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Venda Balcão para Pagamento Futuro
Venda Balcão para Pagamento Futuro

O que é uma Venda Balcão e como posso realizá-la no Omie?

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

💡 O que é venda balcão?

Venda balcão, também conhecida como venda ao balcão, refere-se a uma transação comercial direta que ocorre no local de venda físico, como uma loja, sem a necessidade de pedidos antecipados ou entrega posterior

Ela é caracterizada pela praticidade e agilidade, uma vez que não requer processos complexos. É um tipo de venda mais dinâmico, em que o cliente vai até o estabelecimento comercial, retira o produto imediatamente, e realiza o pagamento posteriormente, em uma data futura dentro do mês

Uma opção conveniente tanto para os clientes que desejam adquirir algo imediatamente, quanto para os estabelecimentos comerciais que podem atender às necessidades dos clientes de forma rápida


Realizando uma Venda Balcão para Pagamento Futuro com o Omie

A seguir, explicaremos como realizar uma venda balcão para clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, em que o pagamento será feito posteriormente no caixa, por meio de dinheiro, cartão ou PIX, ou seja, em uma data futura dentro do mês

💡 Para exemplificar como o Omie proporciona uma experiência prática e eficiente no gerenciamento de vendas balcão, vamos utilizar o segmento de autopeças como cenário

Para aproveitar essa funcionalidade, é necessário ter o Omie Multivarejo para utilizar o Omie ERP e o Omie.PDV. Com essas ferramentas, você conseguirá registrar todas as transações de vendas, retiradas de produtos, emitir cupons fiscais ou notas fiscais modelo 55, acompanhar o saldo do estoque em tempo real e registrar as entradas de valores no caixa. Essas informações serão fundamentais para manter um histórico completo das transações realizadas em seu negócio

Neste artigo, temos:


Observações cadastrais no Omie


Para otimizar o seu processo de Venda Balcão, separamos duas configurações essenciais que você deve realizar nos cadastros no Omie. Confira abaixo:

1. Características no cadastro dos produtos

Para garantir a precisão dos itens selecionados na pré-venda do Omie.PDV, você pode aproveitar as "características dos produtos"

As características são especialmente úteis para você incluir detalhes como marca, modelo, ano e combustível, que ajudam a identificar e selecionar os produtos corretos


Além disso, um recurso extremamente útil é criar uma característica como uma "Aplicação", onde você pode incluir outros veículos nos quais aquela peça ou produto será compatível:

  • Para incluir uma característica de produto, siga esses passos:

2. TAGs no cadastro de clientes

Ao realizar uma pré-venda no Omie.PDV, você pode aproveitar as "Tags de cliente" para personalizar a experiência de compra de acordo com cada perfil, e ter o controle total sobre os valores aplicados, oferecendo uma experiência sob medida e fortalecendo suas parcerias comerciais

Isso significa que você pode criar e atribuir tags aos cadastros dos seus clientes, e na sequência, criar tabelas de preços específicas para essas tags

Dessa forma, quando você realizar uma pré-venda para um cliente com determinado perfil, o valor do produto será automaticamente ajustado conforme a tabela de preços associada àquela tag

Por exemplo: suponha que você esteja realizando uma venda de autopeças para um mecânico parceiro e deseja oferecer um valor diferenciado para esse perfil de cliente

Nesse caso, você pode inserir uma TAG no cadastro desse cliente como "Mecânico" ou "Parceiro" e criar uma tabela de preços específica para esse público. Assim, ao incluir os produtos na venda para esse cliente, os preços serão automaticamente ajustados segundo a tabela de preços para a TAG definida

  • Para incluir uma TAG no cadastro de cliente, siga esses passos:

  • Para cadastrar uma Tabela de Preço, siga esses passos:


Gerando a Pré-Venda

Com todos os cadastros configurados no Omie ERP, no seu Omie.PDV você poderá preencher os dados da Pré-Venda com facilidade

É fundamental se atentar ao preenchimento de dois campos, pois, essa etapa garante que a venda seja realizada com os preços corretos, vinculados à tag do cliente e à tabela de preço, caso aplicável, proporcionando uma experiência personalizada aos seus clientes.

