Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRejeições de NFS-e
Visualizando as Rejeições de NFS-e
Visualizando as Rejeições de NFS-e

Neste artigo, descubra as formas de visualizar as rejeições de Nota Fiscal de Serviço.

Sara Celis avatar
Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de um mês

Caso sua prefeitura possua integração com o nosso sistema, através do Omie, você pode emitir Notas Fiscais de Serviço a partir de uma Ordem de Serviço e também por Contratos de Serviço.

De forma resumida, o Omie coletará todas as informações da sua Ordem de Serviço, irá organizá-las em um arquivo XML e o enviará para o portal webservice da prefeitura do seu município, para que eles possam realizar a validação dos dados.

💡 Dica: XML é uma linguagem, com regras para formatar documentos de forma que eles sejam facilmente lidos tanto por humanos quanto por máquinas. O arquivo XML da NFS-e é gerado obedecendo aos critérios de escrituração fiscal para a NFS-e, determinado por cada prefeitura.

Se todas as informações contidas no arquivo XML corresponderem ao padrão esperado pela prefeitura e os dados estiverem todos corretos, a NFS-e será emitida. Caso alguma informação esteja fora do padrão, ausente, ou em desacordo, a NFS-e será rejeitada.


Neste cenário, é muito importante saber identificar quando uma NFS-e é rejeitada e onde encontrar os detalhes sobre o motivo da rejeição. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como identificá-las no Omie! 😉

Tópicos do Artigo


Visualizando o status de emissão da NFS-e

No Omie, você pode visualizar o status das NFS-es de algumas formas, sendo elas:

Através do Painel de NFS-e

1) No menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, clique no "Painel de NFS-e e Recibos":

2) Neste Painel, serão apresentadas todos os recibos e Notas Fiscais faturadas através do Omie ou importadas para o sistema.

Para visualizar o status das Notas emitidas no Omie, filtre o "Tipo de Documento" (1), a "Operação" de interesse (2) e o período de emissão (3):

3) Então, serão demonstrados os status de comunicação com a prefeitura, através da coluna "Situação":

Através do Kanban de Serviços

1) No Módulo de Serviços e NFS-e, o Passo 3 indicará a quantidade de notas rejeitadas:

2) Ao clicar no Passo 3 do módulo de Serviços, você será direcionado para o Kanban de OS's, onde Orçamentos e Ordens de Serviço são exibidos em cards.

Na coluna "Faturado", toda nota rejeitada estará com uma faixa vermelha, e o status "NFS-e Rejeitada":

3) Também é possível verificar as Notas Rejeitadas através do Passo 4 do Módulo de Serviços:

4) Assim como no passo 3, você será direcionado a um Kanban. Este apresentará os seus Contratos de Serviço cadastrados e faturados.

As Notas rejeitadas serão demonstradas com uma faixa vermelha:

5) Ao acessar o Contrato de Serviço, você pode acessar a aba "Faturamentos e Previsões" (1) e acessar a Ordem de Serviço rejeitada vinculada ao seu Contrato através de um duplo clique (2):

Através da Ordem de Serviço

Para facilitar e agilizar a resolução de rejeições, a própria Ordem de Serviço disponibiliza uma aba chamada "Comunicação com a Prefeitura".

Nessa aba, você encontrará todo o histórico de comunicação relacionado à emissão, incluindo o retorno da prefeitura sobre o documento e uma explicação detalhada do motivo da rejeição:


Configurando as Notificações de Rejeições de NFS-e

Para facilitar ainda mais o acompanhamento das rejeições, você pode receber notificações por e-mail sempre que uma nota for rejeitada! 🚀

Para aproveitar essa funcionalidade, basta configurar as notificações em seu sistema:

Confira mais detalhes neste Artigo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?