Após ter importado o plano de contas no Passo 2, para iniciar a configuração (De x Para), basta acessar o passo 3 – Integração Contábil:

Na sequência será exibida uma tela com algumas etapas, de A a G, cada uma delas contendo detalhes importantes para efetivar a Integração, vamos iniciar a configuração da primeira etapa, Layout e Sistema Contábil:

Vamos dividir a configuração em algumas seções:

1 - Layout do Sistema Contábil:

Hoje a Omie integra com aproximadamente 80 Layouts diferentes, selecione no submenu o Layout respectivo ao seu sistema contábil e depois indique os parâmetros específicos do seu sistema, clicando no link da targeta amarela.

Obs: Cada sistema contábil poderá apresentar campos diferentes e inclusive mais de um Layout de importação diferente, escolha o que mais condiz com a sua realidade.

2 - Período de Fechamento:

Nesse campo vamos indicar para o Omie qual o período de fechamento (de quanto em quanto tempo) desejo receber ou gerar os arquivos, podendo ser por períodos Semanal, Quinzenal ou Mensal. Além disso, indicarei quando desejo que a Omie faça o envio automático dos arquivos de Integração para os e-mails indicados no Passo 1 – Identificação do Contador.

3 - Bloqueio dos Lançamentos:

Nesse campo é possível indicar como parâmetro para o sistema, bloquear ou não, os lançamentos de cada período de fechamento que foi enviado para a contabilidade.

Com essa opção marcada, quando a Omie realizar o envio do e-mail contendo os arquivos de Integração, toda a movimentação do período em questão ficará bloqueada para realização de inclusão, exclusão ou alterações.

Com essa opção desmarcada, mesmo após o envio dos arquivos o usuário poderá operar livremente fazendo qualquer inclusão, exclusão ou alteração.

Para marcar ou desmarcar, basta clicar no link em destaque:

4 - Operação que a empresa realiza:

Nessa seção vamos selecionar quais os tipos de operação que a empresa realiza. Basta marcar ou desmarcar clicando nos links:

A primeira opção (contas a pagar, contas a receber e transferência entre contas) já vem selecionada de forma automática, as demais opções é preciso selecionar de acordo com a operação da empresa.

Obs.: Essa etapa influencia na configuração das duas próximas etapas, B – Principais Contas Contábeis e C – Históricos Contábeis.

5 - Impostos Retidos:

Clicando nessa opção, podemos indicar ao Omie como deve ser a geração dos lançamentos dos impostos retidos de serviços prestados e serviços tomados:

Ocorre na Provisão: O lançamento contábil será gerado com base na data de emissão/registro da nota;

Ocorre na Baixa: O lançamento contábil será gerado com base na data de pagamento/recebimento do serviço prestado ou tomado;

Não gerar lançamento contábil: O lançamento contábil das retenções não será gerado através do arquivo de Integração da Omie.

Pronto! finalizamos a configuração da primeira etapa do passo 3 - Integração Contábil 😊

Para iniciarmos a configuração da próxima etapa B - Principais Contas Contábeis, clique aqui.

Importante: Caso não encontre o Layout do seu sistema contábil na lista, você poderá solicitar a inclusão enviando o arquivo do Layout para ajuda@omie.com.br, nossa equipe de desenvolvimento fará essa inclusão.

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