Marcando para um serviço não gerar conta a receber

Neste artigo, descubra marcar para que um serviço da Ordem de Serviço e/ou Contrato não gere uma conta a receber

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Ao emitir suas notas fiscais ou recibos de prestação de serviço, muitas vezes você precisa flexibilizar uma cobrança, ou seja, na mesma nota fiscal ou recibo, podem existir valores que você receberá e valores que não serão recebidos, pois são garantias ou já foram recebidos em outro momento de forma antecipada

No Omie você "pilota" essa situação facilmente! 😉

Dentro de uma Ordem de Serviço e de um Contrato de Serviço existe uma opção que permite você indicar que determinado item não deverá compor o valor total a receber, que será gerado no Módulo de Finanças

Neste artigo, temos:


OS: Definindo que um serviço não gere uma Conta a Receber

2) Agora, clique na opção que corresponde ao seu cenário:

  • OS com apenas 1 serviço

    Na tela inicial da sua Ordem de serviço estarão demonstrados os dados do serviço prestado. Clique em "✏️ Editar impostos e outras informações":

    Ao acessar a tela de Impostos e Detalhes do Item, clique na aba "Outras Informações" (1) e marque a opção "Não gerar conta a receber para este item" (2). Não se esqueça de clicar em "Confirmar" (3):


    Desta maneira, o "Valor Total da OS" (1) permanecerá considerando o valor total do serviço, porém, não será gerado o financeiro (2):



  • OS com mais de 1 serviço, quero definir qual deles não gerará uma conta a receber

    Na tela inicial da sua Ordem de serviço, dê um clique no serviço de interesse, e clique na opção "✏️ Editar o item":

    Ao acessar o serviço, clique na aba "Outras Informações" (1) e marque a opção "Não gerar conta a receber para este item" (2). Não se esqueça de clicar em "Salvar" (3):


    Desta maneira, o "Valor Total da OS" (1) permanecerá considerando o valor total de todos os serviços, porém, no financeiro não será levado o valor dos serviços indicados para "Não gerar conta a receber para este item" (2):


Contrato: Definindo que um serviço não gere uma Conta a Receber

2) Agora, clique na opção que corresponde ao seu cenário:

  • Contrato de Serviço com apenas 1 serviço

    Na tela inicial do seu Contrato de Serviço estarão demonstrados os dados do serviço prestado. Clique em "✏️ Editar impostos e retenções":

    Ao acessar a tela de Impostos e Retenções do Item, clique na aba "Outras Informações" (1) e marque a opção "Não gerar conta a receber para este item" (2). Não se esqueça de clicar em "Confirmar" (3):


    Desta maneira, o "Valor do Contrato" (1) permanecerá considerando o valor total do serviço, porém, não será gerado o financeiro para esse serviço (2):



  • Contrato com mais de 1 serviço, quero definir qual deles não gerará uma conta a receber

    Na tela inicial do seu Contrato de Serviço, selecione o serviço de interesse (1), e clique em "✏️ Editar o item (2)":

    Ao acessar a tela do item do contrato, clique na aba "Outras Informações" (1) e marque a opção "Não gerar conta a receber para este item" (2). Não se esqueça de clicar em "Salvar" (3):

  • Desta maneira, o "Valor do Contrato" (1) permanecerá considerando o valor total dos serviços, porém, não será gerado o financeiro para aqueles marcados para "Não gerar conta a receber para este item" (2):


📚 Separamos alguns artigos importantes, que podem te ajudar:

Respondeu à sua pergunta?