Checklist do Módulo - Serviços e NFS-e

Nesse artigo, descubra qual é o checklist essencial a ser seguido para o módulo de Serviços e NFS-e no Omie.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

O módulo de Serviços e NFS-e é uma ferramenta essencial para gerenciar todo o ciclo de execução de serviços, começando pela definição dos serviços prestados até a emissão da nota fiscal de serviço (NFS-e) ou na geração de recibos de prestação de serviços.

Antes de começar a utilizar este módulo, recomendamos que você siga um checklist deste módulo para uma rápida verificação das configurações e para garantir um bom funcionamento do seu sistema.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Configuração de Prestação de Serviços

1) Para acessar as configurações, clique no ícone de "engrenagem" localizado à esquerda do seu nome, no canto superior direito, conforme ilustrado na imagem abaixo:


2) Na aba "Venda de Serviços" você poderá parametrizar as seguintes opções:

  • (1) Etapas das Vendas de Serviço. Você poderá ter de 3 até 6 etapas distintas no processo de venda de serviço. Além disso, há a flexibilidade de renomear cada fase* e ajustar a ordem de exibição no kanban conforme necessário.

    ⚠️ * A opção "Faturado" não pode ser renomeada, pois, possui descrição fixa.

  • (2) Alterar o número das próximas Ordens de Serviço. Ao informar o número da última OS gerada, o sistema irá gerar a próxima OS seguindo automaticamente a sequência numérica.

  • (3) Permitir que a OS seja marcada como uma proposta (ou orçamento). Ao marcar essa opção, você permitirá que as Ordens de Serviço sejam marcadas como Propostas/Orçamentos.

    ⚠️ As propostas/Orçamentos NÃO geram previsões de conta a receber.

3) Adicionalmente, é possível configurar a geração da NFS-e e/ou do Recibo de Prestação de Serviço de acordo com suas preferências.


Cadastre seus Clientes

Cadastre no Omie os clientes para os quais você prestará serviço.

Preparamos um artigo detalhado que explica todos os passos necessários para cadastrar seus clientes. Para mais informações, acesse:


Cadastre seus Serviços

Registre os serviços frequentemente utilizados em suas Ordens de Serviço ou Contratos.

Preparamos um artigo detalhado que explica todos os passos necessários para cadastrar os seus serviços. Para mais informações, acesse:


Cadastre suas Ordens de Serviço

Cadastre as Ordens de Serviço que estão em execução ou que já foram aprovadas pelos clientes para execução e faturamento.

Preparamos um artigo detalhado que explica todos os passos necessários para cadastrar as suas Ordens de Serviço. Para mais informações, acesse:

Ah! Caso sua empresa não execute Ordens de Serviço avulsas, este passo não precisa ser executado. 😉


Cadastre seus Contratos Mensais

Registre os Contratos Mensais em execução ou que já foram aprovados pelos clientes para execução e faturamento, seguindo o caminho abaixo:

Preparamos um artigo detalhado que explica todos os passos necessários para cadastrar os seus Contratos de Serviço. Para mais informações, acesse:


Relatórios do módulo de Serviços e NFS-e

No Omie, você pode gerar diversos relatórios, tanto para acompanhar o faturamento da sua empresa, quanto para ter uma previsão do que precisa ser faturado.

Para isso, basta acessar o menu suspenso no Módulo CRM e selecionar a opção de interesse:

E o melhor de tudo, os relatórios são 100% personalizáveis, e você pode compartilhar o mesmo relatório para os demais funcionários da sua empresa.


📚 Separamos alguns artigos relacionados que podem ser de grande ajuda.

Respondeu à sua pergunta?