Configurando a cobrança bancária do Sofisa

Neste artigo, descubra como configurar no Omie a cobrança bancária do Sofisa.

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Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

No Omie, é possível cadastrar e configurar a sua conta corrente Sofisa para gerar boletos de cobrança.

Siga estes passos para garantir uma configuração correta e aproveite todos os benefícios que a cobrança bancária do Itaú pode oferecer para suas operações financeiras!

💡 Certifique-se de confirmar com o seu gerente sobre quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos.


2) Então, acesse a aba "Boletos de Cobrança Bancária" (1), e clique em "Desejo emitir boletos de cobrança bancária utilizando esta conta corrente" (2):

3) Para dar início à configuração, você poderá de inserir algumas informações, incluindo:

  1. % de Juros (ao mês);


  2. % de Multa;


  3. Dias para Compensação. Trata-se do número de dias para que os boletos de cobrança sejam compensados na sua conta corrente. A previsão de recebimento nos relatórios e fluxo de caixa será atualizado com essa informação;

  4. Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais;

  5. Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na parte de "Instruções";

    Será apresentada a seguinte tela:

4) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique na opção indicada abaixo:

5) Preencha os campos destacados abaixo conforme as instruções fornecidas pelo seu gerente:

  1. Agência. Confirme o número da sua agência;


  2. Conta. Confirme o número da sua conta, incluindo o dígito verificador;

  3. Carteira de Cobrança: Selecione a carteira de cobrança que deseja utilizar;

    💡 Certifique-se de obter essa informação diretamente com o seu gerente bancário, uma vez que somente ele tem a capacidade de habilitar a carteira correta na conta corrente.

  4. Tipo de Remessa. Escolha o tipo de remessa que você deseja utilizar para enviar seus títulos ao banco por meio do arquivo CNAB;

  5. Contrato. Número do contrato da operação de crédito. (Nº adotado pela Empresa Cedente para identificação do número do contrato);

    💡 Certifique-se de obter essa informação diretamente com o seu gerente bancário, uma vez que somente ele tem a capacidade de habilitar a carteira correta na conta corrente.

  6. Código do Cliente (Santander). Lembre-se de que essa informação é fornecida pelo seu gerente bancário;

  7. Dias para Protesto Automático (a partir do vencimento). Uma carteira de cobrança registrada oferece é uma ótima segurança em relação aos pagamentos esperados dos seus clientes. No que diz respeito ao "Número de Dias para Protesto", ele adiciona uma camada extra de segurança, evitando que você precise "expor" sua imagem ao cobrar um cliente por um pagamento pendente. O banco assume essa tarefa em seu lugar, caso o cliente se esqueça de efetuar o pagamento;

  8. Isso aqui é bem legal. Com base na carteira de cobrança e no tipo de remessa que você selecionou, o Omie fornece uma explicação detalhada sobre o que acontecerá.

Quando terminar de preencher as informações clique no botão "Confirmar" 😉


6) Por fim, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":

7) E preencha os campos abaixo, de acordo com as orientações fornecidas pelo seu gerente:

Aba Remessa

  1. Último "Nosso Número" Gerado. Consequentemente, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu;

  2. Última Remessa Enviada. Consequentemente, a próxima remessa de cobrança enviada será com o número subsequente ao que você preencheu;

  3. Espécie para boletos. Se refere ao código exibido na remessa de cobrança. Certifique-se dessa informação com o seu gerente.

  4. Espécie para Remessa CNAB. Se refere ao código exibido no boleto, adotado pela FEBRABAN para identificar o tipo de título de cobrança. Certifique-se de

  5. Carteira Boleto.

  6. Salvar e Fechar. Clique aqui para salvar as configurações.

Aba Nosso Número

Preencha as Faixas de "Nosso Número" autorizadas para emissão, conforme a orientação do seu gerente:

💡 O Banco fornecerá uma faixa de Nosso Número que deve ser utilizada sequencialmente, não podendo ser repetida se o número ainda estiver registrado.

  1. Nosso Número Inicial.

  2. Nosso Número Final.


  3. Salvar e Fechar. Clique aqui para salvar as configurações.

Pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária. Após concluir esse processo, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes


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