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Pagamentos via CNAB com o Banco do Brasil

Nesse artigo, descubra como configurar e realizar pagamentos no Omie utilizando o Banco do Brasil (CNAB 240).

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 7 meses

Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus pagamentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀

Após cadastrar no Omie uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do Banco do Brasil e configurar o processo de pagamentos, você pode cadastrar todas as suas Contas a Pagar no sistema, inserindo os detalhes necessários de cada transação.

Com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco. Assim que o banco recebe o arquivo, suas contas estarão prontas para serem aprovadas e pagar.

Experimente agora mesmo a facilidade de automatizar seus pagamentos com o Omie, liberando mais tempo para você focar seus esforços em impulsionar o sucesso da sua empresa.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Configurando sua Conta Corrente do Banco do Brasil

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:

3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do Banco do Brasil já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).

Se você ainda não cadastrou sua conta do Banco do Brasil, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:

4) Ao acessar o cadastro da sua conta do Banco do Brasil, clique na aba Pagamentos e CNAB (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):

5) Então, clique na mensagem "Clique aqui para acessar e modificar as informações necessárias para o envio do arquivo com a remessa de pagamentos", conforme indicado na imagem abaixo:

💡 Atenção. Nessa área, você encontrará campos de preenchimento alinhados com o layout do Banco do Brasil. Preencha todas as informações conforme as orientações fornecidas pelo responsável por sua conta no banco.

6) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Pagamentos do Banco do Brasil, e por fim, clique em "Confirmar".

Essas informações incluem:

  1. Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.

  2. Conta Corrente (com dígito): Confirme os dados completos da sua conta corrente.

  3. Tipo de Remessa: Selecione o Tipo de Remessa.

  4. Código do Convênio. Insira o código fornecido pelo Banco do Brasil para identificar o convênio com sua empresa.


  5. Enviar os pagamentos já autorizados (quando disponível). Se esta opção estiver disponível pelo Banco do Brasil na sua conta, ao ativar este botão no Omie, os pagamentos serão enviados para o banco já autorizados, ou seja, sem a necessidade de aprovação adicional via Internet Banking após a importação da Remessa de Pagamentos.


7) Para as Contas Correntes do Banco do Brasil cadastradas no Omie você tem a opção de criar ou atualizar as Contas a Pagar para cada boleto DDA.

Isso significa que o Omie identificará automaticamente, nos Retornos de Pagamento, as instruções dos boletos disponíveis para pagamento na base de dados do DDA. Assim, o sistema incluirá ou atualizará suas Contas a Pagar com os dados de cada título contido no CNAB de retorno de pagamento.

Selecione as opções do seu interesse:

  1. "Processar os registros dos boletos (DDA) contidos no CNAB de retorno de pagamento".

  2. Somente atualizar os boletos nas Contas a Pagar já existentes, não incluindo novos boletos DDA.

💡 Recomendações Omie para melhorar a sua experiência

  • 1) Homologação

    Antes de enviar as Contas a Pagar por meio do arquivo de Remessa de Pagamentos, verifique com o seu banco se é necessário homologar a transmissão desse arquivo.

    Após receber a confirmação de que o processo pode ser executado em produção, realize seus pagamentos usando os arquivos gerados pelo Omie.

  • 2) Autorizar os Pagamentos

    No cadastro da Conta Corrente do Banco do Brasil, é possível configurar o CNAB de pagamentos para que, ao importar a Remessa de Pagamento, o banco possa processá-los automaticamente, eliminando a necessidade de aprovação manual por meio do Internet Banking.​


Configuração no Cadastro de Clientes e Fornecedores

Para melhorar ainda mais a eficiência dos seus processos, você pode parametrizar os dados bancários dos seus clientes e fornecedores.

Deste modo, estes dados serão preenchidos automaticamente em pagamentos futuros, economizando tempo e minimizando erros.


Cadastrando os seus Pagamentos

Depois de configurar a sua Conta Corrente do Banco do Brasil e revisar as Recomendações Omie, você pode cadastrar suas Contas a Pagar para efetuar os pagamentos! 🚀

1) Cadastre a sua Conta a Pagar e selecione a Conta Corrente do Banco do Brasil, previamente configurada.

2) Na Conta a Pagar, após preencher todos os campos necessários, acesse a aba "Integração Bancária e CNAB":

3) Em seguida, selecione a forma de pagamento desejada. Atualmente, existem duas opções para sua escolha:

  1. Pagamento de Boleto de Cobrança, Concessionárias ou Impostos.

    Escolha a opção "Pagamento de Boleto" (1) e insira a linha digitável (2). Para boletos vencidos, adicione as informações de Juros e Multa (3):

  2. Transferência Bancária via TEF ou TED.

    Escolha a opção "Transferência Bancária" (1), escolha a "Finalidade" (2) e preencha os dados bancários do Beneficiário (3):

    💡 Os dados bancários do beneficiário serão automaticamente preenchidos com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-los manualmente.

4) Após preencher todas as informações do pagamento, clique em "Salvar":

5) Agora, basta gerar a Remessa de Pagamento e enviá-la ao banco para que os pagamentos sejam processados de fato.


👣 Próximos Passos

1) Gere a Remessa de Pagamento para encaminhar os títulos ao banco, a fim de que sejam processados em sua conta corrente.

💡 Após gerar a Remessa no Omie, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado" até que o Retorno de Pagamento seja importado no Omie.

Durante esse período, as Contas não podem ser modificadas até serem baixadas através do arquivo de retorno ou até que a Remessa de Pagamentos seja cancelada.

2) Importe o Retorno de Pagamento para registrar no Omie o status atualizado do pagamento de acordo com as informações do banco


3) Após liquidar as Contas a Pagar através da importação do Retorno de Pagamentos, você poderá conciliar os registros dos pagamentos no Extrato do Banco do Brasil.



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