Ainda não emitiu nenhuma nota pelo Omie? Então leia também o artigo "Como faço para começar a emitir Nota Fiscal de Venda (NF-e)?".

1. Acessando o Pedido de Venda

Clique no menu e selecione a opção "Etapas dos Pedidos", no grupo Venda de Produto.

2. Arrastando o card

Basta arrastar o card que representa seu pedido de venda para a coluna "4. Faturado", e a mágica acontece :)

Nesse momento, a solicitação de emissão da nota fiscal será enviada para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado.

3. Acompanhando o faturamento

Depois de solicitar o faturamento do pedido de venda, você pode (e deve...) acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

3.1. Acessando o Pedido de Venda

3.2. Analisando a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

O Omie demonstra através de uma representação em cores, destacada em cada card que representa o pedido de venda conforme indicado na figura acima, o que está acontecendo:

  1. verde: sucesso! a solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a(s) conta(s) a receber será(ão) geradas no módulo "Finanças", de acordo com as condições que você informou, assim como serão geradas as baixas no estoque dos produtos vendidos.
  2. amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Calma aí :)
  3. vermelho: a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada, e a(s) contas a receber e baixas no estoque também não.

A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos. Porém, se você estiver com pressa, pode fazer essa atualização manualmente, pressionando o botão "Comunicação com a SEFAZ", conforme indicado na figura acima.

3.3. Entendendo e resolvendo "os vermelhos"

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar. Sim, Terráqueos, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você não precisa fazer nada. O Omie entende que a SEFAZ está "com gracinhas" e está fora do ar, e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente.
  2. alguma informação está errada no pedido de venda e foi criticada pela SEFAZ. Aqui é com você: descubra e ajuste o que está errado. Para isso, acesse a aba "Mensagens SEFAZ" do pedido de venda.

3.4. Verificando exatamente o que a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) te falou

  1. marque a opção "Exibir todas as mensagens de comunicação com a SEFAZ". Ao marcar essa opção você visualiza todas as mensagens que a SEFAZ retorna. Vários tipos de inconsistência podem ser apresentados. De forma geral, as mensagens são auto-explicativas. Você deve analisar cada uma, providenciar o devido ajuste, salvar e reenviar o pedido de venda, conforme a imagem acima.

Em muitos casos a inconsistência ocorre em função de algum campo não preenchido no cadastro do cliente. Confira também o artigo "Quais são as informações obrigatórias para emitir uma Nota Fiscal de Produto (NF-e)?". Pode ser muito útil :)

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