo de Remessa: Selecione o Tipo de Remessa.
Validação do CNPJ ou CPF pelo Banco. Ao marcar essa opção, uma instrução será enviada ao Itaú para validar o CNPJ ou CPF nas operações de TED com crédito em Conta Corrente. Essa informação será incluída no Registro Detalhe - Segmento A, nas posições 015 a 01.
Enviar os pagamentos já autorizados (quando disponível). Se esta opção estiver disponível pelo Itaú na sua conta, ao ativar este botão no Omie, os pagamentos serão enviados para o banco já autorizados, ou seja, sem a necessidade de aprovação adicional via Internet Banking após a importação da Remessa de Pagamentos.
7) Para as Contas Correntes do Itaú no Omie você tem a opção de criar ou atualizar as Contas a Pagar para cada boleto DDA.
Isso significa que o Omie identificará automaticamente, nos Retornos de Pagamento, as instruções dos boletos disponíveis para pagamento na base de dados do DDA. Assim, o sistema incluirá ou atualizará suas Contas a Pagar com os dados de cada título contido no CNAB de retorno de pagamento.
Selecione as opções do seu interesse:
"Processar os registros dos boletos (DDA) contidos no CNAB de Retorno de Pagamento".
Somente atualizar os boletos nas Contas a Pagar já existentes, não incluindo novos boletos DDA.
💡 Recomendações Omie para melhorar a sua experiência
1) Homologação
Antes de enviar as Contas a Pagar por meio do arquivo de Remessa de Pagamentos, verifique com o seu banco se é necessário homologar a transmissão desse arquivo.
Após receber a confirmação de que o processo pode ser executado em produção, realize seus pagamentos usando os arquivos gerados pelo Omie.
Configuração no Cadastro de Clientes e Fornecedores
Para melhorar ainda mais a eficiência dos seus processos, você pode parametrizar os dados bancários dos seus clientes e fornecedores.
Deste modo, estes dados serão preenchidos automaticamente em pagamentos futuros, economizando tempo e minimizando erros.
Cadastrando os seus Pagamentos
Depois de configurar a sua Conta Corrente do Itaú e revisar as Recomendações Omie, você pode cadastrar suas Contas a Pagar para efetuar os pagamentos! 🚀
1) Cadastre a sua Conta a Pagar e selecione a Conta Corrente do Itaú, previamente configurada.
2) Na Conta a Pagar, após preencher todos os campos necessários, acesse a aba "Integração Bancária e CNAB":
3) Em seguida, selecione a forma de pagamento desejada. Atualmente, existem três opções para sua escolha:
Pagamento de Boleto de Cobrança, Concessionárias ou Impostos.
Escolha a opção "Pagamento de Boleto" (1) e insira a linha digitável (2). Para boletos vencidos, adicione as informações de Juros e Multa (3):
Pagamento PIX QR-Code
Escolha a opção "Pagamento PIX QR-Code" (1) e informe o QR-Code Pix (2):
⚠️ Certifique-se de preencher um QR Code Pix, e não uma Chave Pix.
Transferência Bancária via TEF, TED ou Pix.
Escolha a opção "Transferência Bancária" (1), escolha a "Finalidade" (2) e preencha os dados bancários do Beneficiário (3):
💡 Os dados bancários do beneficiário serão automaticamente preenchidos com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-los manualmente.
Para realizar transferências via Chave Pix, escolha a Forma de Pagamento "Transferência Bancária" (1), escolha a "Finalidade" como Transferência por Chave Pix, ou por Conta Corrente PIX ou por Conta Poupança PIX (2) e preencha a Chave Pix da Conta Destino (3):
A Chave Pix será automaticamente preenchida com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-la manualmente.
🧭 Guia para Preencher a Chave Pix
Você pode preencher a Chave Pix com os seguintes tipos de informações:
CNPJ / CPF (Sem pontos ou espaços.)
Número de Celular (iniciando com +55 e DDD)
Endereço de E-mail
Chave Aleatória (geralmente com 36 dígitos)
4) Após preencher todas as informações do pagamento, clique em "Salvar":
5) Agora, basta gerar a Remessa de Pagamento e enviá-la ao banco para que os pagamentos sejam processados de fato.
👣 Próximos Passos
1) Gere a Remessa de Pagamento para encaminhar os títulos ao banco, a fim de que sejam processados em sua conta corrente.
⚠️ Atenção
Status da Conta a Pagar
Após gerar a Remessa no Omie, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado" até que o Retorno de Pagamento seja importado no Omie.
Durante esse período, as Contas não podem ser modificadas até serem baixadas através do arquivo de retorno ou até que a Remessa de Pagamentos seja cancelada.
2 Arquivos de Remessa
No caso de Pagamentos e Transferências via Pix, o sistema gerará um arquivo de Remessa de Pagamento específico para eles, já que este serviço bancário é distinto dos demais.
Da mesma forma, o banco fornecerá dois Arquivos de Retorno de Pagamento, sendo um deles exclusivo para as transações realizadas via Pix.
2) Importe os Retornos de Pagamento para registrar no Omie o status atualizado do pagamento de acordo com as informações do banco.
3) Após liquidar as Contas a Pagar através da importação do Retorno de Pagamentos, você poderá conciliar os registros dos pagamentos no Extrato do Banco Itaú.