Passar para o conteúdo principal
Primeiros Passos Omie: 5. Painel do Contador

Neste artigo, descubra as configurações básicas e imprescindíveis para iniciar suas operações no Painel do Contador usando o Omie.

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de 10 meses

Se você chegou até aqui, é porque já concluiu os Primeiros Passos Omie: 2. Configurações Iniciais e está pronto para alçar voos mais altos!

Vamos seguir juntos nessa jornada rumo ao crescimento! 🚀

Chegou a hora de conhecer e dar os seus primeiros passos para iniciar a sua operação no Painel do Contador!

No Painel do Contador, você pode configurar todas as informações necessárias sobre sua empresa, permitindo que sua contabilidade acompanhe tudo em tempo real, eliminando a necessidade de lidar com múltiplos arquivos manualmente!

Vamos explorar detalhadamente como configurar este módulo para desbloquear o crescimento da sua empresa!

Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:


1) Realize os primeiros cadastros no Painel do Contador

  • I. Identificação do seu Contador

    Para dar início, é necessário inserir informações sobre o seu contador. Esses dados são essenciais para a integração com o seu Sistema Contábil, facilitando a continuidade do processo.


    Para isso, consulte o link abaixo:

  • II. Importação do Plano de Contas

    É hora de cadastrar o seu Plano de Contas no Omie!


    Esse passo é fundamental no Painel do Contador, pois é por meio do Plano de Contas que todos os registros são gerados com precisão e encaminhados ao seu contador!

    Para isso, consulte o link abaixo:

💡 O "Plano de Contas" consiste no conjunto de Contas Contábeis que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras ocorridas nas atividades e operações de uma empresa."

  • III. Integração Contábil

    Vamos agora configurar a Integração Contábil! Esta etapa permite a parametrização de informações essenciais sobre o seu Plano de Contas e o Sistema Contábil utilizado por sua contabilidade, possibilitando a geração dos arquivos necessários!

    Para mais detalhes, clique no botão abaixo:

  • IV. Integração Fiscal

    Agora, vamos configurar os dados necessários para possibilitar a Integração Fiscal e a geração do SPED!

    Para explorar todos os passos da configuração, clique no link abaixo:

Sucesso! Com todas as configurações realizadas até agora, seu sistema está pronto para o próximo passo: a geração dos arquivos! 🚀


2) Gere os Arquivos Contábeis e Feche do Período

  • I. Geração dos Arquivos

    Após completar todas as configurações nos passos anteriores, agora você pode manualmente gerar os arquivos de integração entre o Omie e o software contábil, enviando assim todas as informações para a sua contabilidade:

  • II. Fechamento do Período

    Por fim, com todas as configurações concluídas e os arquivos gerados, é hora de informar ao sistema que o período foi encerrado!

    Além disso, para preservar a integridade dos registros e lançamentos contábeis, você pode bloquear o período para inclusões, alterações ou exclusões de movimentações.

    Para entender todos os detalhes desse processo, confira o link abaixo:

Parabéns pela conclusão dos primeiros passos no seu sistema!

Agora, você está preparado para destravar seu crescimento!


👣 Próximos Passos

Todos os passos iniciais foram concluídos e agora você está pronto para aproveitar ao máximo o seu sistema Omie, adaptado ao seu tipo de negócio. Você pode emitir notas fiscais, gerar boletos, integrar com o financeiro e ainda preparar tudo para sua contabilidade no final do mês!

Vamos juntos alavancar o crescimento da sua empresa 🚀

Se você é contador(a)... O seu crescimento não deve parar por aqui! Vamos descobrir mais passos e continuar explorando o potencial do Omie!

Vamos conhecer os próximos passos e avançar no uso do ecossistema Omie!



📚 Artigos Relacionados que podem ser de grande ajuda:

Respondeu à sua pergunta?