O parcelamento é uma prática comum que permite aos seus Clientes adquirirem seus serviços de forma mais acessível financeiramente. Ou seja, o valor total do serviço prestado é dividido em parcelas, permitindo que o comprador pague gradualmente ao longo do tempo.
No Omie, vamos demonstrar como é possível realizar esse procedimento através do faturamento de uma NFS-e ou Recibo, de forma simples e eficiente. 🚀
Tópicos do Artigo:
💡 Padronização das Parcelas
Caso não seja definido um padrão de parcelas no cadastro do Cliente, ao criar uma nova Ordem de Serviço, o campo "Parcelas" será automaticamente preenchido com o último parcelamento utilizado para ele, ou, caso não haja registros anteriores, será preenchido com o parcelamento mais utilizado.
Definindo o número (n.º) de parcelas em uma Ordem de Serviço
1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de Serviços e NFS-e:
2) No módulo de Serviços e NFS-e, cadastre uma Ordem de Serviço:
3) Com a Ordem de Serviço cadastrada em seu sistema, até o momento anterior do faturamento, será possível personalizar o número de parcelas para ela. Essa flexibilidade permite que você adapte as condições de pagamento conforme as necessidades do seu Cliente.
Para definir o Número de Parcelas da Ordem de Serviço, localize o campo "Número de Parcelas" e clique na lupa 🔍, conforme demonstrado abaixo:
4) Nesta tela, por padrão, o sistema apresentará as opções de parcelas mais utilizadas no seu aplicativo, ainda assim, você poderá digitar a condição de parcela de interesse (1), clicar no campo "🔍 Pesquisar" (2), e por fim, selecioná-la dando um clique sobre ela (3):
5) Agora é só salvar a Ordem de Serviço e as parcelas serão atualizadas automaticamente, conforme o que você definiu:
6) E ainda, na aba "Parcelas" ao dar um duplo clique em uma das parcelas você poderá definir mais detalhes para ela, sendo eles:
(1) Vencimento. Defina manualmente a data de vencimento desta parcela;
(2) Valor da Parcela. Defina manualmente o valor desta parcela;
(3) Percentual da Parcela. Defina manualmente o percentual desta parcela;
(4) Não gerar boleto para esta parcela ao emitir a NF. Ao marcar essa opção, no faturamento não será gerado um boleto para esta parcela;
(5) Tipo de Documento. Defina o tipo de documento desta parcela (opcional);
(6) Meio de Pagamento. Defina o meio de pagamento desta parcela (opcional);
(7) Esta é uma parcela de Adiantamento de Cliente. Selecione essa opção para indicar que essa parcela já foi recebida antes do faturamento, como um adiantamento do seu cliente.
Com isso, ao faturar essa Ordem de Serviço, no módulo de Finanças será automaticamente gerada uma Conta a Receber para cada uma das parcelas:
Definindo o número (n.º) de parcelas em um Contrato de Serviço
1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse o módulo de Serviços e NFS-e:
2) No módulo de Serviços e NFS-e, acesse um Contrato cadastrado ou cadastre um novo Contrato de Serviço:
3) No contrato, o valor do serviço deve ser o valor da mensalidade acordada com seu cliente, além disso, você deverá informar qual é a vigência inicial do contrato (1), a vigência final (2) e o tipo de faturamento (3):
💡 Dica
O valor do Serviço é com base nos Serviços incluídos no Contrato.
4) Desta maneira, na aba "Faturamentos e Previsões", automaticamente o sistema repetirá o valor do Contrato para cada faturamento previsto, e para cada um deles, será gerado uma Conta a Receber:
💡 Dica
No exemplo acima, o valor do contrato é R$ 1.000,00, com o "Tipo de Faturamento = Mensal". Considerando o período de vigência, o sistema criará a previsão de faturamento para os próximos meses, e cada um deles gerará uma Conta a Receber no valor de R$ 1.000,00.
Definindo no cadastro do Cliente um padrão de número de parcelas
Para facilitar o seu processo de venda, você pode configurar uma recomendação de Número de Parcelas Padrão para esse cliente, desta forma, toda nova ordem de serviço terá esse campo preenchido automaticamente, conforme parametrização.












