Caso sua prefeitura possua integração com o nosso sistema, através do Omie, você pode emitir Notas Fiscais de Serviço a partir de uma Ordem de Serviço e também por Contratos de Serviço.
De forma resumida, o Omie coletará todas as informações da sua Ordem de Serviço, irá organizá-las em um arquivo XML e o enviará para o portal webservice da prefeitura do seu município, para que eles possam realizar a validação dos dados.
💡 Dica: XML é uma linguagem, com regras para formatar documentos de forma que eles sejam facilmente lidos tanto por humanos quanto por máquinas. O arquivo XML da NFS-e é gerado obedecendo aos critérios de escrituração fiscal para a NFS-e, determinado por cada prefeitura.
Se todas as informações contidas no arquivo XML corresponderem ao padrão esperado pela prefeitura e os dados estiverem todos corretos, a NFS-e será emitida. Caso alguma informação esteja fora do padrão, ausente, ou em desacordo, a NFS-e será rejeitada.
Neste cenário, é muito importante saber identificar quando uma NFS-e é rejeitada e onde encontrar os detalhes sobre o motivo da rejeição. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como identificá-las no Omie! 😉
Tópicos do Artigo
Visualizando o status de emissão da NFS-e
No Omie, você pode visualizar o status das NFS-es de algumas formas, sendo elas:
Através do Painel de NFS-e
Através do Painel de NFS-e
1) No menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, clique no "Painel de NFS-e e Recibos":
2) Neste Painel, serão apresentadas todos os recibos e Notas Fiscais faturadas através do Omie ou importadas para o sistema.
Para visualizar o status das Notas emitidas no Omie, filtre o "Tipo de Documento" (1), a "Operação" de interesse (2) e o período de emissão (3):
3) Então, serão demonstrados os status de comunicação com a prefeitura, através da coluna "Situação":
Através do Kanban de Serviços
Através do Kanban de Serviços
1) No Módulo de Serviços e NFS-e, o Passo 3 indicará a quantidade de notas rejeitadas:
2) Ao clicar no Passo 3 do módulo de Serviços, você será direcionado para o Kanban de OS's, onde Orçamentos e Ordens de Serviço são exibidos em cards.
Na coluna "Faturado", toda nota rejeitada estará com uma faixa vermelha, e o status "NFS-e Rejeitada":
3) Também é possível verificar as Notas Rejeitadas através do Passo 4 do Módulo de Serviços:
4) Assim como no passo 3, você será direcionado a um Kanban. Este apresentará os seus Contratos de Serviço cadastrados e faturados.
As Notas rejeitadas serão demonstradas com uma faixa vermelha:
5) Ao acessar o Contrato de Serviço, você pode acessar a aba "Faturamentos e Previsões" (1) e acessar a Ordem de Serviço rejeitada vinculada ao seu Contrato através de um duplo clique (2):
Através da Ordem de Serviço
Através da Ordem de Serviço
Para facilitar e agilizar a resolução de rejeições, a própria Ordem de Serviço disponibiliza uma aba chamada "Comunicação com a Prefeitura".
Nessa aba, você encontrará todo o histórico de comunicação relacionado à emissão, incluindo o retorno da prefeitura sobre o documento e uma explicação detalhada do motivo da rejeição:
Configurando as Notificações de Rejeições de NFS-e
Para facilitar ainda mais o acompanhamento das rejeições, você pode receber notificações por e-mail sempre que uma nota for rejeitada! 🚀
Para aproveitar essa funcionalidade, basta configurar as notificações em seu sistema:
Confira mais detalhes neste Artigo:
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