Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀
No Omie, é possível cadastrar uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do Itaú Unibanco e configurar o processo de emissão de boletos. Em seguida, é possível cadastrar suas Contas a Receber no sistema, fornecendo os detalhes necessários da cobrança e gerar o boleto de cobrança.
Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.
💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.
Configurando a cobrança bancária via Itaú Unibanco
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:
3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do Itaú já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).
Se você ainda não cadastrou sua conta, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:
4) Ao acessar o cadastro da sua conta do Itaú no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Para dar início à configuração, você poderá inserir algumas informações, incluindo:
% de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
% de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua conta corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.
Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.
Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".
6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique na frase indicada abaixo do quadro amarelo:
7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança, e por fim, clique em "Confirmar".
(1) Agência: Confirme o número da agência.
(2) Conta Corrente: Confirme o número da conta corrente.
(3) Carteira de Cobrança: Indique a Carteira de Cobrança que deseja utilizar.
💡 Recomendamos que você consulte o seu gerente bancário para verificar qual carteira pode ser utilizada.
(4) Tipo de Remessa: Tipo de remessa para você enviar seus títulos para o banco via CNAB.
(5) Dias para Cancelamento ou Devolução Automático: Este campo refere-se ao número de dias para haver o cancelamento ou devolução. Código que identifica sua empresa no banco para as operações de cobrança. Isso você também consulta com seu amigo gerente.
(6) Dias para Protesto ou Negativação Automática: Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado ou negativado automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.
8) Ao final da configuração de informações obrigatórias, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":
9) E preencha os campos abaixo, conforme as orientações fornecidas pelo seu gerente:
(1) Espécie para Boletos. Preencha a Espécie para boletos, conforme orientação do seu gerente.
(2) Espécie para a Remessa CNAB. Preencha a Espécie para CNAB, conforme orientação do seu gerente.
(3) Último "Nosso Número" Gerado. Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
(4) Salvar e Fechar. Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".
10) E pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.
Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes. 😉