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Configurando a cobrança bancária do Sicoob - 756

Neste artigo, descubra como configurar e emitir boletos no Omie utilizando Sicoob

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Escrito por Adriano Silva
Atualizado há mais de 2 meses

Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀

No Omie, é possível Cadastrar a Conta Corrente com os dados de sua Conta no Sicoob e configurar o processo para emissão de boletos. Após isso, Cadastrar suas Contas a Receber no sistema, preenchendo os dados, e gerando o boleto de cobrança.

Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.

💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente bancário quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.


Configurando a cobrança bancária do Sicoob

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no passo 1 "Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial" do módulo Finanças:

3) Na listagem de Contas Correntes, você encontrará todas as contas correntes cadastradas previamente. Para localizar sua conta do Sicoob já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).

Caso não tenha cadastrado sua conta do Sicoob, clique em "+ Incluir" (2) para adicioná-la:

4) Ao acessar o cadastro da sua conta do Sicoob no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):

5) Para dar início à configuração, você poderá de inserir algumas informações, incluindo:

  • (1). % de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.

  • (2). % de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.

  • (3). Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua Conta Corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.

  • (4). Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.

  • (5). Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".

6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique no quadro amarelo, conforme a opção indicada abaixo:

7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança via Sicoob:

  • (1). Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.

  • (2). Conta Corrente: Confirme os dados completos da sua Conta Corrente.

  • (3). Carteira de Cobrança: Escolha a carteira de cobrança adequada à sua conta, seguindo a orientação do seu gerente.

    💡 Recomendamos que você consulte o seu gerente bancário para verificar qual carteira pode ser utilizada.

  • (4). Tipo de Remessa: Selecione o tipo de remessa compatível com a carteira de cobrança escolhida. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.

  • (5). Número do Cliente: Número que identifica sua empresa no banco para as operações de cobrança. Isso você também consulta com seu amigo gerente

  • (6). Código do Convênio: Código que identifica sua empresa no banco para as operações de cobrança. Sabe com quem pegar essa informação também? Isso mesmo, seu amigo gerente

  • (7). Contrato: Verifique e confirme com seu gerente bancário o correto a se preencher.

  • (8). Dias para Cancelamento ou Devolução Automático: Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja cancelado ou devolvido automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.

  • (9). Nome da Cooperativa: Indique o nome da cooperativa habilitada para a sua conta de cobrança.

  • (10). Banco Correspondente: Identifique o banco correspondente, se houver.

  • (11). Dias para Protesto ou Negativação. Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado ou negativado pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.

8) Por fim, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":

9) E preencha os campos abaixo, conforme as orientações fornecidas pelo seu gerente:

  • (1). Espécie para Boletos. Preencha a Espécie para boletos, conforme orientação do seu gerente.

  • (2). Espécie para a Remessa CNAB. Preencha a Espécie para CNAB, conforme orientação do seu gerente.

  • (3). Último "Nosso Número" Gerado. Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.

  • (4). Última "Remessa Enviada". Preenchendo este campo, o número da próxima remessa de cobrança será subsequente ao que foi preenchido.

  • (5). Salvar e Fechar. Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".

10) Pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.

Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes. 🚀

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