Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesServiços e NFS-eVeja mais...
Parcelando a conta a receber através do faturamento de uma NFS-e ou Recibo
Parcelando a conta a receber através do faturamento de uma NFS-e ou Recibo

Neste artigo, descubra como faturar uma NFS-e parcelando o valor da conta a receber

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de um ano

O parcelamento é uma prática comum que permite aos seus clientes adquirirem seus serviços de forma mais acessível financeiramente. Ou seja, o valor total do serviço prestado é dividido em parcelas, permitindo que o comprador pague gradualmente ao longo do tempo

Aqui vamos demonstrar como é possível realizar esse procedimento no Omie de forma simples e eficiente, através do faturamento de uma NFS-e ou Recibo

Neste artigo, temos:

📣 Informação Importante

Caso não seja definido um padrão de parcelas no cadastro do cliente, ao criar uma nova ordem de serviço, o campo "Parcelas" será automaticamente preenchido com o último parcelamento utilizado para ele, ou, caso não haja registros anteriores, será preenchido com o parcelamento mais utilizado


Definindo o n.º de parcelas em uma Ordem de Serviço

1) No módulo de Serviços e NFS-e, cadastre uma Ordem de Serviço:

2) Com a Ordem de Serviço cadastrado em seu sistema, até o momento anterior do faturamento, será possível personalizar o número de parcelas para ela. Essa flexibilidade permite que você adapte as condições de pagamento conforme as necessidades do seu cliente

Para definir o Número de Parcelas da Ordem de Serviço, localize o campo "Número de Parcelas" e clique na lupa 🔍, conforme demonstrado abaixo:

3) Nesta tela, por padrão, o sistema apresentará as opções de parcelas mais utilizadas no seu aplicativo, ainda assim, você poderá digitar a condição de parcela de interesse (1), clicar no campo "🔍 Pesquisar" (2), e por fim, selecioná-la dando um clique sobre ela (3):

💡 Separamos um exemplo para você entender na prática:

4) Agora é só salvar a Ordem de Serviço e as parcelas serão atualizadas automaticamente, conforme o que você definiu:

  • 💡 Dica. Mas se preferir, você poderá clicar em "Refazer Parcelas":

5) E ainda, na aba "Parcelas" ao dar um duplo clique em uma das parcelas você poderá definir mais detalhes para ela, sendo eles:

  1. Vencimento. Defina manualmente a data de vencimento desta parcela;

  2. Valor da Parcela. Defina manualmente o valor desta parcela;

  3. Percentual da Parcela. Defina manualmente o percentual desta parcela;

  4. Não gerar boleto para esta parcela ao emitir a NF. Ao marcar essa opção, no faturamento não será gerado um boleto para esta parcela;

  5. Tipo de Documento. Defina o tipo de documento desta parcela (opcional);

  6. Meio de Pagamento. Defina o meio de pagamento desta parcela (opcional);

  7. Esta é uma parcela de Adiantamento de Cliente. Selecione essa opção para indicar que essa parcela já foi recebida antes do faturamento, como um adiantamento.

Com isso, ao faturar essa Ordem de Serviço, no módulo de Finanças será automaticamente gerada uma Conta a Receber para cada uma das parcelas:


Definindo o número de parcelas em um Contrato de Serviço

Em geral, um contrato de serviço é um acordo entre o prestador de serviços e um cliente, que estabelece os termos e condições sob os quais os serviços serão fornecidos, o período de prestação do serviço, e o valor a ser pago a cada faturamento

No Omie, o valor do contrato deve ser o valor da mensalidade acordada com seu cliente, além disso, você deverá informar qual é a vigência inicial do contrato (1), a vigência final (2) e o tipo de faturamento (3):

Desta maneira, na aba "Faturamentos e Previsões", automaticamente o sistema repetirá o valor do contrato para cada faturamento previsto, e para cada um deles, será gerado uma Conta a Receber:

  • 💡 No exemplo acima, o valor do contrato é R$ 1.000,00, com o "Tipo de Faturamento = Mensal". Considerando o período de vigência, o sistema criará a previsão de faturamento para os próximos meses, e cada um deles gerará uma Conta a Receber no valor de R$ 1.000,00


Definindo no cadastro do cliente um padrão de número de parcelas

Para facilitar o seu processo de venda, você pode configurar uma recomendação de Número de Parcelas Padrão para esse cliente, desta forma, toda nova ordem de serviço terá esse campo preenchido automaticamente, conforme parametrização


📚 Separamos alguns artigos importantes que podem ser de grande ajuda:

Respondeu à sua pergunta?