Para garantir uma gestão financeira eficiente e uma emissão correta das Notas Fiscais, é fundamental que as Ordens de Serviço e Contratos de Serviço estejam devidamente preenchidos com todas as informações necessárias.
No Omie, você pode adicionar os dados financeiros e as demais informações complementares na sua OS ou Contrato, assegurando mais controle, confiabilidade em todo o processo.
Tópicos do Artigo:
Informações Adicionais - Ordem de Serviço
1) Após fazer login no Omie, acesse o módulo de Serviços e NFS-e:
2) Cadastre uma Ordem de Serviço, ou, acesse a Ordem de Serviço cadastrada previamente.
3) Na sua Ordem de Serviço de interesse, acesse a aba "Informações Adicionais", onde você poderá configurar os seguintes dados:
(1) Categoria. A Categoria é a classificação dessa receita. Essa informação é levada para a Conta a Receber gerada pelo faturamento da OS, e é muito útil para você identificar qual a origem da receita;
(2) Conta Corrente. Informe a Conta Corrente na qual você espera receber o valor referente a esse serviço. Isso vai ser utilizado para gerar a Conta a Receber no módulo de Finanças e gerar as respectivas cobranças.
(3) Projeto. Se você está trabalhando em um Projeto, poderá indicá-lo aqui. Com isso você pode analisar, tanto no módulo de Serviços e NFS-e, como no módulo de Finanças, toda receita gerada para esse projeto.
💡 Todos os relatórios podem ser filtrados/analisados por essa informação
(4) Nº. do Pedido do Cliente. Às vezes o cliente que te manda uma solicitação de orçamento, que para ele é um pedido de compra. Você pode indicar essa informação aqui;
(5) Nº. do Contrato de Venda. Se você presta serviços recorrentes/repetitivos e já registrou um contrato no Omie, aqui você identifica de qual contrato veio essa ordem de serviço;
(6) Contato. Quem é sua pessoa de contato no cliente.
(7) Cidade Prestação do Serviço. Dependendo da prefeitura, você deve indicar onde está prestando serviço. Isso afeta a apuração do seu imposto. Essa informação você deve verificar com seu contador e/ou com a prefeitura de seu município.
💡 Caso esse campo não esteja disponível para edição, revise o preenchimento do campo "Tributação dos Serviços" na aba "Serviço".
(8) Data de Competência. Algumas Prefeituras disponibilizam um recurso bem bacana no qual você consegue gerar um faturamento informando uma data retroativa. Esse campo também conhecido como "Data do RPS". Caso você precise desse recurso e ele não esteja disponível, sugerimos que entre em contato com sua Prefeitura;
(9) Dados Adicionais para a Nota Fiscal. Precisa informar algum texto específico na nota fiscal? Então digite esse texto aqui;
(10) Código da Obra. Se você está trabalhando em uma obra e vai precisar indicar esse código, basta preenchê-lo seguindo a orientação da sua contabilidade;
(11) Código CEI. Cadastro Específico do INSS nada mais é do que uma forma de vincular uma obra de construção civil com a Receita Federal. Essa Matrícula permite, então, o devido recolhimento da contribuição de INSS sobre a mão de obra utilizada para a edificação.
(12) Alterar Detalhes da NFS-e. Você ainda poderá preencher os seguintes dados:
(13) Número do Encapsulamento. É um conjunto de documentos representados por uma numeração que devem ser informados pelo prestador de serviços para comprovar as deduções de materiais incorporados ao imóvel e das subempreitadas já tributadas pelo ISS.
Informações Adicionais - Contrato de Serviço
1) Após fazer login no Omie, acesse o módulo de Serviços e NFS-e:
2) Cadastre um Contrato, ou, acesse um Contrato cadastrado previamente.
3) No seu Contrato de Serviço, acesse a aba "Informações Adicionais", você poderá configurar os seguintes dados:
(1) Categoria. A Categoria é a classificação dessa receita. Essa informação é levada para a Conta a Receber gerada pelo faturamento da OS, e é muito útil para você identificar qual a origem da receita;
(2) Vendedor. Indique o vendedor responsável pelo contrato/serviço;
(3) Projeto. Se você está trabalhando em um Projeto, poderá indicá-lo aqui. Com isso você pode analisar, tanto no módulo de Serviços e NFS-e, como no módulo de Finanças, toda receita gerada para esse projeto.
💡 Todos os relatórios podem ser filtrados/analisados por essa informação
(4) Conta Corrente. Informe a Conta Corrente na qual você espera receber o valor referente a esse serviço. Isso vai ser utilizado para gerar a Conta a Receber no módulo de Finanças e gerar as respectivas cobranças.
(5) Contato. Quem é sua pessoa de contato no cliente;
(6) Cidade Prestação do Serviço. Dependendo da prefeitura, você deve indicar onde está prestando serviço. Isso afeta a apuração do seu imposto. Essa informação você deve verificar com seu contador e/ou com a prefeitura de seu município.
⚠️ Caso esse campo não esteja disponível para edição, revise o preenchimento do campo "Tributação dos Serviços" na aba "Serviço".
(7) Código da Obra. Se você está trabalhando em uma obra e vai precisar indicar esse código, basta preenchê-lo seguindo a orientação da sua contabilidade;
(8) Código ART. ART significa "Anotação de Responsabilidade Técnica". Se você está no Rio de Janeiro trabalhando em uma obra, vai precisar indicar esse código, basta preenchê-lo seguindo a orientação da sua contabilidade;
(9) Número do Encapsulamento. É um conjunto de documentos representados por uma numeração que devem ser informados pelo prestador de serviços para comprovar as deduções de materiais incorporados ao imóvel e das subempreitadas já tributadas pelo ISS.
Alterar Outros Detalhes. Você ainda poderá preencher os seguintes dados:
Dados da Prestação do Serviço;
Intermediário do Serviço;
Endereço do Intermediário