Sendo eles:

1. Cliente

É muito importante selecionar o cliente corretamente, pois, nos próximos passos, para definir o preço unitário do produto o sistema avaliará as TAGs do cadastro selecionado e se existe uma Tabela de Preço associada:

2. Produto

Ao pesquisar seus produtos, abaixo de cada um deles, serão demonstradas as características definidas no Omie.ERP, te ajudando a identificar e selecionar os produtos corretos:

Caso uma tabela de preço for aplicada para esse cliente / produto, a sua descrição será indicada em amarelo, logo abaixo do campo de valor unitário:

Por fim, clique em "Inserir Item":


Encerrando a Pré-Venda

Após inserir todos os itens na Pré-Venda, você pode encerrá-la, dessa forma, o produto pode ser entregue ao cliente. Futuramente, quando o cliente for efetuar o pagamento, basta que ele informe o número da Pré-Venda, ou ainda, você pode consultar as Pré-Vendas pendentes, facilitando o processo de identificação e registro da transação

1) Clique em "Encerrar pré-venda", no menu lateral esquerdo:

2) Agora, defina a Conta Corrente (1), o Número de Parcelas (2), adicione observações (3) e clique em "Encerrar P/ Cupom" (4):

3) Na sequência você poderá imprimir essa Pré-Venda:

4) Com isso, ocorrerá automaticamente a baixa do estoque no Omie.ERP, uma vez que o cliente já levou o produto. Na coluna "Observação", estará descrito o número da Pré-Venda que gerou essa saída, proporcionando um registro claro e organizado das transações realizadas:


Pagamento das Pré-Vendas

No momento em que o cliente comparecer à loja para efetuar o pagamento dos itens adquiridos, você deverá encerrar todas as Pré-Vendas e processar o pagamento, emitindo ou um Cupom Fiscal, ou uma Nota Fiscal (Modelo 55)

  • Agrupando as Pré-Vendas

1) No Pré-Vendas do Omie.PDV, clique em "Lista pré-vendas", no menu lateral esquerdo:

2) As Pré-Vendas serão demonstradas por situação, número, data, cliente e vendedor. Localize e selecione todos os Pré-Vendas deste cliente (1) e clique em "Mesclar" (2):

3) E confirme a operação:

4) Após agrupar todas as Pré-Vendas, você poderá concluí-las para efetuar o pagamento em questão. Nesse momento, você poderá optar por emitir um NFC-e (1) ou uma NF-e (2):

Encerrar a Pré-Venda e gerar um Cupom Fiscal (NFC-e)

Para encerrar a Pré-Venda e gerar um cupom, clique em "Encerrar pré-venda" (1), selecione a Conta Corrente (2), o Número de Parcelas (3), adicione observações (4), e clique em "Encerrar p/ cupom" (5):

  • Processando o pagamento no PDV

No PDV, clique em "Menu Operações - F3" (1), informe o número da Pré-Venda (2) e clique em "Confirma (ESC)" (3):

Todos os itens das Pré-vendas serão apresentados em uma listagem. Após confirmar as informações, clique em "Encerra Venda - F7":

Selecione a forma de pagamento (1) e clique em "Finaliza (F12)" (2):

Lembrando que as formas de pagamento serão demonstradas conforme as configurações no Omie ERP

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O cupom será emitido e estará disponível no Omie ERP:


Encerrar a Pré-Venda e gerar uma Nota Fiscal (NF-e)

Para encerrar a Pré-Venda e gerar uma NF-e, clique em "Encerrar pré-venda" (1), selecione a Conta Corrente (2), o Número de Parcelas (3), adicione observações (4), e clique em "Enviar p/ Pedido NF-e" (5):

  • Processando o Pedido no Omie ERP

Automaticamente um Pedido de Venda será criado no Omie ERP, com as informações das Pré-Vendas:

Você poderá conferir todos os dados do Pedido de Venda e faturá-lo para gerar uma NF-e

⚠️ Atenção!

  • Antes de faturar, é importante configurar os itens do Pedido de Venda para que os itens não gerem saída de estoque

  • É possível definir o meio de pagamento na aba de "Parcelas" do Pedido de Venda:

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