Passar para o conteúdo principal
Configurando a Cobrança Bancária via Sofisa - 637

Neste artigo, descubra como configurar e emitir boletos no Omie utilizando o Banco Sofisa.

Adriano Silva avatar
Escrito por Adriano Silva
Atualizado há mais de 2 meses

Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀

No Omie, é possível Cadastrar a Conta Corrente com os dados de sua Conta no Banco Sofisa e configurar o processo para emissão de boletos. Após isso, Cadastrar suas Contas a Receber no sistema, preenchendo os dados, e gerando o boleto de cobrança.

Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.

💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente bancário quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.


Configurando a cobrança bancária do Banco Sofisa

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no passo 1 "Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial" do módulo Finanças:

3) Na listagem de Contas Correntes, você encontrará todas as contas correntes cadastradas previamente. Para localizar sua conta do Banco Sofisa já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).

Caso não tenha cadastrado sua conta do Sofisa, clique em "+ Incluir" (2) para adicioná-la:

4) Ao acessar o cadastro da sua conta do Banco Sofisa no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):

5) Para dar início à configuração, você poderá de inserir algumas informações, incluindo:

  • (1) % de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.

  • (2) % de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.

  • (3) Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua Conta Corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.

  • (4) Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.

  • (5) Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".

6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique no quadro amarelo, conforme a opção indicada abaixo:

7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança via Banco Sofisa:

  • (1) Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.

  • (2) Conta Corrente: Confirme os dados completos da sua Conta Corrente.

  • (3) Carteira de Cobrança: Escolha a carteira de cobrança adequada à sua conta, seguindo a orientação do seu gerente.

    💡 Recomendamos que você consulte o seu gerente bancário para verificar qual carteira pode ser utilizada.

  • (4) Tipo de Remessa: Selecione o tipo de remessa compatível com a carteira de cobrança escolhida. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.

  • (5) Contrato: Verifique e confirme com seu gerente bancário o correto a se preencher.

  • (6) Código Cliente: Número que identifica sua empresa no banco para as operações de cobrança. Isso você também consulta com seu amigo gerente

  • (7) Dias para Protesto ou Negativação Automático. Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado ou negativado automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.

8) Por fim, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":

9) E preencha os campos abaixo, conforme as orientações fornecidas pelo seu gerente, sendo eles:

Aba Remessa

(1) Último "Nosso Número" Gerado: Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.

(2) Última "Remessa Enviada": Preenchendo este campo, o número da próxima remessa de cobrança será subsequente ao que foi preenchido.

(3) Espécie para Boletos: Preencha a Espécie para boletos, conforme orientação do seu gerente.

(4) Espécie para a Remessa CNAB: Preencha a Espécie para CNAB, conforme orientação do seu gerente.

Aba Beneficiário

(1) Razão Social do Beneficiário: Preencha os dados da pessoa Física ou Jurídica que irá receber os créditos de um compromisso financeiro, conforme as orientações do seu gerente bancário.

(2) CNPJ Beneficiário: Preencha o CNPJ do Beneficiário, conforme as orientações do seu gerente bancário.

(3) Carteira Beneficiário: Preencha a Carteira do Beneficiário, conforme as orientações do seu gerente bancário.

(4) Agencia Beneficiário: Preencha os dados da agencia do Beneficiário, conforme as orientações do seu gerente bancário.

(5) Conta Corrente: Preencha os dados da conta corrente, conforme as orientações do seu gerente bancário.

Aba Nosso Número

(1) Nosso Número Inicial: Refere-se ao número de identificação inicial da cobrança bancária, determinando o começo da sequência de números para boletos gerados. Preencha este campo conforme as orientações do seu gerente bancário.

(2) Nosso Número Final: Define o número de identificação final da cobrança bancária, marcando o fim da sequência de números que serão utilizados para os boletos emitidos. Preencha este campo conforme as orientações do seu gerente bancário.

10) Pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.

Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes. 🚀

Respondeu à sua pergunta?