Passar para o conteúdo principal
Checklist do Módulo de Finanças

Nesse artigo, descubra qual o checklist que deve ser feito para o Módulo Finanças.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 2 meses

O Módulo de Finanças é fundamental para gerenciar e controlar todo o aspecto financeiro da sua empresa! 💼

Ele oferece uma gama completa de funcionalidades, como o controle de Contas a Receber e a Pagar, monitoramento de contas atrasadas e inadimplentes, gestão do Fluxo de Caixa, DRE e muito mais!

Para aproveitar ao máximo este módulo, recomendamos fazer um breve checklist das funcionalidades disponíveis e explorar todas as ferramentas que podem otimizar sua gestão financeira.

Tópicos do Artigo


Cadastre suas Contas Correntes e o Saldo Inicial

No Omie, as Contas Correntes funcionam como uma representação das suas contas bancárias ou internas, permitindo o controle e uma melhor organização das suas atividades financeiras.

Ao cadastrar suas Contas Correntes no sistema, você poderá registrar e categorizar todas as suas transações, como pagamentos, recebimentos, transferências, adiantamentos e outras movimentações financeiras.


Cadastre seus Clientes e Fornecedores

Cadastre todos os seus Clientes e Fornecedores, incluindo colaboradores, fornecedores especiais para o pagamento de impostos, como Receita Federal e Município, utilizando a nomenclatura que melhor se adequa à sua empresa.


Cadastre suas Contas a Pagar e a Receber

Cadastre as suas Contas a Pagar e/ou Contas a Receber:

Além disso, você pode registrar Contas já pagas ou recebidas e realizar as baixas diretamente no sistema!

💡 Dicas importantes


Importe o Extrato Bancário e faça a Conciliação Bancária

Entre no seu Internet Banking e gere o extrato do mês passado ou do mês que você pretende fazer a conciliação, e o importe no Omie

💡 Dicas importantes

  • O extrato tem que ser em formato OFX ou Money 2000 (superior).

  • Se desejar, você pode configurar a Integração Bancária Automática. Com essa configuração, todas as operações financeiras são processadas automaticamente diretamente no Omie.

  • Para despesas pontuais, como tarifas bancárias, IOF e similares, não é necessário cadastrar uma Conta a Pagar separada. Essas despesas podem ser registradas como um Lançamento em Conta Corrente.


Acompanhe o extrato das suas Contas Correntes

Após cadastrar as suas Contas Correntes no Omie, você poderá acompanhar todas as entradas e saídas financeiras, além de identificar mais dados sobre esses registros, avaliar os lançamentos previstos, os saldos disponíveis em conta, e acompanhar a conciliação bancária:


Faça o Orçamento de Caixa

Registre todas as previsões de receitas e despesas do mês anterior, analise as diferenças e escreva as justificativas para qualquer variação.

Elaborar o Orçamento de Caixa é uma prática fundamental para aprimorar a gestão financeira da sua empresa e garantir uma visão mais precisa do seu fluxo de caixa!


Monitore as NF de Serviços tomados contra seu CNPJ

No Omie, você pode importar manualmente suas Notas de Serviços Tomados.

No entanto, você sabia que temos um recurso que monitora e faz o download automático das NFS-e emitidas contra o seu CNPJ? Isso torna o processo muito mais ágil e eficiente!


Conta corrente dentro do seu Sistema de Gestão

A Omie.CASH é uma conta digital para Pessoa Jurídica do jeito que você precisa, tudo dentro do sistema Omie.

Com ela, você elimina totalmente a necessidade de conciliação bancária, já que as operações financeiras são inicialmente registradas e executadas dentro do seu sistema Omie, refletindo automaticamente no seu saldo, extrato, relatórios gerenciais e tudo mais


E melhor! Não há custo para abrir a sua conta digital Omie.CASH e não há tarifa de manutenção de conta


Escolha seus relatórios favoritos

Gere diversos relatórios, tanto para acompanhar o faturamento da sua empresa, quanto para saber quem são os clientes inadimplentes, como o DRE, o Fluxo de Caixa, a Comissão de Vendas dos vendedores, e até tirar um relatório que traz o registro das alterações, inclusões e exclusões feitas no módulo de finanças

E o melhor de tudo, os relatórios são 100% personalizáveis, e você pode compartilhar o mesmo relatório para os demais funcionários da empresa


📚 Artigos Relacionados:

Respondeu à sua pergunta?