Uma prática comum no mercado é o famoso "sinal", onde o seu cliente realiza um pagamento antecipado, antes da entrega dos produtos.
Também conhecido como pagamento antecipado ou pré-pagamento, o adiantamento ocorre quando o cliente realiza um pagamento parcial ou integral antes que a transação seja concluída.
A seguir, apresentaremos em detalhes o procedimento de adiantamento, no qual a cobrança ao cliente será efetuada via Omie.CASH (Simplificada e Completa).
Em 6 passos simples você vai realizar este processo dentro do Omie:
💡 Dicas Importantes para melhorar a sua experiência
Faturamentos Parciais
Uma vez que um adiantamento estiver registrado, não será possível gerar Pedidos de Venda Parciais. Por isso, certifique-se de marcar o pedido como parcial e, em posteriormente, registre o adiantamento.
Caso contrário, o erro abaixo será exibido:
"Este pedido já possui adiantamentos gerados e por isso não é possível gerar pedidos parciais".
Parcela do Adiantamento
Quando marcada a opção de adiantamento em uma parcela do pedido de venda, a data de vencimento enviada no XML da NF-e será a data atual do faturamento.
1) Crie a Conta Corrente de Adiantamento
Caso não se lembre como criar uma conta corrente, clique aqui
A criação de uma conta corrente específica para adiantamentos de clientes serve para facilitar o controle e o gerenciamento dos valores recebidos antecipadamente.
Essa conta corrente permite uma rastreabilidade clara dos adiantamentos de clientes, separando-os das demais transações financeiras da empresa
O cadastro deve ser feito da seguinte forma:
(1) Tipo de Conta Correte: Adiantamento;
(2) Instituição: Adiantamento de Cliente;
(3) Nome da Conta: Defina um nome para sua conta de adiantamentos
2) Configure as Categorias
Configurar uma categoria específica para adiantamentos é uma prática importante e recomendada para uma melhor organização e identificação dessas transações financeiras.
Por padrão, no Omie já existem duas categorias com o nome "Adiantamento de Cliente", mas caso elas não estejam mais disponíveis você poderá criá-las novamente, seguindo esses passos:
Devem ser criadas duas categorias
Uma categoria de despesa:
Para um controle mais preciso do valor em aberto do adiantamento recebido do cliente, é recomendado criar uma categoria de despesa específica.
Sugerimos que a categoria tenha a seguinte configuração:
Uma categoria de receita:
Para um controle eficiente do valor recebido do adiantamento do cliente, é recomendado criar uma categoria de receita específica
Sugerimos que a categoria tenha a seguinte configuração:
3) Registre o Adiantamento no Pedido de Venda
1) Na aba "Parcelas" do seu Pedido de Venda, dê um duplo clique na parcela que você deseja registrar o adiantamento:
2) Nessa tela, você poderá registrar o adiantamento, basta seguir o exemplo abaixo:
Valor da Parcela. Insira o valor a ser antecipado;
Não gerar boleto para esta parcela. Certifique-se que esta opção está marcada;
Esta é uma parcela de Adiantamento de Cliente. Clique para definir que esta parcela será Adiantamento
3) Ao definir que esta parcela será um Adiantamento, selecione a Categoria de Adiantamento (1) e a Conta Corrente de Adiantamento (2), então, clique em "Salvar e Fechar" (3):
4) Com isso, automaticamente o sistema criará uma Conta a Receber para registrar o adiantamento, e a mensagem abaixo será demonstrada (1). Além disso, no Pedido de Venda haverá a indicação de que esta parcela é um Adiantamento (2):
4) Gere a Cobrança na Conta a Receber do Adiantamento
1) Assim que você registrar o adiantamento no Pedido de Venda seguindo os passos acima, acesse a Conta a Receber do Adiantamento para gerar a cobrança via Omie.CASH:
2) Na Conta a Receber do Adiantamento, utilize a Conta Omie.CASH e gere a cobrança:
A seguir, apresentaremos o procedimento tanto para a geração de boletos pela Omie.CASH Simplificada quanto para as opções de cobrança através da Omie.CASH Completa.
Omie.CASH Simplificada:
No campo "Conta Corrente", selecione a Omie.CASH Simplificada (1). Em seguida, gere o boleto de cobrança (2):
💡 Consulte as Tarifas da Omie.CASH Simplificada: Clique aqui para saber mais
Omie.CASH Completa
No campo "Conta Corrente", selecione a Omie.CASH Completa (1). Em seguida, gere a cobrança através do método de sua escolha, você pode optar por gerar um boleto ou um Pix de Cobrança (2):
💡 Consulte as Tarifas da Omie.CASH Completa: Clique aqui para saber mais.
3) Com isso, você poderá visualizar o PDF da cobrança (1), e/ou e enviar por e-mail para o cliente (2):
4) Assim que o seu cliente realizar o pagamento, a Conta a Receber do Adiantamento será automaticamente baixada:
5) E a parcela dentro do Pedido de Venda ficará com a marcação na cor verde, demonstrando que ela já foi recebida:
5) Acompanhando os valores adiantados
Ao receber o valor do adiantamento, automaticamente o sistema registrará um crédito na conta Omie.CASH:
E simultaneamente, é criado um débito na Conta Corrente do Adiantamento de Clientes:
Como você ainda não entregou os produtos para o seu cliente e já recebeu os valores, incluímos na conta adiantamento este débito para que seu controle seja efetivo. Quando a nota fiscal for emitida, será criado um crédito automaticamente que vai amortizar o débito gerado no adiantamento
💡 Dica. Você pode acompanhar os saldos adiantados por cliente, clicando para visualizar apenas as movimentações dele:
6) Faturando o Pedido de Venda
1) Quando você for realizar a entrega dos produtos ao seu cliente, você poderá faturar o Pedido de Venda. Para isso, siga as etapas a seguir:
2) Com o Pedido Faturado e a NF-e emitida, na aba "Parcelas" você poderá acessar a Conta a Receber do Faturamento:
3) O valor correspondente ao Pedido de Venda será automaticamente registrado como crédito na Conta Corrente de Adiantamento, amortizando assim a operação de adiantamento:
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