Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀
No Omie, é possível Cadastrar a Conta Corrente com os dados de sua Conta no Sicoob e configurar o processo para emissão de boletos. Após isso, Cadastrar suas Contas a Receber no sistema, preenchendo os dados, e gerando o boleto de cobrança.
Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.
💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente bancário quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.
Configurando a cobrança bancária do Sicoob
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no passo 1 "Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial" do módulo Finanças:
3) Na listagem de Contas Correntes, você encontrará todas as contas correntes cadastradas previamente. Para localizar sua conta do Sicoob já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).
Caso não tenha cadastrado sua conta do Sicoob, clique em "+ Incluir" (2) para adicioná-la:
4) Ao acessar o cadastro da sua conta do Sicoob no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Para dar início à configuração, você poderá de inserir algumas informações, incluindo:
(1). % de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
(2). % de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
(3). Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua Conta Corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.
📣 Lembrete
Se você utiliza a integração API com o Sicoob, os Dias para Compensação também serão utilizados para o cálculo da Data de Crédito do boleto.
(4). Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.
(5). Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".
6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique no quadro amarelo, conforme a opção indicada abaixo:
7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança via Sicoob:
(1). Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.
(2). Conta Corrente: Confirme os dados completos da sua Conta Corrente.
(3). Carteira de Cobrança: Escolha a carteira de cobrança adequada à sua conta, seguindo a orientação do seu gerente.
💡 Recomendamos que você consulte o seu gerente bancário para verificar qual carteira pode ser utilizada.
(4). Tipo de Remessa: Selecione o tipo de remessa compatível com a carteira de cobrança escolhida. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.
(5). Número do Cliente: Número que identifica sua empresa no banco para as operações de cobrança. Isso você também consulta com seu amigo gerente
(6). Código do Convênio: Código que identifica sua empresa no banco para as operações de cobrança. Sabe com quem pegar essa informação também? Isso mesmo, seu amigo gerente
(7). Contrato: Verifique e confirme com seu gerente bancário o correto a se preencher.
(8). Dias para Cancelamento ou Devolução Automático: Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja cancelado ou devolvido automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.
(9). Nome da Cooperativa: Indique o nome da cooperativa habilitada para a sua conta de cobrança.
(10). Banco Correspondente: Identifique o banco correspondente, se houver.
(11). Dias para Protesto ou Negativação. Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado ou negativado pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.
8) Por fim, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":
9) E preencha os campos abaixo, conforme as orientações fornecidas pelo seu gerente:
(1). Espécie para Boletos. Preencha a Espécie para boletos, conforme orientação do seu gerente.
(2). Espécie para a Remessa CNAB. Preencha a Espécie para CNAB, conforme orientação do seu gerente.
(3). Último "Nosso Número" Gerado. Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
(4). Última "Remessa Enviada". Preenchendo este campo, o número da próxima remessa de cobrança será subsequente ao que foi preenchido.
(5) Emitir comprovante de entrega na impressão do boleto. Ao marcar essa opção, na impressão do boleto será possível emitir um comprovante de entrega.
(6). Salvar e Fechar. Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".
10) Pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.
Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes. 🚀